As relações attachment-aversion no caso de marcas de distribuidor. Uma perspetiva de estudantes universitários
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/10173 |
Resumo: | Dissertação de mestrado, Marketing, Faculdade de Economia, Universidade do Algarve, 2017 |
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As relações attachment-aversion no caso de marcas de distribuidor. Uma perspetiva de estudantes universitáriosBrand relationshipsRelações attachment-aversionMarcas de distribuidorDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoDissertação de mestrado, Marketing, Faculdade de Economia, Universidade do Algarve, 2017O presente trabalho de investigação, realizado no âmbito da dissertação de mestrado em Marketing pretende estudar o conceito attachment-aversion aplicado, no caso concreto, a três marcas distintas de dentífricos (uma marca líder e duas marcas de distribuidor), tendo como finalidade compreender o tipo de relações que os jovens universitários têm com as mesmas. O objetivo principal da pesquisa é caraterizar o relacionamento entre os estudantes universitários e as marcas de distribuidor, por comparação com- uma marca líder na mesma categoria de produtos, através da aplicação do modelo attachment-aversion (AA) do relacionamento entre o consumidor e as marcas, proposto por Park et al. (2013a). O protótipo da investigação foi desenvolvido com base em dois momentos principais, a recolha de dados secundários e a recolha de dados primários. A primeira etapa consistiu na revisão bibliográfica que permitiu caracterizar o estado de arte sobre o estudo da teoria da relação mais especificamente no caso do modelo attachment-aversion, o marketing de distribuição e as marcas de dentífricos. Numa fase posterior, foi aplicado um inquérito por questionário a uma amostra constituída por 361 alunos a frequentar o primeiro ciclo de estudos da Universidade do Algarve. Os resultados obtidos através das análises efetuadas validaram a possibilidade de adaptar a escala de Park et al. (2013a), nomeadamento no caso específico dos seguintes grupos: determinantes AA, as relações AA, a força motivacional e as intenções comportamentais.Guerreiro, ManuelaSapientiaNunes, Carolina Costa2017-11-10T09:29:08Z2017-07-1820162017-07-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/10173TID:201741857porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:21:46Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/10173Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:01:55.608187Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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