A avaliação interna das aprendizagens dos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Alberto Manuel Piçarra de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/20723
Resumo: Este estudo, está integrado num projeto alargado sobre burocracia docente em Portugal, aprovado pelo Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED), da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Este projeto visa conhecer as perceções dos diretores e dos professores portugueses sobre o impacto das questões burocráticas na eficiência, na eficácia e na efetividade de alguns processos educativos em curso nas nossas escolas, nomeadamente a implementação dos Decretos-Lei n.º54 e n.º55 de 2018. O estudo que apresentamos foca-se, especificamente, nas perceções dos diretores e dos professores das escolas públicas portuguesas sobre o impacto das questões burocráticas associadas ao Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho (DL 55/2018), na efetividade da avaliação interna das aprendizagens dos alunos em Portugal Continental, recolhidas através de um inquérito por questionário em que participaram professores e diretores de todos os distritos de Portugal continental. Com base nos resultados obtidos é desde logo possível concluir que o recente enquadramento legal tem dificultado o trabalho dos professores nas escolas pois vêemse confrontados com a dificuldade de estabelecer um fio condutor entre eles, verificandose um acréscimo de trabalho e de reuniões, o qual tem assumido um impacto ao nível das tarefas burocráticas. Ressaltam as diferentes perceções entre diretores e professores, bem como, a necessidade de valorizar a avaliação formativa enquanto principal modalidade de avaliação. Com base nas conclusões foi realizada uma análise SWOT que serviu de base à construção de um plano de intervenção ao nível da avaliação interna das aprendizagens dos alunos que tem como objetivos, por um lado aliviar a carga burocrática existente, por outro colocar de uma forma mais efetiva a avaliação interna dos alunos ao serviço das aprendizagens.
id RCAP_be62c2387e2bf818af318d144bc24a19
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/20723
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A avaliação interna das aprendizagens dos alunosImplementação do Decreto-Lei 55/2018. A perceção dos diretores e dos professoresAvaliaçãoAlunosDecreto-lei n.º 55/2018BurocraciaEvaluationStudentsDecree-Law No. 55/2018BureaucracyDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste estudo, está integrado num projeto alargado sobre burocracia docente em Portugal, aprovado pelo Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED), da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Este projeto visa conhecer as perceções dos diretores e dos professores portugueses sobre o impacto das questões burocráticas na eficiência, na eficácia e na efetividade de alguns processos educativos em curso nas nossas escolas, nomeadamente a implementação dos Decretos-Lei n.º54 e n.º55 de 2018. O estudo que apresentamos foca-se, especificamente, nas perceções dos diretores e dos professores das escolas públicas portuguesas sobre o impacto das questões burocráticas associadas ao Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho (DL 55/2018), na efetividade da avaliação interna das aprendizagens dos alunos em Portugal Continental, recolhidas através de um inquérito por questionário em que participaram professores e diretores de todos os distritos de Portugal continental. Com base nos resultados obtidos é desde logo possível concluir que o recente enquadramento legal tem dificultado o trabalho dos professores nas escolas pois vêemse confrontados com a dificuldade de estabelecer um fio condutor entre eles, verificandose um acréscimo de trabalho e de reuniões, o qual tem assumido um impacto ao nível das tarefas burocráticas. Ressaltam as diferentes perceções entre diretores e professores, bem como, a necessidade de valorizar a avaliação formativa enquanto principal modalidade de avaliação. Com base nas conclusões foi realizada uma análise SWOT que serviu de base à construção de um plano de intervenção ao nível da avaliação interna das aprendizagens dos alunos que tem como objetivos, por um lado aliviar a carga burocrática existente, por outro colocar de uma forma mais efetiva a avaliação interna dos alunos ao serviço das aprendizagens.This thesis is integrated on a larger project about school bureaucracy in Portugal, approved by the Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED), from School of Education from the Polytechnic Institute of Porto. This thesis aims to understand the perspective of the Portuguese headmasters and teachers concerning the impact of bureaucratic matters in the efficiency, efficacy and the effectivity of some educational processes in our school, more specifically the implementation of the Decree-Law number 54 and 55 from 2018. The thesis that we present focuses, specifically, on the perception of headmasters and teachers in Portuguese state schools about the impact of bureaucratic matters concerning the Degree-Law number 55/2018, July 6, on the effectivity of the internal assessment of the learning process of the students in the Mainland Portugal, retrieved with the previously mentioned inquiry via questionnaire in which teachers and headmasters from every county in mainland Portugal participated. Observations based on the obtain results lead us to conclude that the recent legal framework lead to more difficult working conditions since teachers have more difficulty in establishing direct contact with each other, leading to more meetings and paperwork, with a main focus on bureaucratic issues. They emphasize the different perceptions of principals and teachers, as well as the need to value formative assessment as the main assessment modality. Based on these conclusions, we conducted a SWOT analysis which worked as the basis for the construction of an intervention plan on the internal evaluation of the student learning process that aimed to, on one hand to ease the bureaucratic pressure, on the other to turn to a more effective way the internal evaluation of the student learning process.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoPereira, Paula Cristina RomãoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoOliveira, Alberto Manuel Piçarra de2022-07-27T10:59:57Z202220222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/20723TID:203044282porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-07T01:46:45Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/20723Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:40:49.085311Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A avaliação interna das aprendizagens dos alunos
Implementação do Decreto-Lei 55/2018. A perceção dos diretores e dos professores
title A avaliação interna das aprendizagens dos alunos
spellingShingle A avaliação interna das aprendizagens dos alunos
Oliveira, Alberto Manuel Piçarra de
Avaliação
Alunos
Decreto-lei n.º 55/2018
Burocracia
Evaluation
Students
Decree-Law No. 55/2018
Bureaucracy
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A avaliação interna das aprendizagens dos alunos
title_full A avaliação interna das aprendizagens dos alunos
title_fullStr A avaliação interna das aprendizagens dos alunos
title_full_unstemmed A avaliação interna das aprendizagens dos alunos
title_sort A avaliação interna das aprendizagens dos alunos
author Oliveira, Alberto Manuel Piçarra de
author_facet Oliveira, Alberto Manuel Piçarra de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Paula Cristina Romão
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Alberto Manuel Piçarra de
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Alunos
Decreto-lei n.º 55/2018
Burocracia
Evaluation
Students
Decree-Law No. 55/2018
Bureaucracy
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Avaliação
Alunos
Decreto-lei n.º 55/2018
Burocracia
Evaluation
Students
Decree-Law No. 55/2018
Bureaucracy
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Este estudo, está integrado num projeto alargado sobre burocracia docente em Portugal, aprovado pelo Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED), da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Este projeto visa conhecer as perceções dos diretores e dos professores portugueses sobre o impacto das questões burocráticas na eficiência, na eficácia e na efetividade de alguns processos educativos em curso nas nossas escolas, nomeadamente a implementação dos Decretos-Lei n.º54 e n.º55 de 2018. O estudo que apresentamos foca-se, especificamente, nas perceções dos diretores e dos professores das escolas públicas portuguesas sobre o impacto das questões burocráticas associadas ao Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho (DL 55/2018), na efetividade da avaliação interna das aprendizagens dos alunos em Portugal Continental, recolhidas através de um inquérito por questionário em que participaram professores e diretores de todos os distritos de Portugal continental. Com base nos resultados obtidos é desde logo possível concluir que o recente enquadramento legal tem dificultado o trabalho dos professores nas escolas pois vêemse confrontados com a dificuldade de estabelecer um fio condutor entre eles, verificandose um acréscimo de trabalho e de reuniões, o qual tem assumido um impacto ao nível das tarefas burocráticas. Ressaltam as diferentes perceções entre diretores e professores, bem como, a necessidade de valorizar a avaliação formativa enquanto principal modalidade de avaliação. Com base nas conclusões foi realizada uma análise SWOT que serviu de base à construção de um plano de intervenção ao nível da avaliação interna das aprendizagens dos alunos que tem como objetivos, por um lado aliviar a carga burocrática existente, por outro colocar de uma forma mais efetiva a avaliação interna dos alunos ao serviço das aprendizagens.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-27T10:59:57Z
2022
2022
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/20723
TID:203044282
url http://hdl.handle.net/10400.22/20723
identifier_str_mv TID:203044282
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131496367259648