Relatório de Estágio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/16179 |
Resumo: | Tendo em conta a sociedade na qual nos encontramos atualmente, surge a necessidade da formação de profissionais aptos para oferecer uma resposta aos desafios que a educação implica. Neste sentido, um profissional de educação devera fomentar o desenvolvimento de cidadãos críticos, que sejam capazes de desempenhar um papel ativo na sociedade. Seguindo este pensamento, o presente relatório tem como objetivo fundamentar a Prática Educativa Supervisionada, desenvolvida em contexto de Educação Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Assim, importa referir que todo o percurso formativo potenciou momentos de formação pessoal, uma vez que foram criadas oportunidades de aquisição de conhecimentos fundamentais para uma ação educativa consciente, sendo que a Prática Educativa ocorreu em díade de formação, propiciando assim a aquisição conjunta de conhecimento, favorecendo também o trabalho colaborativo. Todo o processo formativo foi sustentado por constructos teóricos e pelos ideais do paradigma socioconstrutivista, imprescindíveis para uma prática sustentada. Assim, é fundamental que na educação seja adotada uma postura crítica e reflexiva, e como tal, a metodologia de Investigação-ação desempenhou um papel preponderante na ação educativa, possibilitando assim a realização de planificações com intencionalidade educativa. Ainda, será apresentado neste relatório, o modo como foram concretizados alguns desafios no decorrer da PES, quer em contexto de Ensino Presencial, quer em contexto de Ensino à Distância. Posto isto, o presente documento retrata o percurso experienciado na PES, sobressaindo a construção de um perfil duplo. |
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Relatório de EstágioEducationDouble ProfileInvestigation-actionDevelopmentEducaçãoPerfil DuploInvestigação-açãoDesenvolvimentoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoTendo em conta a sociedade na qual nos encontramos atualmente, surge a necessidade da formação de profissionais aptos para oferecer uma resposta aos desafios que a educação implica. Neste sentido, um profissional de educação devera fomentar o desenvolvimento de cidadãos críticos, que sejam capazes de desempenhar um papel ativo na sociedade. Seguindo este pensamento, o presente relatório tem como objetivo fundamentar a Prática Educativa Supervisionada, desenvolvida em contexto de Educação Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Assim, importa referir que todo o percurso formativo potenciou momentos de formação pessoal, uma vez que foram criadas oportunidades de aquisição de conhecimentos fundamentais para uma ação educativa consciente, sendo que a Prática Educativa ocorreu em díade de formação, propiciando assim a aquisição conjunta de conhecimento, favorecendo também o trabalho colaborativo. Todo o processo formativo foi sustentado por constructos teóricos e pelos ideais do paradigma socioconstrutivista, imprescindíveis para uma prática sustentada. Assim, é fundamental que na educação seja adotada uma postura crítica e reflexiva, e como tal, a metodologia de Investigação-ação desempenhou um papel preponderante na ação educativa, possibilitando assim a realização de planificações com intencionalidade educativa. Ainda, será apresentado neste relatório, o modo como foram concretizados alguns desafios no decorrer da PES, quer em contexto de Ensino Presencial, quer em contexto de Ensino à Distância. Posto isto, o presente documento retrata o percurso experienciado na PES, sobressaindo a construção de um perfil duplo.Given today’s society, the need to form professionals adequate enough to offer an answer to the challenges that education ensues emerges. In this sense, a professional in education has to stimulate the development of critic citizens, that are able to perform an active role in society. Following this line of thought, the present report intends to fundament the Supervised Educational Practice, developed in the context of Pre-School Education and Elementary School Teaching. It is important to mention that this whole formative path has allowed moments of personal growth and formation, given the fact that there were given several opportunities of knowledge acquisition, fundamental to a conscious educative action, since this Supervised Educational Practice happened in the form of a partnership, which allowed a joint acquisition of knowledge, also favoring collaborative working. This whole formative process was sustained by theorical constructs and by the ideals of the socio constructivist paradigm, essential for a sustained practice. In this sense, its fundamental to adopt a critic and reflexive posture in education, and as such, the Investigation-action Methodology played a predominant part in the educational action, making the realization of an adequate planification with educative intention. Furthermore, this report will also how certain challenges were surpassed, whether in the context of Presential Learning, whether in the context of Long-Distance Learning. Therefore, the present document portrays the journey experienced in the Supervised Educational Practice, while emphasizing the building of a double profile.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoMarta, Maria Margarida CamposSá, Susana Marques deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoRemígio, Ana Rita Portugal2020-08-07T09:51:44Z202020202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/16179TID:202636984porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:02:49Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/16179Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:35:52.820803Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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