Perspetivando o futuro agindo no presente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Tânia Filipa Gonçalves
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Pinto, Maribel Santos Miranda, orient.
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/2157
Resumo: RESUMO O presente relatório final de estágio, intitulado de “Perspetivando o Futuro agindo no Presente” abarca todo o processo de prática, ligado à unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, a qual é a responsável pela realização de tal documento. Este é fruto de uma reflexão sobre todo o estágio, particularmente sobre competências, práticas, pedagogias, estratégias, métodos e recursos adotados. Como o estágio é a preparação para a profissão, é aqui dedicada importância a tal. Trata-se de dar a conhecer todo o processo atingido e a sua relevância para o futuro. Sendo a investigação uma ação indispensável na profissionalização educativa, e uma vez que ela fez parte da prática ao longo do estágio, será também reservada determinada atenção para tal. O estudo em questão pretende dar resposta ao problema: “Como é que os media digitais em contexto de sala de aula influenciam a aprendizagem do aluno?” Tendo em conta o descrédito emitido pelos alunos face à Escola, é fundamental perspetivar o futuro educacional, ponderando sobre possíveis formas de motivar os alunos para a aprendizagem. Assumindo os media digitais e as práticas ativas, um poder enorme no que concerne a aspetos motivacionais, é necessário pensar na possibilidade de introduzir nas salas de aula uma educação com os media, onde a construção de media digitais como o rádio, o jornal e a TV, deverão aparecer como fontes emergentes de motivação. Este estudo aparece então como fundamentação e investigação para a importância da utilização dos media digitais em contexto de sala de aula.
id RCAP_bdcb54d00332c0278a50e1cd4864e392
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2157
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Perspetivando o futuro agindo no presenteEducação com os MediaMedia digitaisJornalRádioTVPortefólios digitaisPráticas participativasRESUMO O presente relatório final de estágio, intitulado de “Perspetivando o Futuro agindo no Presente” abarca todo o processo de prática, ligado à unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, a qual é a responsável pela realização de tal documento. Este é fruto de uma reflexão sobre todo o estágio, particularmente sobre competências, práticas, pedagogias, estratégias, métodos e recursos adotados. Como o estágio é a preparação para a profissão, é aqui dedicada importância a tal. Trata-se de dar a conhecer todo o processo atingido e a sua relevância para o futuro. Sendo a investigação uma ação indispensável na profissionalização educativa, e uma vez que ela fez parte da prática ao longo do estágio, será também reservada determinada atenção para tal. O estudo em questão pretende dar resposta ao problema: “Como é que os media digitais em contexto de sala de aula influenciam a aprendizagem do aluno?” Tendo em conta o descrédito emitido pelos alunos face à Escola, é fundamental perspetivar o futuro educacional, ponderando sobre possíveis formas de motivar os alunos para a aprendizagem. Assumindo os media digitais e as práticas ativas, um poder enorme no que concerne a aspetos motivacionais, é necessário pensar na possibilidade de introduzir nas salas de aula uma educação com os media, onde a construção de media digitais como o rádio, o jornal e a TV, deverão aparecer como fontes emergentes de motivação. Este estudo aparece então como fundamentação e investigação para a importância da utilização dos media digitais em contexto de sala de aula.ABSTRACT This final stage report, titled “Looking ahead by doing it today” refers to all process of practice linked to the curricular unit of Supervised Teaching Practice, which is responsible for conducting such document. This is the result of a reflection about the whole stage, particularly on skills, practices, pedagogies, strategies, methods and adopted resources. The internship is the preparation for the profession, and here is dedicated such importance. It is about to raise awareness of the whole process achieved and its relevance towards the future. Being the investigation an indispensable action in professional education, and since it was part of the practice over the internship, will be also reserved particular attention. The present study is intended to respond to the problem: “How do digital media in the context of the classroom can affect student learning?” Regarding the discredit issued by the students towards school, it’s essential to have a perception about the educational future, pondering about possible ways to motivate students on learning. Assuming the digital media and active practices, an enormous power regarding motivational aspects, it’s necessary to consider the possibility of including in the classrooms the introduction of an education with the media, where the construction of digital media such as radio, the newspaper and TV, should appear as emerging sources of motivation. This work appears as a foundation and investigation for the importance of using digital media in the context of the classroom.Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de ViseuRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuOliveira, Tânia Filipa GonçalvesPinto, Maribel Santos Miranda, orient.2014-05-19T13:22:17Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/2157porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:25:26Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2157Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:41:24.066943Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Perspetivando o futuro agindo no presente
title Perspetivando o futuro agindo no presente
spellingShingle Perspetivando o futuro agindo no presente
Oliveira, Tânia Filipa Gonçalves
Educação com os Media
Media digitais
Jornal
Rádio
TV
Portefólios digitais
Práticas participativas
title_short Perspetivando o futuro agindo no presente
title_full Perspetivando o futuro agindo no presente
title_fullStr Perspetivando o futuro agindo no presente
title_full_unstemmed Perspetivando o futuro agindo no presente
title_sort Perspetivando o futuro agindo no presente
author Oliveira, Tânia Filipa Gonçalves
author_facet Oliveira, Tânia Filipa Gonçalves
Pinto, Maribel Santos Miranda, orient.
author_role author
author2 Pinto, Maribel Santos Miranda, orient.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Tânia Filipa Gonçalves
Pinto, Maribel Santos Miranda, orient.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação com os Media
Media digitais
Jornal
Rádio
TV
Portefólios digitais
Práticas participativas
topic Educação com os Media
Media digitais
Jornal
Rádio
TV
Portefólios digitais
Práticas participativas
description RESUMO O presente relatório final de estágio, intitulado de “Perspetivando o Futuro agindo no Presente” abarca todo o processo de prática, ligado à unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, a qual é a responsável pela realização de tal documento. Este é fruto de uma reflexão sobre todo o estágio, particularmente sobre competências, práticas, pedagogias, estratégias, métodos e recursos adotados. Como o estágio é a preparação para a profissão, é aqui dedicada importância a tal. Trata-se de dar a conhecer todo o processo atingido e a sua relevância para o futuro. Sendo a investigação uma ação indispensável na profissionalização educativa, e uma vez que ela fez parte da prática ao longo do estágio, será também reservada determinada atenção para tal. O estudo em questão pretende dar resposta ao problema: “Como é que os media digitais em contexto de sala de aula influenciam a aprendizagem do aluno?” Tendo em conta o descrédito emitido pelos alunos face à Escola, é fundamental perspetivar o futuro educacional, ponderando sobre possíveis formas de motivar os alunos para a aprendizagem. Assumindo os media digitais e as práticas ativas, um poder enorme no que concerne a aspetos motivacionais, é necessário pensar na possibilidade de introduzir nas salas de aula uma educação com os media, onde a construção de media digitais como o rádio, o jornal e a TV, deverão aparecer como fontes emergentes de motivação. Este estudo aparece então como fundamentação e investigação para a importância da utilização dos media digitais em contexto de sala de aula.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2014-05-19T13:22:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/2157
url http://hdl.handle.net/10400.19/2157
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de Viseu
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de Viseu
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130879567593472