MEDIDAS DE CULTURA DE INOVAÇÃO E DE CULTURA ORGANIZACIONAL PARA ANÁLISE DA ASSOCIAÇÃO COM INOVAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Administração e Inovação |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/100214 |
Resumo: | RESUMO A cultura de inovação tem sido objeto de estudo em diferentes países e áreas de conhecimento. Almeja-se com seu desenvolvimento que os membros de uma organização compartilhem valores associados à inovação. Neste ensaio, buscou-se descrever e analisar instrumentos de medida de cultura de inovação, assim como caracterizar instrumentos de cultura organizacional empregados para avaliar a associação com inovação. A partir de ampla revisão da literatura nas principais bases de dados disponíveis no país, na área de conhecimento multidisciplinar, foram identificados quatro instrumentos que visavam avaliar a cultura de inovação, sendo apenas dois que apresentaram maior rigor e mostraram indicadores de validade de uma medida. As medidas de cultura organizacional associadas à inovação são diversas e revelam a complexidade e a falta de consenso sobre o construto analisado. Tais resultados contribuem para a realização de estudos quantitativos sobre o tema e diagnósticos organizacionais. |
id |
USP-40_2df2fb7b780d97ebb23d6b12259d6b50 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/100214 |
network_acronym_str |
USP-40 |
network_name_str |
Revista de Administração e Inovação |
repository_id_str |
|
spelling |
MEDIDAS DE CULTURA DE INOVAÇÃO E DE CULTURA ORGANIZACIONAL PARA ANÁLISE DA ASSOCIAÇÃO COM INOVAÇÃOCULTURE OF INNOVATION AND ORGANIZATIONAL CULTURE MEASURES FOR ANALYSIS OF THE ASSOCIATION WITH INNOVATIONCulture of innovationMeasuresOrganizational cultureInnovation.cultura de inovaçãomedidascultura organizacionalinovaçãoRESUMO A cultura de inovação tem sido objeto de estudo em diferentes países e áreas de conhecimento. Almeja-se com seu desenvolvimento que os membros de uma organização compartilhem valores associados à inovação. Neste ensaio, buscou-se descrever e analisar instrumentos de medida de cultura de inovação, assim como caracterizar instrumentos de cultura organizacional empregados para avaliar a associação com inovação. A partir de ampla revisão da literatura nas principais bases de dados disponíveis no país, na área de conhecimento multidisciplinar, foram identificados quatro instrumentos que visavam avaliar a cultura de inovação, sendo apenas dois que apresentaram maior rigor e mostraram indicadores de validade de uma medida. As medidas de cultura organizacional associadas à inovação são diversas e revelam a complexidade e a falta de consenso sobre o construto analisado. Tais resultados contribuem para a realização de estudos quantitativos sobre o tema e diagnósticos organizacionais.The culture of innovation has been studied in different countries and disciplines. One of the major goals of its development is to drive members of an organization to share values associated with innovation. In this work, we sought to describe and analyze instruments for measuring the innovation culture, as well as to characterize organizational culture instruments used to assess its association with innovation. From an extensive review of the literature based on the main databases available in the country regarding the area of multidisciplinary knowledge, four instruments that intended to evaluate the innovation culture were identified and only two of them presented actual indicators. The measures of the organizational culture associated with innovation are diverse and reveal the complexity and lack of consensus on the analyzed construct. These results contribute to the implementation of quantitative studies and organizational diagnosis on the subject.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2014-11-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/100214INMR - Innovation & Management Review; v. 11 n. 3 (2014); 30-552515-8961reponame:Revista de Administração e Inovaçãoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/100214/98876Bruno-Faria, Maria de FátimaFonseca, Marcus Vinicius Araújoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-10T19:42:26Zoai:revistas.usp.br:article/100214Revistahttp://www.viannajr.edu.br/wp-content/uploads/2016/01/raiPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oairevistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org1809-20391809-2039opendoar:2016-06-10T19:42:26Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MEDIDAS DE CULTURA DE INOVAÇÃO E DE CULTURA ORGANIZACIONAL PARA ANÁLISE DA ASSOCIAÇÃO COM INOVAÇÃO CULTURE OF INNOVATION AND ORGANIZATIONAL CULTURE MEASURES FOR ANALYSIS OF THE ASSOCIATION WITH INNOVATION |
title |
MEDIDAS DE CULTURA DE INOVAÇÃO E DE CULTURA ORGANIZACIONAL PARA ANÁLISE DA ASSOCIAÇÃO COM INOVAÇÃO |
spellingShingle |
MEDIDAS DE CULTURA DE INOVAÇÃO E DE CULTURA ORGANIZACIONAL PARA ANÁLISE DA ASSOCIAÇÃO COM INOVAÇÃO Bruno-Faria, Maria de Fátima Culture of innovation Measures Organizational culture Innovation. cultura de inovação medidas cultura organizacional inovação |
title_short |
MEDIDAS DE CULTURA DE INOVAÇÃO E DE CULTURA ORGANIZACIONAL PARA ANÁLISE DA ASSOCIAÇÃO COM INOVAÇÃO |
title_full |
MEDIDAS DE CULTURA DE INOVAÇÃO E DE CULTURA ORGANIZACIONAL PARA ANÁLISE DA ASSOCIAÇÃO COM INOVAÇÃO |
title_fullStr |
MEDIDAS DE CULTURA DE INOVAÇÃO E DE CULTURA ORGANIZACIONAL PARA ANÁLISE DA ASSOCIAÇÃO COM INOVAÇÃO |
title_full_unstemmed |
MEDIDAS DE CULTURA DE INOVAÇÃO E DE CULTURA ORGANIZACIONAL PARA ANÁLISE DA ASSOCIAÇÃO COM INOVAÇÃO |
title_sort |
MEDIDAS DE CULTURA DE INOVAÇÃO E DE CULTURA ORGANIZACIONAL PARA ANÁLISE DA ASSOCIAÇÃO COM INOVAÇÃO |
author |
Bruno-Faria, Maria de Fátima |
author_facet |
Bruno-Faria, Maria de Fátima Fonseca, Marcus Vinicius Araújo |
author_role |
author |
author2 |
Fonseca, Marcus Vinicius Araújo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bruno-Faria, Maria de Fátima Fonseca, Marcus Vinicius Araújo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Culture of innovation Measures Organizational culture Innovation. cultura de inovação medidas cultura organizacional inovação |
topic |
Culture of innovation Measures Organizational culture Innovation. cultura de inovação medidas cultura organizacional inovação |
description |
RESUMO A cultura de inovação tem sido objeto de estudo em diferentes países e áreas de conhecimento. Almeja-se com seu desenvolvimento que os membros de uma organização compartilhem valores associados à inovação. Neste ensaio, buscou-se descrever e analisar instrumentos de medida de cultura de inovação, assim como caracterizar instrumentos de cultura organizacional empregados para avaliar a associação com inovação. A partir de ampla revisão da literatura nas principais bases de dados disponíveis no país, na área de conhecimento multidisciplinar, foram identificados quatro instrumentos que visavam avaliar a cultura de inovação, sendo apenas dois que apresentaram maior rigor e mostraram indicadores de validade de uma medida. As medidas de cultura organizacional associadas à inovação são diversas e revelam a complexidade e a falta de consenso sobre o construto analisado. Tais resultados contribuem para a realização de estudos quantitativos sobre o tema e diagnósticos organizacionais. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-11-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/100214 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/100214 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/100214/98876 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade |
dc.source.none.fl_str_mv |
INMR - Innovation & Management Review; v. 11 n. 3 (2014); 30-55 2515-8961 reponame:Revista de Administração e Inovação instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista de Administração e Inovação |
collection |
Revista de Administração e Inovação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org |
_version_ |
1800221936125476864 |