Relações entre cultura organizacional e processos de inovação em empresas de base tecnológica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18140/tde-20102009-164640/ |
Resumo: | Esta pesquisa analisou as relações entre a cultura organizacional e os processos de inovação em empresas de base tecnológica na cidade de São Carlos. Buscou-se identificar e compreender aspectos da cultura organizacional que facilitam ou dificultam os processos de inovação. Utilizou-se estratégia de investigação mista (delineamento quanti-qualitativo). Teve-se como hipóteses que: I) Os processos de inovação, nas empresas estudadas, focalizam mais os aparatos visíveis, como a tecnologia, do que aspectos intangíveis como a cultura da inovação; e II) A busca por inovação aparece mais nas políticas internas de aquisição de tecnologia do que nas políticas de gestão de pessoas. O estudo dividiu-se em duas fases: a primeira fase consistiu em levantamento quantitativo acerca de características da cultura da inovação das empresas de base tecnológica de São Carlos que aceitaram participar do estudo. A amostra foi composta por 15 empresas. A segunda fase compreendeu dois estudos sequenciais quanti-qualitativo. A análise qualitativa foi feita em profundidade, conforme as teorias psicossociológica e psicodinâmica. Instrumentos: entrevistas semi-estruturadas, observações de campo, questionários e escalas específicas para avaliação da cultura organizacional e da cultura da inovação. Os resultados apóiam a primeira hipótese e parcialmente, a segunda. Os dados sugerem que a inovação está positivamente relacionada à existência de cultura organizacional específica. Contudo, para que a inovação ocorra, não é necessário que todos os fatores referidos na literatura estejam presentes na organização; porém, a existência de alguns, como tolerância à ambiguidade e ao erro, trabalho desafiante e em equipe, suporte das lideranças, comunicação clara, coesão e reconhecimento de esforços favoreceram a inovação. |
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Relações entre cultura organizacional e processos de inovação em empresas de base tecnológicaRelationship between organizational culture and innovation processes in technology based companiesCultura da inovaçãoCultura organizacionalInnovationInnovation cultureInovaçãoOrganizational culturePsicossociologiaPsychosociologyEsta pesquisa analisou as relações entre a cultura organizacional e os processos de inovação em empresas de base tecnológica na cidade de São Carlos. Buscou-se identificar e compreender aspectos da cultura organizacional que facilitam ou dificultam os processos de inovação. Utilizou-se estratégia de investigação mista (delineamento quanti-qualitativo). Teve-se como hipóteses que: I) Os processos de inovação, nas empresas estudadas, focalizam mais os aparatos visíveis, como a tecnologia, do que aspectos intangíveis como a cultura da inovação; e II) A busca por inovação aparece mais nas políticas internas de aquisição de tecnologia do que nas políticas de gestão de pessoas. O estudo dividiu-se em duas fases: a primeira fase consistiu em levantamento quantitativo acerca de características da cultura da inovação das empresas de base tecnológica de São Carlos que aceitaram participar do estudo. A amostra foi composta por 15 empresas. A segunda fase compreendeu dois estudos sequenciais quanti-qualitativo. A análise qualitativa foi feita em profundidade, conforme as teorias psicossociológica e psicodinâmica. Instrumentos: entrevistas semi-estruturadas, observações de campo, questionários e escalas específicas para avaliação da cultura organizacional e da cultura da inovação. Os resultados apóiam a primeira hipótese e parcialmente, a segunda. Os dados sugerem que a inovação está positivamente relacionada à existência de cultura organizacional específica. Contudo, para que a inovação ocorra, não é necessário que todos os fatores referidos na literatura estejam presentes na organização; porém, a existência de alguns, como tolerância à ambiguidade e ao erro, trabalho desafiante e em equipe, suporte das lideranças, comunicação clara, coesão e reconhecimento de esforços favoreceram a inovação.This research bases analyzed the relationship between organizational culture and innovation processes in technology-based companies, in São Carlos city. It aimed to identify and understand deeply some organizational culture aspects that make innovation process easier or harder. Considering the characteristics of the issue under analysis, a mixed investigation strategy was chosed (quanti-qualitative outline), having as hypothesis: I) Innovation processes focus more efforts on visible apparatuses, such as technology, than on intangible aspects, as culture of innovation; and II) The search for innovation is more visible on internal technology acquisition politics than on people management politics. The research was divided in two phases: the first one was consisted by a quantitative about characteristics of innovation culture of technology-based companies that agreed in participate from this research. The sample was composed by 15 companies. The second phase included two sequential quanti-qualitative researches. The qualitative analysis was deeply developed, based on psicossociological and psychodinamic theory. Investigation tools: semi-structured interviews, field observations, questionnaires and specific inventaries that evaluated organizational culture and innovation culture. Results support the first hypothesis and partially the second one. Data suggest that innovation is positively related to the existence of specific organizational culture. However, in order to make innovation processes happen, there is no need implementing in the organizational all the aspects found in literature, but the existence of some of these aspects as tolerance for ambiguity and error, supportive leaderships, clear and open communication, cohesion and recognition for efforts make the innovation process construction easier and more able to happen.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPeçanha, Dóris Lieth NunesGodoy, Renata Semensato Pereira de2009-08-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18140/tde-20102009-164640/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:00Zoai:teses.usp.br:tde-20102009-164640Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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