Estado de espírito e raciocínio: Em paradigma de tarefa dupla

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota, Sandra da Conceição
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/4198
Resumo: O objectivo deste estudo é clarificar a relação entre estados de espírito e raciocínio, através de tarefas de raciocínio, com recurso ao paradigma de tarefa dupla, tendo por base as teorias dualistas do processamento de informação e o Efeito do Estado de Espírito no Processamento de Informação (MIPE). O MIPE postula que o estado de espírito positivo associa-se ao processamento de informação heurístico e o estado de espírito negativo leva ao processamento analítico (Garcia-Marques, 1998). Recorrendo a tarefas de raciocínio com distintos níveis de dificuldade (cf. Johnson- Laird & Byrne, 1991), esperava-se que na tarefa fácil (inferências transitivas) os participantes, recorrendo a um processamento heurístico, apresentassem um bom desempenho nas tarefas principal e secundária, mantendo ou melhorando o estado de espírito, enquanto que na tarefa difícil (silogismos categóricos) se esperava que os participantes, recorrendo a um processamento analítico, tivessem um pior desempenho na tarefa secundária e um estado de espírito pior após a resolução da tarefa principal. Verificou-se que o grupo com a tarefa principal fácil distribuiu os recursos cognitivos por ambas as tarefas, apresentando um bom desempenho em ambas, regulando ligeiramente o estado de espírito para se adaptar à tarefa. O grupo com a tarefa principal difícil ao distribuir os recursos por ambas as tarefas ficou com recursos insuficientes para desempenhar com sucesso a tarefa principal, apresentando apenas um bom desempenho na tarefa secundária, piorando ligeiramente o estado de espírito para neutro. Conclui-se que a activação dos modos de processamento, e consequentemente os estados de espírito, dependem dos recursos disponíveis.
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