Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Básica e Secundária de Carcavelos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sobral, Carlos Daniel Moreira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/10052
Resumo: Os relatos aqui descritos e problematizados surgem com o intuito de expor o trabalho elaborado ao longo do ano letivo de 2017/2018 num estágio de Educação Física realizado na Escola Básica e Secundária de Carcavelos. Este estágio apresenta um programa baseado em quatro áreas: a lecionação, a direção de turma, o desporto escolar e os seminários. É importante referir que estas áreas não surgem de forma separada, exemplo disso é a lecionação e a direção de turma serem praticadas na mesma turma. O desporto escolar pertence ao agrupamento de escolas. Esta foi uma área de investimento pessoal porque tive de aprofundar o meu estudo sobre a modalidade que escolhi. Os Seminários foram elaborados em torno de uma problemática da Educação Física e que identificámos ao longo da caracterização inicial. A análise conjunta de todos os apêndices, os anexos e o continuum deste documento mostram o trabalho efetuado nas diferentes áreas. Este documento está ainda organizado em três partes fundamentais: Contextualização da realidade presente neste estágio, análise critica e reflexiva de todos os processos e práticas pedagógicas e uma reflexão final sobre as aprendizagens retiradas deste processo de estágio.
id RCAP_e061ee21be4d388036238dcc59209c1d
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/10052
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Básica e Secundária de CarcavelosMESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIODESPORTOEDUCAÇÃO FÍSICAESTÁGIOS CURRICULARESDESPORTO ESCOLARPRÁTICAS PEDAGÓGICASSPORTPHYSICAL EDUCATIONCURRICULAR INTERNSHIPSSCHOOL SPORTSPEDAGOGICAL PRACTICESOs relatos aqui descritos e problematizados surgem com o intuito de expor o trabalho elaborado ao longo do ano letivo de 2017/2018 num estágio de Educação Física realizado na Escola Básica e Secundária de Carcavelos. Este estágio apresenta um programa baseado em quatro áreas: a lecionação, a direção de turma, o desporto escolar e os seminários. É importante referir que estas áreas não surgem de forma separada, exemplo disso é a lecionação e a direção de turma serem praticadas na mesma turma. O desporto escolar pertence ao agrupamento de escolas. Esta foi uma área de investimento pessoal porque tive de aprofundar o meu estudo sobre a modalidade que escolhi. Os Seminários foram elaborados em torno de uma problemática da Educação Física e que identificámos ao longo da caracterização inicial. A análise conjunta de todos os apêndices, os anexos e o continuum deste documento mostram o trabalho efetuado nas diferentes áreas. Este documento está ainda organizado em três partes fundamentais: Contextualização da realidade presente neste estágio, análise critica e reflexiva de todos os processos e práticas pedagógicas e uma reflexão final sobre as aprendizagens retiradas deste processo de estágio.The reports hereby described and problematized aim to expose the accomplished work over the 2017/2018 school year within the scope of an internship of Physical Education at Escola Básica e Secundária de Carcavelos. This internship offers a programme based on four areas: teaching, classroom leadership, school sport, and seminars. It’s importante to refer that these four areas are interlined, and the Teaching and the Classroom Leadership are an example of this connection as they are comprehended in the same class. The school sport belongs to the school group. This was an area of personal investment because i had to deepen my study on the modality i chose. The seminars were based on a recorrent problem of Physical Educationv that we have identified over the course of the initial characterization. The joint analysis between the appendices, the annexes and the continuum of this document illustrates the work undertaken on the different areas. This document contemplates three fundamental parts: contextualization of the reality of this internship, critical and reflexive analysis about the processes and my pedagogical practice and finnaly a final reflection of the main learning that i was able to withdraw from this intership.2020-02-12T19:39:54Z2019-01-01T00:00:00Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/10052TID:202424014porSobral, Carlos Daniel Moreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-24T01:32:10Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/10052Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:15:38.160298Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Básica e Secundária de Carcavelos
title Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Básica e Secundária de Carcavelos
spellingShingle Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Básica e Secundária de Carcavelos
Sobral, Carlos Daniel Moreira
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
DESPORTO
EDUCAÇÃO FÍSICA
ESTÁGIOS CURRICULARES
DESPORTO ESCOLAR
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
SPORT
PHYSICAL EDUCATION
CURRICULAR INTERNSHIPS
SCHOOL SPORTS
PEDAGOGICAL PRACTICES
title_short Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Básica e Secundária de Carcavelos
title_full Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Básica e Secundária de Carcavelos
title_fullStr Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Básica e Secundária de Carcavelos
title_full_unstemmed Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Básica e Secundária de Carcavelos
title_sort Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Básica e Secundária de Carcavelos
author Sobral, Carlos Daniel Moreira
author_facet Sobral, Carlos Daniel Moreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sobral, Carlos Daniel Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
DESPORTO
EDUCAÇÃO FÍSICA
ESTÁGIOS CURRICULARES
DESPORTO ESCOLAR
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
SPORT
PHYSICAL EDUCATION
CURRICULAR INTERNSHIPS
SCHOOL SPORTS
PEDAGOGICAL PRACTICES
topic MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
DESPORTO
EDUCAÇÃO FÍSICA
ESTÁGIOS CURRICULARES
DESPORTO ESCOLAR
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
SPORT
PHYSICAL EDUCATION
CURRICULAR INTERNSHIPS
SCHOOL SPORTS
PEDAGOGICAL PRACTICES
description Os relatos aqui descritos e problematizados surgem com o intuito de expor o trabalho elaborado ao longo do ano letivo de 2017/2018 num estágio de Educação Física realizado na Escola Básica e Secundária de Carcavelos. Este estágio apresenta um programa baseado em quatro áreas: a lecionação, a direção de turma, o desporto escolar e os seminários. É importante referir que estas áreas não surgem de forma separada, exemplo disso é a lecionação e a direção de turma serem praticadas na mesma turma. O desporto escolar pertence ao agrupamento de escolas. Esta foi uma área de investimento pessoal porque tive de aprofundar o meu estudo sobre a modalidade que escolhi. Os Seminários foram elaborados em torno de uma problemática da Educação Física e que identificámos ao longo da caracterização inicial. A análise conjunta de todos os apêndices, os anexos e o continuum deste documento mostram o trabalho efetuado nas diferentes áreas. Este documento está ainda organizado em três partes fundamentais: Contextualização da realidade presente neste estágio, análise critica e reflexiva de todos os processos e práticas pedagógicas e uma reflexão final sobre as aprendizagens retiradas deste processo de estágio.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01T00:00:00Z
2019
2020-02-12T19:39:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/10052
TID:202424014
url http://hdl.handle.net/10437/10052
identifier_str_mv TID:202424014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131253462532096