A percepção de alunos e docentes sobre a interdependência professor-aluno : a transição entre níveis de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leitão, Francisco Ramos
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Bilimória, Helena Cristina da Rocha Vidal Framrose, 1975-
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11067/1327
https://doi.org/10.34628/spvs-8k24
Resumo: Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 5, n. 1 (Janeiro-Junho 2014). - p. 73-91.
id RCAP_bda3cfbf353769eacee8649da54687fd
oai_identifier_str oai:repositorio.ulusiada.pt:11067/1327
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A percepção de alunos e docentes sobre a interdependência professor-aluno : a transição entre níveis de ensinoStudent and teacher perception on the interdependence teacher-student : the transition between teaching levelsRevista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 5, n. 1 (Janeiro-Junho 2014). - p. 73-91.O presente estudo analisa a forma como a percepção dos alunos e dos docentes sobre o apoio e suporte proporcionado pelos professores, evolui ao longo dos diferentes níveis de ensino. A amostra é constituída por 704 professores (do pré-escolar ao ensino secundário) e por 1908 alunos (do primeiro ciclo ao ensino secundário). Investigações anteriores, particularmente nos escalões etários entre os 5/7 anos e os 9/10 anos, concluíram por uma quebra abrupta e negativa na percepção dos alunos sobre o apoio prestado pelos docentes. Estes primeiros estudos foram criticados por não terem levado em consideração mudanças comportamentais relacionadas com as várias fases do desenvolvimento. Os dados do nosso estudo, que abrange alunos e professores de todos os níveis de ensino, apontam não para uma quebra abrupta na percepção dos alunos, mas para uma declínio lento e gradual que é acompanhado por uma curva evolutiva praticamente idêntica na percepção dos docentes. Estas curvas evolutivas poderão dever-se não apenas a mudanças no envolvimento educativo ou a mudanças comportamentais próprias de determinadas fases do desenvolvimento, como a adolescência, mas fundamentalmente a uma dificuldade crescente em a escola ajustar as respostas educativas que proporciona, particularmente o apoio educativo e académico, às expectativas, necessidades e mudanças desenvolvimentais dos seus alunos. Para melhor compreender a evolução destes processos interactivos e seu impacto na qualidade do processo educativo, importa alargar estas análises a outras dimensões da relação pedagógica, nomeadamente a interacção aluno-aluno, a relação professor-professor, os processos de negociação no contexto da ala de aula e a meta-aprendizagem.2015-01-06T16:31:28Z2015-01-062014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11067/1327http://hdl.handle.net/11067/1327https://doi.org/10.34628/spvs-8k24porLeitão, Francisco Ramos ; Bilimória, Helena Cristina da Rocha Vidal Framrose (2014) - A percepção de alunos e docentes sobre a interdependência professor-aluno : a transição entre níveis de ensino. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. ISSN 1647-4120. 5:1 (Janeiro-Junho 2014) 73-91.1647-4120A percepção de alunos e docentes sobre a interdependência professor-aluno : a transição entre níveis de ensinoLeitão, Francisco RamosBilimória, Helena Cristina da Rocha Vidal FramroseLeitão, Francisco RamosBilimória, Helena Cristina da Rocha Vidal Framrose, 1975-info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:45:39Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/1327Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:25:52.311146Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A percepção de alunos e docentes sobre a interdependência professor-aluno : a transição entre níveis de ensino
Student and teacher perception on the interdependence teacher-student : the transition between teaching levels
title A percepção de alunos e docentes sobre a interdependência professor-aluno : a transição entre níveis de ensino
spellingShingle A percepção de alunos e docentes sobre a interdependência professor-aluno : a transição entre níveis de ensino
Leitão, Francisco Ramos
title_short A percepção de alunos e docentes sobre a interdependência professor-aluno : a transição entre níveis de ensino
title_full A percepção de alunos e docentes sobre a interdependência professor-aluno : a transição entre níveis de ensino
title_fullStr A percepção de alunos e docentes sobre a interdependência professor-aluno : a transição entre níveis de ensino
title_full_unstemmed A percepção de alunos e docentes sobre a interdependência professor-aluno : a transição entre níveis de ensino
title_sort A percepção de alunos e docentes sobre a interdependência professor-aluno : a transição entre níveis de ensino
author Leitão, Francisco Ramos
author_facet Leitão, Francisco Ramos
Bilimória, Helena Cristina da Rocha Vidal Framrose, 1975-
author_role author
author2 Bilimória, Helena Cristina da Rocha Vidal Framrose, 1975-
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leitão, Francisco Ramos
Bilimória, Helena Cristina da Rocha Vidal Framrose, 1975-
description Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 5, n. 1 (Janeiro-Junho 2014). - p. 73-91.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2015-01-06T16:31:28Z
2015-01-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11067/1327
http://hdl.handle.net/11067/1327
https://doi.org/10.34628/spvs-8k24
url http://hdl.handle.net/11067/1327
https://doi.org/10.34628/spvs-8k24
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Leitão, Francisco Ramos ; Bilimória, Helena Cristina da Rocha Vidal Framrose (2014) - A percepção de alunos e docentes sobre a interdependência professor-aluno : a transição entre níveis de ensino. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. ISSN 1647-4120. 5:1 (Janeiro-Junho 2014) 73-91.
1647-4120
A percepção de alunos e docentes sobre a interdependência professor-aluno : a transição entre níveis de ensino
Leitão, Francisco Ramos
Bilimória, Helena Cristina da Rocha Vidal Framrose
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136739727507456