O ensino da leitura literária na escola, em Portugal: do discurso oficial às práticas. Nuances: estudos sobre Educação.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Balça, Ângela
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Pires, Maria da Natividade
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/7115
Resumo: Neste artigo pretendemos dar uma panorâmica do ensino da leitura literária na escola, em Portugal. Centramo-nos, numa fase inicial, no discurso oficial, materializado nos inúmeros programas e iniciativas ministeriais - a Rede de Bibliotecas Escolares, o Plano Nacional de Leitura, o Programa Nacional de Ensino do Português e os atuais Programas do Ensino Básico – e nele vamos analisar como todas estas iniciativas se articulam no ensino da leitura e da formação de leitores literários. Posteriormente, passaremos deste discurso pedagógico oficial para a sua recontextualização na escola e nas salas de aula do 1.º ciclo do ensino básico. Neste ponto, vamos descrever as práticas articuladas ao texto literário, observadas pelas investigadoras, na condição de formadoras do Programa Nacional de Ensino do Português.
id RCAP_be73c886f40464f660c08db9ba2347d2
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/7115
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O ensino da leitura literária na escola, em Portugal: do discurso oficial às práticas. Nuances: estudos sobre Educação.Ensino da leitura literáriaProgramas escolaresPráticasNeste artigo pretendemos dar uma panorâmica do ensino da leitura literária na escola, em Portugal. Centramo-nos, numa fase inicial, no discurso oficial, materializado nos inúmeros programas e iniciativas ministeriais - a Rede de Bibliotecas Escolares, o Plano Nacional de Leitura, o Programa Nacional de Ensino do Português e os atuais Programas do Ensino Básico – e nele vamos analisar como todas estas iniciativas se articulam no ensino da leitura e da formação de leitores literários. Posteriormente, passaremos deste discurso pedagógico oficial para a sua recontextualização na escola e nas salas de aula do 1.º ciclo do ensino básico. Neste ponto, vamos descrever as práticas articuladas ao texto literário, observadas pelas investigadoras, na condição de formadoras do Programa Nacional de Ensino do Português.2013-01-08T11:44:54Z2013-01-082012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/7115http://hdl.handle.net/10174/7115porO ensino da leitura literária na escola, em Portugal: do discurso oficial às práticas. Nuances: estudos sobre Educação. Ano XVIII, v. 21, n.º22, p. 93-105, jan./abr.2012, UNESP.http://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/viewFile/1624/1560apb@uevora.ptnatividadepires@ipcb.pt229Balça, ÂngelaPires, Maria da Natividadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:47:05Zoai:dspace.uevora.pt:10174/7115Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:01:43.917723Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O ensino da leitura literária na escola, em Portugal: do discurso oficial às práticas. Nuances: estudos sobre Educação.
title O ensino da leitura literária na escola, em Portugal: do discurso oficial às práticas. Nuances: estudos sobre Educação.
spellingShingle O ensino da leitura literária na escola, em Portugal: do discurso oficial às práticas. Nuances: estudos sobre Educação.
Balça, Ângela
Ensino da leitura literária
Programas escolares
Práticas
title_short O ensino da leitura literária na escola, em Portugal: do discurso oficial às práticas. Nuances: estudos sobre Educação.
title_full O ensino da leitura literária na escola, em Portugal: do discurso oficial às práticas. Nuances: estudos sobre Educação.
title_fullStr O ensino da leitura literária na escola, em Portugal: do discurso oficial às práticas. Nuances: estudos sobre Educação.
title_full_unstemmed O ensino da leitura literária na escola, em Portugal: do discurso oficial às práticas. Nuances: estudos sobre Educação.
title_sort O ensino da leitura literária na escola, em Portugal: do discurso oficial às práticas. Nuances: estudos sobre Educação.
author Balça, Ângela
author_facet Balça, Ângela
Pires, Maria da Natividade
author_role author
author2 Pires, Maria da Natividade
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Balça, Ângela
Pires, Maria da Natividade
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da leitura literária
Programas escolares
Práticas
topic Ensino da leitura literária
Programas escolares
Práticas
description Neste artigo pretendemos dar uma panorâmica do ensino da leitura literária na escola, em Portugal. Centramo-nos, numa fase inicial, no discurso oficial, materializado nos inúmeros programas e iniciativas ministeriais - a Rede de Bibliotecas Escolares, o Plano Nacional de Leitura, o Programa Nacional de Ensino do Português e os atuais Programas do Ensino Básico – e nele vamos analisar como todas estas iniciativas se articulam no ensino da leitura e da formação de leitores literários. Posteriormente, passaremos deste discurso pedagógico oficial para a sua recontextualização na escola e nas salas de aula do 1.º ciclo do ensino básico. Neste ponto, vamos descrever as práticas articuladas ao texto literário, observadas pelas investigadoras, na condição de formadoras do Programa Nacional de Ensino do Português.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2013-01-08T11:44:54Z
2013-01-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/7115
http://hdl.handle.net/10174/7115
url http://hdl.handle.net/10174/7115
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv O ensino da leitura literária na escola, em Portugal: do discurso oficial às práticas. Nuances: estudos sobre Educação. Ano XVIII, v. 21, n.º22, p. 93-105, jan./abr.2012, UNESP.
http://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/viewFile/1624/1560
apb@uevora.pt
natividadepires@ipcb.pt
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136500695171072