O valor da marca “Turismo de Portugal”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Vânia Isabel Pereira da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/7761
Resumo: As marcas vêm progressivamente assumindo uma presença inevitável no mundo da comunicação, nomeadamente da publicidade. A marca “Turismo de Portugal” tem vindo a ganhar cada vez mais notoriedade, inserindose aos poucos no universo das marcas mais prestigiadas a nível do turismo, sendo que em 2016, o “Turismo de Portugal”, arrecadou o prémio de Europe's Leading Tourist Board (Melhor Organismo Oficial de Turismo Europeu) nos World Travel Awards. As marcas surgem como fator diferenciador para os consumidores na hora de decidir por um produto. A satisfação e o valor percebido pelo consumidor são essenciais para a continuidade das empresas e das suas marcas. Neste contexto, a presente investigação tem como principal objetivo aferir o valor da marca “Turismo de Portugal”, assente no modelo concetual de Brand Equity de Aaker (1998) e Keller (1993; 1998), tendo como principais parâmetros de análise a notoriedade da marca, qualidade percebida, lealdade à marca, associações à marca e personalidade da marca. Foi utilizada uma metodologia mista (qualitativa e quantitativa), tendo sido elaborados noventa questionário ao público, onde se verificou que esta marca tem notoriedade no mercado, e uma entrevista a três entidades ligadas ao turismo sobre a sua perceção presente e futura sobre o valor da marca “Turismo de Portugal”.
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