Perspetivando o futuro agindo no presente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/2157 |
Resumo: | RESUMO O presente relatório final de estágio, intitulado de “Perspetivando o Futuro agindo no Presente” abarca todo o processo de prática, ligado à unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, a qual é a responsável pela realização de tal documento. Este é fruto de uma reflexão sobre todo o estágio, particularmente sobre competências, práticas, pedagogias, estratégias, métodos e recursos adotados. Como o estágio é a preparação para a profissão, é aqui dedicada importância a tal. Trata-se de dar a conhecer todo o processo atingido e a sua relevância para o futuro. Sendo a investigação uma ação indispensável na profissionalização educativa, e uma vez que ela fez parte da prática ao longo do estágio, será também reservada determinada atenção para tal. O estudo em questão pretende dar resposta ao problema: “Como é que os media digitais em contexto de sala de aula influenciam a aprendizagem do aluno?” Tendo em conta o descrédito emitido pelos alunos face à Escola, é fundamental perspetivar o futuro educacional, ponderando sobre possíveis formas de motivar os alunos para a aprendizagem. Assumindo os media digitais e as práticas ativas, um poder enorme no que concerne a aspetos motivacionais, é necessário pensar na possibilidade de introduzir nas salas de aula uma educação com os media, onde a construção de media digitais como o rádio, o jornal e a TV, deverão aparecer como fontes emergentes de motivação. Este estudo aparece então como fundamentação e investigação para a importância da utilização dos media digitais em contexto de sala de aula. |
id |
RCAP_bdcb54d00332c0278a50e1cd4864e392 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2157 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Perspetivando o futuro agindo no presenteEducação com os MediaMedia digitaisJornalRádioTVPortefólios digitaisPráticas participativasRESUMO O presente relatório final de estágio, intitulado de “Perspetivando o Futuro agindo no Presente” abarca todo o processo de prática, ligado à unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, a qual é a responsável pela realização de tal documento. Este é fruto de uma reflexão sobre todo o estágio, particularmente sobre competências, práticas, pedagogias, estratégias, métodos e recursos adotados. Como o estágio é a preparação para a profissão, é aqui dedicada importância a tal. Trata-se de dar a conhecer todo o processo atingido e a sua relevância para o futuro. Sendo a investigação uma ação indispensável na profissionalização educativa, e uma vez que ela fez parte da prática ao longo do estágio, será também reservada determinada atenção para tal. O estudo em questão pretende dar resposta ao problema: “Como é que os media digitais em contexto de sala de aula influenciam a aprendizagem do aluno?” Tendo em conta o descrédito emitido pelos alunos face à Escola, é fundamental perspetivar o futuro educacional, ponderando sobre possíveis formas de motivar os alunos para a aprendizagem. Assumindo os media digitais e as práticas ativas, um poder enorme no que concerne a aspetos motivacionais, é necessário pensar na possibilidade de introduzir nas salas de aula uma educação com os media, onde a construção de media digitais como o rádio, o jornal e a TV, deverão aparecer como fontes emergentes de motivação. Este estudo aparece então como fundamentação e investigação para a importância da utilização dos media digitais em contexto de sala de aula.ABSTRACT This final stage report, titled “Looking ahead by doing it today” refers to all process of practice linked to the curricular unit of Supervised Teaching Practice, which is responsible for conducting such document. This is the result of a reflection about the whole stage, particularly on skills, practices, pedagogies, strategies, methods and adopted resources. The internship is the preparation for the profession, and here is dedicated such importance. It is about to raise awareness of the whole process achieved and its relevance towards the future. Being the investigation an indispensable action in professional education, and since it was part of the practice over the internship, will be also reserved particular attention. The present study is intended to respond to the problem: “How do digital media in the context of the classroom can affect student learning?” Regarding the discredit issued by the students towards school, it’s essential to have a perception about the educational future, pondering about possible ways to motivate students on learning. Assuming the digital media and active practices, an enormous power regarding motivational aspects, it’s necessary to consider the possibility of including in the classrooms the introduction of an education with the media, where the construction of digital media such as radio, the newspaper and TV, should appear as emerging sources of motivation. This work appears as a foundation and investigation for the importance of using digital media in the context of the classroom.Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de ViseuRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuOliveira, Tânia Filipa GonçalvesPinto, Maribel Santos Miranda, orient.2014-05-19T13:22:17Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/2157porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:25:26Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2157Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:41:24.066943Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perspetivando o futuro agindo no presente |
title |
Perspetivando o futuro agindo no presente |
spellingShingle |
Perspetivando o futuro agindo no presente Oliveira, Tânia Filipa Gonçalves Educação com os Media Media digitais Jornal Rádio TV Portefólios digitais Práticas participativas |
title_short |
Perspetivando o futuro agindo no presente |
title_full |
Perspetivando o futuro agindo no presente |
title_fullStr |
Perspetivando o futuro agindo no presente |
title_full_unstemmed |
Perspetivando o futuro agindo no presente |
title_sort |
Perspetivando o futuro agindo no presente |
author |
Oliveira, Tânia Filipa Gonçalves |
author_facet |
Oliveira, Tânia Filipa Gonçalves Pinto, Maribel Santos Miranda, orient. |
author_role |
author |
author2 |
Pinto, Maribel Santos Miranda, orient. |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Tânia Filipa Gonçalves Pinto, Maribel Santos Miranda, orient. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação com os Media Media digitais Jornal Rádio TV Portefólios digitais Práticas participativas |
topic |
Educação com os Media Media digitais Jornal Rádio TV Portefólios digitais Práticas participativas |
description |
RESUMO O presente relatório final de estágio, intitulado de “Perspetivando o Futuro agindo no Presente” abarca todo o processo de prática, ligado à unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, a qual é a responsável pela realização de tal documento. Este é fruto de uma reflexão sobre todo o estágio, particularmente sobre competências, práticas, pedagogias, estratégias, métodos e recursos adotados. Como o estágio é a preparação para a profissão, é aqui dedicada importância a tal. Trata-se de dar a conhecer todo o processo atingido e a sua relevância para o futuro. Sendo a investigação uma ação indispensável na profissionalização educativa, e uma vez que ela fez parte da prática ao longo do estágio, será também reservada determinada atenção para tal. O estudo em questão pretende dar resposta ao problema: “Como é que os media digitais em contexto de sala de aula influenciam a aprendizagem do aluno?” Tendo em conta o descrédito emitido pelos alunos face à Escola, é fundamental perspetivar o futuro educacional, ponderando sobre possíveis formas de motivar os alunos para a aprendizagem. Assumindo os media digitais e as práticas ativas, um poder enorme no que concerne a aspetos motivacionais, é necessário pensar na possibilidade de introduzir nas salas de aula uma educação com os media, onde a construção de media digitais como o rádio, o jornal e a TV, deverão aparecer como fontes emergentes de motivação. Este estudo aparece então como fundamentação e investigação para a importância da utilização dos media digitais em contexto de sala de aula. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2012-01-01T00:00:00Z 2014-05-19T13:22:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.19/2157 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.19/2157 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de Viseu |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de Viseu |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130879567593472 |