A intervenção pedagógica e a diversidade dos educandos no 1º CEB
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/12831 |
Resumo: | A heterogeneidade numa turma é uma realidade. Um professor, que não ignore este facto, tem o desafio de responder, pedagogicamente, às diferenças entre os alunos. Deste modo, este relatório tem como principal objetivo compreender a intervenção pedagógica e a diversidade dos educandos no 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Assim, foram formuladas as seguintes questões de investigação para o entendimento de uma intervenção com base na diferença: 1- Porquê diferenciar? 2 - Que fatores e dificuldades condicionam a implementação da diferenciação pedagógica? 3 - Que tipos de atividades despertam mais adesão nos alunos? 4 - Quais os tipos de aprendizagem dos alunos? 5 - Como planificam os professores as atividades letivas tendo por perspetiva a diferença? O contexto educativo para este estudo centra-se numa turma de 4.º ano do 1.º ciclo do ensino básico. A metodologia utilizada é de natureza qualitativa com base na análise de dados recolhidos durante a Prática de Ensino Supervisionada (PES), reflexões semanais, planificações e atividades realizadas pelos alunos. As atividades desenvolvidas proporcionaram aos alunos uma aprendizagem significativa e adequada às dificuldades, tipos de aprendizagem, interesse e recetividade dos alunos. As reflexões das mesmas tornam percetível o envolvimento dos alunos na sua aprendizagem, pensadas para eles. Refletir é um meio facilitador para a melhoria das práticas pedagógicas de um docente. |
id |
RCAP_bd1b2c6e8524ffc7442b71c8181422cb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/12831 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A intervenção pedagógica e a diversidade dos educandos no 1º CEBEnsino Básico;EnsinoAprendizagemDiferenciação e estratégiasDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA heterogeneidade numa turma é uma realidade. Um professor, que não ignore este facto, tem o desafio de responder, pedagogicamente, às diferenças entre os alunos. Deste modo, este relatório tem como principal objetivo compreender a intervenção pedagógica e a diversidade dos educandos no 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Assim, foram formuladas as seguintes questões de investigação para o entendimento de uma intervenção com base na diferença: 1- Porquê diferenciar? 2 - Que fatores e dificuldades condicionam a implementação da diferenciação pedagógica? 3 - Que tipos de atividades despertam mais adesão nos alunos? 4 - Quais os tipos de aprendizagem dos alunos? 5 - Como planificam os professores as atividades letivas tendo por perspetiva a diferença? O contexto educativo para este estudo centra-se numa turma de 4.º ano do 1.º ciclo do ensino básico. A metodologia utilizada é de natureza qualitativa com base na análise de dados recolhidos durante a Prática de Ensino Supervisionada (PES), reflexões semanais, planificações e atividades realizadas pelos alunos. As atividades desenvolvidas proporcionaram aos alunos uma aprendizagem significativa e adequada às dificuldades, tipos de aprendizagem, interesse e recetividade dos alunos. As reflexões das mesmas tornam percetível o envolvimento dos alunos na sua aprendizagem, pensadas para eles. Refletir é um meio facilitador para a melhoria das práticas pedagógicas de um docente.Moreira, CecíliaRepositório ComumPinto, Marisa2016-04-04T09:58:52Z2015-09-242015-09-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/12831TID:201068320porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T07:31:17Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/12831Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:36:23.244082Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A intervenção pedagógica e a diversidade dos educandos no 1º CEB |
title |
A intervenção pedagógica e a diversidade dos educandos no 1º CEB |
spellingShingle |
A intervenção pedagógica e a diversidade dos educandos no 1º CEB Pinto, Marisa Ensino Básico;Ensino Aprendizagem Diferenciação e estratégias Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
A intervenção pedagógica e a diversidade dos educandos no 1º CEB |
title_full |
A intervenção pedagógica e a diversidade dos educandos no 1º CEB |
title_fullStr |
A intervenção pedagógica e a diversidade dos educandos no 1º CEB |
title_full_unstemmed |
A intervenção pedagógica e a diversidade dos educandos no 1º CEB |
title_sort |
A intervenção pedagógica e a diversidade dos educandos no 1º CEB |
author |
Pinto, Marisa |
author_facet |
Pinto, Marisa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Moreira, Cecília Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Marisa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Básico;Ensino Aprendizagem Diferenciação e estratégias Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Ensino Básico;Ensino Aprendizagem Diferenciação e estratégias Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
A heterogeneidade numa turma é uma realidade. Um professor, que não ignore este facto, tem o desafio de responder, pedagogicamente, às diferenças entre os alunos. Deste modo, este relatório tem como principal objetivo compreender a intervenção pedagógica e a diversidade dos educandos no 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Assim, foram formuladas as seguintes questões de investigação para o entendimento de uma intervenção com base na diferença: 1- Porquê diferenciar? 2 - Que fatores e dificuldades condicionam a implementação da diferenciação pedagógica? 3 - Que tipos de atividades despertam mais adesão nos alunos? 4 - Quais os tipos de aprendizagem dos alunos? 5 - Como planificam os professores as atividades letivas tendo por perspetiva a diferença? O contexto educativo para este estudo centra-se numa turma de 4.º ano do 1.º ciclo do ensino básico. A metodologia utilizada é de natureza qualitativa com base na análise de dados recolhidos durante a Prática de Ensino Supervisionada (PES), reflexões semanais, planificações e atividades realizadas pelos alunos. As atividades desenvolvidas proporcionaram aos alunos uma aprendizagem significativa e adequada às dificuldades, tipos de aprendizagem, interesse e recetividade dos alunos. As reflexões das mesmas tornam percetível o envolvimento dos alunos na sua aprendizagem, pensadas para eles. Refletir é um meio facilitador para a melhoria das práticas pedagógicas de um docente. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-24 2015-09-24T00:00:00Z 2016-04-04T09:58:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/12831 TID:201068320 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/12831 |
identifier_str_mv |
TID:201068320 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134929153425408 |