Profissional em educação com dupla habilitação : a educação como uma linha contínua!

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paes, Inês
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1247
Resumo: O presente relatório foi desenvolvido no âmbito das Unidades Curriculares Estágio I e Estágio II, inseridas no Mestrado Profissionalizante em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, com o objetivo de demonstrar o que foi vivenciado nos dois momentos, fazendo ponte com a teoria aprendida ao longo dos quatro anos e meio de formação. O Estágio I foi realizado num Jardim-de-Infância, numa sala que englobava crianças pertencentes à faixa etária dos três anos, no ano letivo de 2011/2012, sob a orientação da Mestre Irene Cortesão e o Estágio II foi realizado na mesma instituição, mas relativo ao Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, numa turma do 4º ano, no ano letivo de 2012/2013, sob orientação do Mestre Pedro Ferreira, para obtenção de experiência e prática profissionalizante. Este trabalho reflete sobre a prática educativa num jardim-de-infância e numa escola de 1º ciclo, ou seja, sobre o papel do profissional generalista: como este deve observar, planificar, agir e avaliar o dia-a-dia numa sala de aulas, numa perspetiva de conhecer a realidade destas duas valências, articulando diferentes referentes teóricos que foram contextualizando e fundamentando a prática. Para a realização desta prática, foi necessário conhecer os documentos legais que regem o Ensino nestas duas valências, as Orientações Curriculares, os Programas do 1º Ciclo, as Metas Curriculares e ainda as perspetivas de diversos autores sobre a temática da Educação e o Profissional de Dupla Habilitação. Por fim, foram utilizadas diversas técnicas de observação para conhecer o contexto, para se poder adequar a planificação, a ação e o conhecimento das características do grupo para se poder avaliar adequadamente.This report was developed under the Curricular Units Stage I and Stage II, entered in the Master Professional in Preschool Education and Teaching 1st Cycle of Basic Education, the School of Education Paula Frassinetti, aiming to demonstrate what was experienced in each moment, connecting the theory learned throughout the four and a half years of training. Stage I was carried in a Pre-school environment, in a three year old children’s room, in school year 2011/2012, under the guidance of Master Irene Cortesão and Stage II was conducted at the same institution, but on the 1st Cycle Basic Education’s Teaching, with a 4th grade class, in academic year 2012/2013, under the guidance of Master Pedro Ferreira, in order to gain experience and professional practice. This reflexion is about the practice in a pre-school and a primary school, and about the generalist teacher’s role, as he must observe, plan, act and evaluate, the day-to-day in a classroom, in a perspective of meeting the reality of these two valences, articulating with different theoretical references that were contextualizing and grounding practice. For this practice, it was necessary to know the legal documents that rule the teaching in these two valences, the Curriculum Guidelines, Programmes 1st Cycle, Goals Curriculum and even the prospects of various authors on the theme of Education and Professional Dual Qualification. Finally, several techniques of observation were used to know the context, in order to adapt the planning, action and knowledge of the characteristics of the group to be able to assess properly.
id RCAP_bcf0d32c81d3eb1b1cc93ef666e6d7be
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1247
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Profissional em educação com dupla habilitação : a educação como uma linha contínua!Pedagogia diferencialDocente generalistaO presente relatório foi desenvolvido no âmbito das Unidades Curriculares Estágio I e Estágio II, inseridas no Mestrado Profissionalizante em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, com o objetivo de demonstrar o que foi vivenciado nos dois momentos, fazendo ponte com a teoria aprendida ao longo dos quatro anos e meio de formação. O Estágio I foi realizado num Jardim-de-Infância, numa sala que englobava crianças pertencentes à faixa etária dos três anos, no ano letivo de 2011/2012, sob a orientação da Mestre Irene Cortesão e o Estágio II foi realizado na mesma instituição, mas relativo ao Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, numa turma do 4º ano, no ano letivo de 2012/2013, sob orientação do Mestre Pedro Ferreira, para obtenção de experiência e prática profissionalizante. Este trabalho reflete sobre a prática educativa num jardim-de-infância e numa escola de 1º ciclo, ou seja, sobre o papel do profissional generalista: como este deve observar, planificar, agir e avaliar o dia-a-dia numa sala de aulas, numa perspetiva de conhecer a realidade destas duas valências, articulando diferentes referentes teóricos que foram contextualizando e fundamentando a prática. Para a realização desta prática, foi necessário conhecer os documentos legais que regem o Ensino nestas duas valências, as Orientações Curriculares, os Programas do 1º Ciclo, as Metas Curriculares e ainda as perspetivas de diversos autores sobre a temática da Educação e o Profissional de Dupla Habilitação. Por fim, foram utilizadas diversas técnicas de observação para conhecer o contexto, para se poder adequar a planificação, a ação e o conhecimento das características do grupo para se poder avaliar adequadamente.This report was developed under the Curricular Units Stage I and Stage II, entered in the Master Professional in Preschool Education and Teaching 1st Cycle of Basic Education, the School of Education Paula Frassinetti, aiming to demonstrate what was experienced in each moment, connecting the theory learned throughout the four and a half years of training. Stage I was carried in a Pre-school environment, in a three year old children’s room, in school year 2011/2012, under the guidance of Master Irene Cortesão and Stage II was conducted at the same institution, but on the 1st Cycle Basic Education’s Teaching, with a 4th grade class, in academic year 2012/2013, under the guidance of Master Pedro Ferreira, in order to gain experience and professional practice. This reflexion is about the practice in a pre-school and a primary school, and about the generalist teacher’s role, as he must observe, plan, act and evaluate, the day-to-day in a classroom, in a perspective of meeting the reality of these two valences, articulating with different theoretical references that were contextualizing and grounding practice. For this practice, it was necessary to know the legal documents that rule the teaching in these two valences, the Curriculum Guidelines, Programmes 1st Cycle, Goals Curriculum and even the prospects of various authors on the theme of Education and Professional Dual Qualification. Finally, several techniques of observation were used to know the context, in order to adapt the planning, action and knowledge of the characteristics of the group to be able to assess properly.2013-08-06T13:47:51Z2013-07-06T00:00:00Z2013-07-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1247porPaes, Inêsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:42Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1247Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:44.146102Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Profissional em educação com dupla habilitação : a educação como uma linha contínua!
title Profissional em educação com dupla habilitação : a educação como uma linha contínua!
spellingShingle Profissional em educação com dupla habilitação : a educação como uma linha contínua!
Paes, Inês
Pedagogia diferencial
Docente generalista
title_short Profissional em educação com dupla habilitação : a educação como uma linha contínua!
title_full Profissional em educação com dupla habilitação : a educação como uma linha contínua!
title_fullStr Profissional em educação com dupla habilitação : a educação como uma linha contínua!
title_full_unstemmed Profissional em educação com dupla habilitação : a educação como uma linha contínua!
title_sort Profissional em educação com dupla habilitação : a educação como uma linha contínua!
author Paes, Inês
author_facet Paes, Inês
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paes, Inês
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia diferencial
Docente generalista
topic Pedagogia diferencial
Docente generalista
description O presente relatório foi desenvolvido no âmbito das Unidades Curriculares Estágio I e Estágio II, inseridas no Mestrado Profissionalizante em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, com o objetivo de demonstrar o que foi vivenciado nos dois momentos, fazendo ponte com a teoria aprendida ao longo dos quatro anos e meio de formação. O Estágio I foi realizado num Jardim-de-Infância, numa sala que englobava crianças pertencentes à faixa etária dos três anos, no ano letivo de 2011/2012, sob a orientação da Mestre Irene Cortesão e o Estágio II foi realizado na mesma instituição, mas relativo ao Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, numa turma do 4º ano, no ano letivo de 2012/2013, sob orientação do Mestre Pedro Ferreira, para obtenção de experiência e prática profissionalizante. Este trabalho reflete sobre a prática educativa num jardim-de-infância e numa escola de 1º ciclo, ou seja, sobre o papel do profissional generalista: como este deve observar, planificar, agir e avaliar o dia-a-dia numa sala de aulas, numa perspetiva de conhecer a realidade destas duas valências, articulando diferentes referentes teóricos que foram contextualizando e fundamentando a prática. Para a realização desta prática, foi necessário conhecer os documentos legais que regem o Ensino nestas duas valências, as Orientações Curriculares, os Programas do 1º Ciclo, as Metas Curriculares e ainda as perspetivas de diversos autores sobre a temática da Educação e o Profissional de Dupla Habilitação. Por fim, foram utilizadas diversas técnicas de observação para conhecer o contexto, para se poder adequar a planificação, a ação e o conhecimento das características do grupo para se poder avaliar adequadamente.This report was developed under the Curricular Units Stage I and Stage II, entered in the Master Professional in Preschool Education and Teaching 1st Cycle of Basic Education, the School of Education Paula Frassinetti, aiming to demonstrate what was experienced in each moment, connecting the theory learned throughout the four and a half years of training. Stage I was carried in a Pre-school environment, in a three year old children’s room, in school year 2011/2012, under the guidance of Master Irene Cortesão and Stage II was conducted at the same institution, but on the 1st Cycle Basic Education’s Teaching, with a 4th grade class, in academic year 2012/2013, under the guidance of Master Pedro Ferreira, in order to gain experience and professional practice. This reflexion is about the practice in a pre-school and a primary school, and about the generalist teacher’s role, as he must observe, plan, act and evaluate, the day-to-day in a classroom, in a perspective of meeting the reality of these two valences, articulating with different theoretical references that were contextualizing and grounding practice. For this practice, it was necessary to know the legal documents that rule the teaching in these two valences, the Curriculum Guidelines, Programmes 1st Cycle, Goals Curriculum and even the prospects of various authors on the theme of Education and Professional Dual Qualification. Finally, several techniques of observation were used to know the context, in order to adapt the planning, action and knowledge of the characteristics of the group to be able to assess properly.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-06T13:47:51Z
2013-07-06T00:00:00Z
2013-07-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/1247
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/1247
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131620965351424