Relações entre cultura organizacional e processos de inovação em empresas de base tecnológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Godoy, Renata Semensato Pereira de
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18140/tde-20102009-164640/
Resumo: Esta pesquisa analisou as relações entre a cultura organizacional e os processos de inovação em empresas de base tecnológica na cidade de São Carlos. Buscou-se identificar e compreender aspectos da cultura organizacional que facilitam ou dificultam os processos de inovação. Utilizou-se estratégia de investigação mista (delineamento quanti-qualitativo). Teve-se como hipóteses que: I) Os processos de inovação, nas empresas estudadas, focalizam mais os aparatos visíveis, como a tecnologia, do que aspectos intangíveis como a cultura da inovação; e II) A busca por inovação aparece mais nas políticas internas de aquisição de tecnologia do que nas políticas de gestão de pessoas. O estudo dividiu-se em duas fases: a primeira fase consistiu em levantamento quantitativo acerca de características da cultura da inovação das empresas de base tecnológica de São Carlos que aceitaram participar do estudo. A amostra foi composta por 15 empresas. A segunda fase compreendeu dois estudos sequenciais quanti-qualitativo. A análise qualitativa foi feita em profundidade, conforme as teorias psicossociológica e psicodinâmica. Instrumentos: entrevistas semi-estruturadas, observações de campo, questionários e escalas específicas para avaliação da cultura organizacional e da cultura da inovação. Os resultados apóiam a primeira hipótese e parcialmente, a segunda. Os dados sugerem que a inovação está positivamente relacionada à existência de cultura organizacional específica. Contudo, para que a inovação ocorra, não é necessário que todos os fatores referidos na literatura estejam presentes na organização; porém, a existência de alguns, como tolerância à ambiguidade e ao erro, trabalho desafiante e em equipe, suporte das lideranças, comunicação clara, coesão e reconhecimento de esforços favoreceram a inovação.
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