Educação para os media nas aulas de artes : criação intertextual de memes como meio de empoderamento visual para a conscientização ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aristimuño, Felipe
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/38578
Resumo: This paper discusses what are the relevant and urgent social media skills for a visual culture education curriculum. In order to answer this, a theoretical-practical methodology is applied. Starting with the theoretical framework of the Visual Education program, and finishing with a practical pedagogical action intended to be implemented among sixth grade students at Pedro Arrupe school in Lisbon. Herewith, we present and discuss the results of that classroom research, which involved four teachers and 126 students, taking place between November 2017 and February 2018
id RCAP_bdc77537caa4c719ca60ac44123f8c02
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/38578
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educação para os media nas aulas de artes : criação intertextual de memes como meio de empoderamento visual para a conscientização ambientalMedia education in art classes : creating internet memes as a means of visual empowerment for environmental awarenessEducação artísticaEnsino artísticoCultura visualMeios de comunicação socialRedes sociaisTeoria da arteCriticismoThis paper discusses what are the relevant and urgent social media skills for a visual culture education curriculum. In order to answer this, a theoretical-practical methodology is applied. Starting with the theoretical framework of the Visual Education program, and finishing with a practical pedagogical action intended to be implemented among sixth grade students at Pedro Arrupe school in Lisbon. Herewith, we present and discuss the results of that classroom research, which involved four teachers and 126 students, taking place between November 2017 and February 2018Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Centro de Investigação e Estudos em Belas-ArtesRepositório da Universidade de LisboaAristimuño, Felipe2019-06-11T15:16:06Z2019-012019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleimage/jpegapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/38578porIn: Matéria-prima. - Lisboa, 2013-. - Vol. 7, nº1 (Jan./Abr. 2019)-, p. 213-224info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:36:35Zoai:repositorio.ul.pt:10451/38578Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:52:28.541530Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação para os media nas aulas de artes : criação intertextual de memes como meio de empoderamento visual para a conscientização ambiental
Media education in art classes : creating internet memes as a means of visual empowerment for environmental awareness
title Educação para os media nas aulas de artes : criação intertextual de memes como meio de empoderamento visual para a conscientização ambiental
spellingShingle Educação para os media nas aulas de artes : criação intertextual de memes como meio de empoderamento visual para a conscientização ambiental
Aristimuño, Felipe
Educação artística
Ensino artístico
Cultura visual
Meios de comunicação social
Redes sociais
Teoria da arte
Criticismo
title_short Educação para os media nas aulas de artes : criação intertextual de memes como meio de empoderamento visual para a conscientização ambiental
title_full Educação para os media nas aulas de artes : criação intertextual de memes como meio de empoderamento visual para a conscientização ambiental
title_fullStr Educação para os media nas aulas de artes : criação intertextual de memes como meio de empoderamento visual para a conscientização ambiental
title_full_unstemmed Educação para os media nas aulas de artes : criação intertextual de memes como meio de empoderamento visual para a conscientização ambiental
title_sort Educação para os media nas aulas de artes : criação intertextual de memes como meio de empoderamento visual para a conscientização ambiental
author Aristimuño, Felipe
author_facet Aristimuño, Felipe
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Aristimuño, Felipe
dc.subject.por.fl_str_mv Educação artística
Ensino artístico
Cultura visual
Meios de comunicação social
Redes sociais
Teoria da arte
Criticismo
topic Educação artística
Ensino artístico
Cultura visual
Meios de comunicação social
Redes sociais
Teoria da arte
Criticismo
description This paper discusses what are the relevant and urgent social media skills for a visual culture education curriculum. In order to answer this, a theoretical-practical methodology is applied. Starting with the theoretical framework of the Visual Education program, and finishing with a practical pedagogical action intended to be implemented among sixth grade students at Pedro Arrupe school in Lisbon. Herewith, we present and discuss the results of that classroom research, which involved four teachers and 126 students, taking place between November 2017 and February 2018
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-11T15:16:06Z
2019-01
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/38578
url http://hdl.handle.net/10451/38578
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv In: Matéria-prima. - Lisboa, 2013-. - Vol. 7, nº1 (Jan./Abr. 2019)-, p. 213-224
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv image/jpeg
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134461343825920