O PISA como estratégia política de performatividade educacional e projeto de governança social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Antonia Alves Pereira
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Ortigão, Maria Isabel Ramalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/13942
Resumo: As reformas educacionais realizadas nas últimas décadas têm se caracterizado essencialmente pela incorporação de princípios neoliberais que reorientam a concepção de educação, aproximando-a cada vez mais da lógica de funcionamento dos mercados, por meio de práticas como gerenciamento, regulação e competitividade. A eficácia de tais práticas é construída por meio de um conjunto de estratégias nas quais se inserem as políticas de avaliação externa em larga escala, que atuam favore cendo a criação de uma cultura de performatividade no âmbito escolar, ancorada no poder dos números e da estatística na fabricação de fatos. Objetivamos neste texto discutir o PISA como política de avaliação em larga escala que, sendo originária da OCDE, está comprometida com uma concepção neoliberal de educação e, utilizando tecnologias políti cas, como performatividade e comparação por números, visa a imple mentação de projetos de governança na sociedade. Trata-se de uma discussão teórica fundamentada em autores como Ball (2010, 2014), Popkewitz (2013) e Saura (2016). A reflexão permite considerar que as articulações realizadas no âmbito das políticas neoliberais atuam promovendo mudanças na educação visando a produção de novas subjetivdades e práticas escolares sintonizadas com o mercado.
id RCAP_bd8348465bd6a2bad17ccb45749b2ee4
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13942
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O PISA como estratégia política de performatividade educacional e projeto de governança socialEDUCAÇÃOPISA (PROGRAMA INTERNACIONAL DE AVALIAÇÃO DE ALUNOS)POLÍTICA EDUCATIVAGOVERNANÇANEOLIBERALISMOEDUCATIONPISA (PROGRAMME FOR INTERNATIONAL STUDENT ASSESSMENT)EDUCATIONAL POLICYGOVERNANCENEOLIBERALISMPISAAs reformas educacionais realizadas nas últimas décadas têm se caracterizado essencialmente pela incorporação de princípios neoliberais que reorientam a concepção de educação, aproximando-a cada vez mais da lógica de funcionamento dos mercados, por meio de práticas como gerenciamento, regulação e competitividade. A eficácia de tais práticas é construída por meio de um conjunto de estratégias nas quais se inserem as políticas de avaliação externa em larga escala, que atuam favore cendo a criação de uma cultura de performatividade no âmbito escolar, ancorada no poder dos números e da estatística na fabricação de fatos. Objetivamos neste texto discutir o PISA como política de avaliação em larga escala que, sendo originária da OCDE, está comprometida com uma concepção neoliberal de educação e, utilizando tecnologias políti cas, como performatividade e comparação por números, visa a imple mentação de projetos de governança na sociedade. Trata-se de uma discussão teórica fundamentada em autores como Ball (2010, 2014), Popkewitz (2013) e Saura (2016). A reflexão permite considerar que as articulações realizadas no âmbito das políticas neoliberais atuam promovendo mudanças na educação visando a produção de novas subjetivdades e práticas escolares sintonizadas com o mercado.The educational reforms carried out in recent decades have essentially been characterized by the incorporation of neoliberal principles that reorient the conception of education, bringing it closer and closer to the logic of the functioning of markets, through practices such as: management, regulation and competitiveness. The effectiveness of such practices is built through a set of strategies in which large-scale external evaluation policies are inserted, which act to favor the creation of a performativity culture in the school environment, anchored in the power of numbers and in the statistics in the fabrication of facts. We aim in this text to discuss PISA as a large-scale evaluation policy that, as an originating from the OECD, is committed to a neoliberal conception of education and, using political technologies such as performativity and comparison by numbers, aims to implement projects governance in society. This is a theoretical discussion based on authors such as Ball (2010, 2014), Popkewitz (2013) and Saura (2016). The reflection allows us to consider that the articulations carried out within the scope of neoliberal policies act by promoting changes in education aiming at the production of new subjectivities and school practices in harmony with the market. Keywords: neoliberal educational policy; evaluation; PISA; performativity; governance.Edições Universitárias Lusófonas2023-06-07T10:34:01Z2022-01-01T00:00:00Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/13942por1645-7250Silva, Antonia Alves PereiraOrtigão, Maria Isabel Ramalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-15T01:36:26Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13942Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:00:01.918811Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O PISA como estratégia política de performatividade educacional e projeto de governança social
title O PISA como estratégia política de performatividade educacional e projeto de governança social
spellingShingle O PISA como estratégia política de performatividade educacional e projeto de governança social
Silva, Antonia Alves Pereira
EDUCAÇÃO
PISA (PROGRAMA INTERNACIONAL DE AVALIAÇÃO DE ALUNOS)
POLÍTICA EDUCATIVA
GOVERNANÇA
NEOLIBERALISMO
EDUCATION
PISA (PROGRAMME FOR INTERNATIONAL STUDENT ASSESSMENT)
EDUCATIONAL POLICY
GOVERNANCE
NEOLIBERALISM
PISA
title_short O PISA como estratégia política de performatividade educacional e projeto de governança social
title_full O PISA como estratégia política de performatividade educacional e projeto de governança social
title_fullStr O PISA como estratégia política de performatividade educacional e projeto de governança social
title_full_unstemmed O PISA como estratégia política de performatividade educacional e projeto de governança social
title_sort O PISA como estratégia política de performatividade educacional e projeto de governança social
author Silva, Antonia Alves Pereira
author_facet Silva, Antonia Alves Pereira
Ortigão, Maria Isabel Ramalho
author_role author
author2 Ortigão, Maria Isabel Ramalho
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Antonia Alves Pereira
Ortigão, Maria Isabel Ramalho
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
PISA (PROGRAMA INTERNACIONAL DE AVALIAÇÃO DE ALUNOS)
POLÍTICA EDUCATIVA
GOVERNANÇA
NEOLIBERALISMO
EDUCATION
PISA (PROGRAMME FOR INTERNATIONAL STUDENT ASSESSMENT)
EDUCATIONAL POLICY
GOVERNANCE
NEOLIBERALISM
PISA
topic EDUCAÇÃO
PISA (PROGRAMA INTERNACIONAL DE AVALIAÇÃO DE ALUNOS)
POLÍTICA EDUCATIVA
GOVERNANÇA
NEOLIBERALISMO
EDUCATION
PISA (PROGRAMME FOR INTERNATIONAL STUDENT ASSESSMENT)
EDUCATIONAL POLICY
GOVERNANCE
NEOLIBERALISM
PISA
description As reformas educacionais realizadas nas últimas décadas têm se caracterizado essencialmente pela incorporação de princípios neoliberais que reorientam a concepção de educação, aproximando-a cada vez mais da lógica de funcionamento dos mercados, por meio de práticas como gerenciamento, regulação e competitividade. A eficácia de tais práticas é construída por meio de um conjunto de estratégias nas quais se inserem as políticas de avaliação externa em larga escala, que atuam favore cendo a criação de uma cultura de performatividade no âmbito escolar, ancorada no poder dos números e da estatística na fabricação de fatos. Objetivamos neste texto discutir o PISA como política de avaliação em larga escala que, sendo originária da OCDE, está comprometida com uma concepção neoliberal de educação e, utilizando tecnologias políti cas, como performatividade e comparação por números, visa a imple mentação de projetos de governança na sociedade. Trata-se de uma discussão teórica fundamentada em autores como Ball (2010, 2014), Popkewitz (2013) e Saura (2016). A reflexão permite considerar que as articulações realizadas no âmbito das políticas neoliberais atuam promovendo mudanças na educação visando a produção de novas subjetivdades e práticas escolares sintonizadas com o mercado.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01T00:00:00Z
2022
2023-06-07T10:34:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/13942
url http://hdl.handle.net/10437/13942
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1645-7250
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131668972306432