Práticas de literacia familia: uma estratégia de educação para a saúde para o desenvolvimento integral da criança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Resende, Ana
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Figueiredo, Maria Henriqueta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/112882
Resumo: RESUMO - Introdução: A literacia emergente ou precoce é a primeira fase de construção e desenvolvimento da literacia e deve ser vista como um processo de desenvolvimento contínuo que começa nos primeiros anos de vida e se desenvolve em contextos reais de cada pessoa. Método: Procedeu-se a uma revisão integrativa da literatura, cujo objetivo foi sistematizar o conhecimento sobre a nova abordagem da construção e apreensão da literacia. Resultados e discussão: Foram consideradas três principais áreas de apreciação: estratégias/ atividades promotoras de literacia familiar, leitura partilhada de histórias (enquanto prática de literacia familiar mais conducente ao desenvolvimento da literacia emergente) e repercussões positivas da promoção precoce desta prática no desenvolvimento integral da criança. Reconhece-se, atualmente, uma nova visão da família em geral, e dos pais/figuras parentais em particular, além da própria criança, frente ao processo de literacia em si. Estes passaram a ser considerados como elementos-chave e sua participação nesse processo deve ser mobilizada o mais cedo possível em relação aos Cuidados de Saúde Primários.
id RCAP_bd7a2862a727694e89457c02e54e7205
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/112882
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Práticas de literacia familia: uma estratégia de educação para a saúde para o desenvolvimento integral da criançaPractices of family literacy: an educational strategy for the health and integral development of the childLiteracia emergenteLiteracia precocePráticas de literacia familiarPráticas emergentes de literaciaDesenvolvimento infantilEmergent literacyEarly literacyFamily literacy practicesEmergent literacy practicesChild developmentRESUMO - Introdução: A literacia emergente ou precoce é a primeira fase de construção e desenvolvimento da literacia e deve ser vista como um processo de desenvolvimento contínuo que começa nos primeiros anos de vida e se desenvolve em contextos reais de cada pessoa. Método: Procedeu-se a uma revisão integrativa da literatura, cujo objetivo foi sistematizar o conhecimento sobre a nova abordagem da construção e apreensão da literacia. Resultados e discussão: Foram consideradas três principais áreas de apreciação: estratégias/ atividades promotoras de literacia familiar, leitura partilhada de histórias (enquanto prática de literacia familiar mais conducente ao desenvolvimento da literacia emergente) e repercussões positivas da promoção precoce desta prática no desenvolvimento integral da criança. Reconhece-se, atualmente, uma nova visão da família em geral, e dos pais/figuras parentais em particular, além da própria criança, frente ao processo de literacia em si. Estes passaram a ser considerados como elementos-chave e sua participação nesse processo deve ser mobilizada o mais cedo possível em relação aos Cuidados de Saúde Primários.ABSTRACT - Introduction: Emergent or early literacy is the first phase of construction and development of literacy and should be seen as a continuous developmental process that begins in the first years of life and which develops in the real environment of each person. Method: An integrative review of the literature was carried out, whose objective was to systematize the knowledge about the new approach to the construction and apprehension of literacy. Results and Discussion: Three main areas of assessment were considered: strategies/activities promoting family literacy, shared reading of stories (as a practice of family literacy more conducive to the development of emerging literacy), and positive repercussions of the early promotion of this practice in the integral development of a child. When looking at the process of literacy, there is currently a new vision involving not only the child but also the family in general and the parents in particular. These are now being regarded as key elements and their participation in this process must be mobilized as early as possible concerning Primary Health Care.Universidade Nova de Lisboa, Escola Nacional de Saúde PúblicaRUNResende, AnaFigueiredo, Maria Henriqueta2021-03-02T00:02:28Z2018-052018-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/112882porResende, Ana; Figueiredo, Maria Henriqueta - Práticas de literacia familia: uma estratégia de educação para a saúde para o desenvolvimento integral da criança = Practices of family literacy: an educational strategy for the health and integral development of the child. Portuguese Journal of Public Health. ISSN 2504-3137. Vol. 36, Nº 2 (Maio/Agosto 2018), p. 102-1130870-902510.1159/000492265info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:56:10Zoai:run.unl.pt:10362/112882Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:42:13.311840Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Práticas de literacia familia: uma estratégia de educação para a saúde para o desenvolvimento integral da criança
Practices of family literacy: an educational strategy for the health and integral development of the child
title Práticas de literacia familia: uma estratégia de educação para a saúde para o desenvolvimento integral da criança
spellingShingle Práticas de literacia familia: uma estratégia de educação para a saúde para o desenvolvimento integral da criança
Resende, Ana
Literacia emergente
Literacia precoce
Práticas de literacia familiar
Práticas emergentes de literacia
Desenvolvimento infantil
Emergent literacy
Early literacy
Family literacy practices
Emergent literacy practices
Child development
title_short Práticas de literacia familia: uma estratégia de educação para a saúde para o desenvolvimento integral da criança
title_full Práticas de literacia familia: uma estratégia de educação para a saúde para o desenvolvimento integral da criança
title_fullStr Práticas de literacia familia: uma estratégia de educação para a saúde para o desenvolvimento integral da criança
title_full_unstemmed Práticas de literacia familia: uma estratégia de educação para a saúde para o desenvolvimento integral da criança
title_sort Práticas de literacia familia: uma estratégia de educação para a saúde para o desenvolvimento integral da criança
author Resende, Ana
author_facet Resende, Ana
Figueiredo, Maria Henriqueta
author_role author
author2 Figueiredo, Maria Henriqueta
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Resende, Ana
Figueiredo, Maria Henriqueta
dc.subject.por.fl_str_mv Literacia emergente
Literacia precoce
Práticas de literacia familiar
Práticas emergentes de literacia
Desenvolvimento infantil
Emergent literacy
Early literacy
Family literacy practices
Emergent literacy practices
Child development
topic Literacia emergente
Literacia precoce
Práticas de literacia familiar
Práticas emergentes de literacia
Desenvolvimento infantil
Emergent literacy
Early literacy
Family literacy practices
Emergent literacy practices
Child development
description RESUMO - Introdução: A literacia emergente ou precoce é a primeira fase de construção e desenvolvimento da literacia e deve ser vista como um processo de desenvolvimento contínuo que começa nos primeiros anos de vida e se desenvolve em contextos reais de cada pessoa. Método: Procedeu-se a uma revisão integrativa da literatura, cujo objetivo foi sistematizar o conhecimento sobre a nova abordagem da construção e apreensão da literacia. Resultados e discussão: Foram consideradas três principais áreas de apreciação: estratégias/ atividades promotoras de literacia familiar, leitura partilhada de histórias (enquanto prática de literacia familiar mais conducente ao desenvolvimento da literacia emergente) e repercussões positivas da promoção precoce desta prática no desenvolvimento integral da criança. Reconhece-se, atualmente, uma nova visão da família em geral, e dos pais/figuras parentais em particular, além da própria criança, frente ao processo de literacia em si. Estes passaram a ser considerados como elementos-chave e sua participação nesse processo deve ser mobilizada o mais cedo possível em relação aos Cuidados de Saúde Primários.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05
2018-05-01T00:00:00Z
2021-03-02T00:02:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/112882
url http://hdl.handle.net/10362/112882
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Resende, Ana; Figueiredo, Maria Henriqueta - Práticas de literacia familia: uma estratégia de educação para a saúde para o desenvolvimento integral da criança = Practices of family literacy: an educational strategy for the health and integral development of the child. Portuguese Journal of Public Health. ISSN 2504-3137. Vol. 36, Nº 2 (Maio/Agosto 2018), p. 102-113
0870-9025
10.1159/000492265
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Nova de Lisboa, Escola Nacional de Saúde Pública
publisher.none.fl_str_mv Universidade Nova de Lisboa, Escola Nacional de Saúde Pública
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138034274271232