As relações attachment-aversion no caso de marcas de distribuidor. Uma perspetiva de estudantes universitários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Carolina Costa
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/10173
Resumo: Dissertação de mestrado, Marketing, Faculdade de Economia, Universidade do Algarve, 2017
id RCAP_bea9207ea89113679d23cefbdb1550ee
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/10173
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As relações attachment-aversion no caso de marcas de distribuidor. Uma perspetiva de estudantes universitáriosBrand relationshipsRelações attachment-aversionMarcas de distribuidorDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoDissertação de mestrado, Marketing, Faculdade de Economia, Universidade do Algarve, 2017O presente trabalho de investigação, realizado no âmbito da dissertação de mestrado em Marketing pretende estudar o conceito attachment-aversion aplicado, no caso concreto, a três marcas distintas de dentífricos (uma marca líder e duas marcas de distribuidor), tendo como finalidade compreender o tipo de relações que os jovens universitários têm com as mesmas. O objetivo principal da pesquisa é caraterizar o relacionamento entre os estudantes universitários e as marcas de distribuidor, por comparação com- uma marca líder na mesma categoria de produtos, através da aplicação do modelo attachment-aversion (AA) do relacionamento entre o consumidor e as marcas, proposto por Park et al. (2013a). O protótipo da investigação foi desenvolvido com base em dois momentos principais, a recolha de dados secundários e a recolha de dados primários. A primeira etapa consistiu na revisão bibliográfica que permitiu caracterizar o estado de arte sobre o estudo da teoria da relação mais especificamente no caso do modelo attachment-aversion, o marketing de distribuição e as marcas de dentífricos. Numa fase posterior, foi aplicado um inquérito por questionário a uma amostra constituída por 361 alunos a frequentar o primeiro ciclo de estudos da Universidade do Algarve. Os resultados obtidos através das análises efetuadas validaram a possibilidade de adaptar a escala de Park et al. (2013a), nomeadamento no caso específico dos seguintes grupos: determinantes AA, as relações AA, a força motivacional e as intenções comportamentais.Guerreiro, ManuelaSapientiaNunes, Carolina Costa2017-11-10T09:29:08Z2017-07-1820162017-07-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/10173TID:201741857porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:21:46Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/10173Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:01:55.608187Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As relações attachment-aversion no caso de marcas de distribuidor. Uma perspetiva de estudantes universitários
title As relações attachment-aversion no caso de marcas de distribuidor. Uma perspetiva de estudantes universitários
spellingShingle As relações attachment-aversion no caso de marcas de distribuidor. Uma perspetiva de estudantes universitários
Nunes, Carolina Costa
Brand relationships
Relações attachment-aversion
Marcas de distribuidor
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short As relações attachment-aversion no caso de marcas de distribuidor. Uma perspetiva de estudantes universitários
title_full As relações attachment-aversion no caso de marcas de distribuidor. Uma perspetiva de estudantes universitários
title_fullStr As relações attachment-aversion no caso de marcas de distribuidor. Uma perspetiva de estudantes universitários
title_full_unstemmed As relações attachment-aversion no caso de marcas de distribuidor. Uma perspetiva de estudantes universitários
title_sort As relações attachment-aversion no caso de marcas de distribuidor. Uma perspetiva de estudantes universitários
author Nunes, Carolina Costa
author_facet Nunes, Carolina Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Guerreiro, Manuela
Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Carolina Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Brand relationships
Relações attachment-aversion
Marcas de distribuidor
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Brand relationships
Relações attachment-aversion
Marcas de distribuidor
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description Dissertação de mestrado, Marketing, Faculdade de Economia, Universidade do Algarve, 2017
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2017-11-10T09:29:08Z
2017-07-18
2017-07-18T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/10173
TID:201741857
url http://hdl.handle.net/10400.1/10173
identifier_str_mv TID:201741857
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133250177728512