Expressar as emoções através da arte: reflexões em torno de uma intervenção desenvolvida numa escola do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Ana Beatriz Pinheiro
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/41014
Resumo: O presente relatório integra um projeto realizado numa turma de 1º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa, inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico. A pergunta de partida do projeto intitulado “As emoções através da arte” foi “de que modo é que a arte influencia as emoções de crianças do 3º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico?”, tendo como objetivos os seguintes: i) desenvolver a sensibilidade das crianças para o mundo à sua volta; ii) utilizar a arte para as crianças perceberem e expressarem as próprias emoções; iii) orientar as crianças para a reflexão e compreensão das próprias emoções; iv) proporcionar o contacto com obras de arte. O relatório está dividido em quatro partes fundamentais: Contextualização e Pertinência do Estudo, Enquadramento Teórico, Enquadramento Empírico e Reflexões em torno de uma Experiência. O projeto foi realizado com uma turma de 3º ano do 1º Ciclo de Ensino Básico, numa escola em Coimbra, através de uma investigação de caráter qualitativo, pelo que os métodos e instrumentos de recolha de dados resultaram, essencialmente, da participação ativa no contexto. O estudo partiu de dois motivos: 1) um dos grandes interesses da turma eram as artes visuais; 2) tanto o tema das emoções, como o tema das artes eram pouco explorados na turma. A recolha de dados foi feita através da observação participante, notas de campo, fotografias e vídeos e folhas de registo preenchidas pelos alunos. As atividades desenvolvidas possibilitaram aprendizagens ativas e integradas no currículo do 1.º Ciclo do Ensino Básico, tendo os resultados mostrado a necessidade de projetos deste género na turma, bem como uma evolução na compreensão de conceitos como emoções, obra de arte e expressão.
id RCAP_beb0c12af62b51feb6bed595d8177ff9
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/41014
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Expressar as emoções através da arte: reflexões em torno de uma intervenção desenvolvida numa escola do ensino básicoEnsino Básico 1º CicloArteEmoçõesEducação Pela ArteInteligência EmocionalExpressões ArtísticasO presente relatório integra um projeto realizado numa turma de 1º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa, inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico. A pergunta de partida do projeto intitulado “As emoções através da arte” foi “de que modo é que a arte influencia as emoções de crianças do 3º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico?”, tendo como objetivos os seguintes: i) desenvolver a sensibilidade das crianças para o mundo à sua volta; ii) utilizar a arte para as crianças perceberem e expressarem as próprias emoções; iii) orientar as crianças para a reflexão e compreensão das próprias emoções; iv) proporcionar o contacto com obras de arte. O relatório está dividido em quatro partes fundamentais: Contextualização e Pertinência do Estudo, Enquadramento Teórico, Enquadramento Empírico e Reflexões em torno de uma Experiência. O projeto foi realizado com uma turma de 3º ano do 1º Ciclo de Ensino Básico, numa escola em Coimbra, através de uma investigação de caráter qualitativo, pelo que os métodos e instrumentos de recolha de dados resultaram, essencialmente, da participação ativa no contexto. O estudo partiu de dois motivos: 1) um dos grandes interesses da turma eram as artes visuais; 2) tanto o tema das emoções, como o tema das artes eram pouco explorados na turma. A recolha de dados foi feita através da observação participante, notas de campo, fotografias e vídeos e folhas de registo preenchidas pelos alunos. As atividades desenvolvidas possibilitaram aprendizagens ativas e integradas no currículo do 1.º Ciclo do Ensino Básico, tendo os resultados mostrado a necessidade de projetos deste género na turma, bem como uma evolução na compreensão de conceitos como emoções, obra de arte e expressão.Baptista, Maria Madalena Belo da Silveira, 1963-Repositório ComumFerreira, Ana Beatriz Pinheiro2022-06-09T12:29:45Z2022-01-01T00:00:00Z2022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/41014203023757porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:42:00Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/41014Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:17:37.894287Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Expressar as emoções através da arte: reflexões em torno de uma intervenção desenvolvida numa escola do ensino básico
title Expressar as emoções através da arte: reflexões em torno de uma intervenção desenvolvida numa escola do ensino básico
spellingShingle Expressar as emoções através da arte: reflexões em torno de uma intervenção desenvolvida numa escola do ensino básico
Ferreira, Ana Beatriz Pinheiro
Ensino Básico 1º Ciclo
Arte
Emoções
Educação Pela Arte
Inteligência Emocional
Expressões Artísticas
title_short Expressar as emoções através da arte: reflexões em torno de uma intervenção desenvolvida numa escola do ensino básico
title_full Expressar as emoções através da arte: reflexões em torno de uma intervenção desenvolvida numa escola do ensino básico
title_fullStr Expressar as emoções através da arte: reflexões em torno de uma intervenção desenvolvida numa escola do ensino básico
title_full_unstemmed Expressar as emoções através da arte: reflexões em torno de uma intervenção desenvolvida numa escola do ensino básico
title_sort Expressar as emoções através da arte: reflexões em torno de uma intervenção desenvolvida numa escola do ensino básico
author Ferreira, Ana Beatriz Pinheiro
author_facet Ferreira, Ana Beatriz Pinheiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Baptista, Maria Madalena Belo da Silveira, 1963-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Ana Beatriz Pinheiro
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Básico 1º Ciclo
Arte
Emoções
Educação Pela Arte
Inteligência Emocional
Expressões Artísticas
topic Ensino Básico 1º Ciclo
Arte
Emoções
Educação Pela Arte
Inteligência Emocional
Expressões Artísticas
description O presente relatório integra um projeto realizado numa turma de 1º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa, inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico. A pergunta de partida do projeto intitulado “As emoções através da arte” foi “de que modo é que a arte influencia as emoções de crianças do 3º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico?”, tendo como objetivos os seguintes: i) desenvolver a sensibilidade das crianças para o mundo à sua volta; ii) utilizar a arte para as crianças perceberem e expressarem as próprias emoções; iii) orientar as crianças para a reflexão e compreensão das próprias emoções; iv) proporcionar o contacto com obras de arte. O relatório está dividido em quatro partes fundamentais: Contextualização e Pertinência do Estudo, Enquadramento Teórico, Enquadramento Empírico e Reflexões em torno de uma Experiência. O projeto foi realizado com uma turma de 3º ano do 1º Ciclo de Ensino Básico, numa escola em Coimbra, através de uma investigação de caráter qualitativo, pelo que os métodos e instrumentos de recolha de dados resultaram, essencialmente, da participação ativa no contexto. O estudo partiu de dois motivos: 1) um dos grandes interesses da turma eram as artes visuais; 2) tanto o tema das emoções, como o tema das artes eram pouco explorados na turma. A recolha de dados foi feita através da observação participante, notas de campo, fotografias e vídeos e folhas de registo preenchidas pelos alunos. As atividades desenvolvidas possibilitaram aprendizagens ativas e integradas no currículo do 1.º Ciclo do Ensino Básico, tendo os resultados mostrado a necessidade de projetos deste género na turma, bem como uma evolução na compreensão de conceitos como emoções, obra de arte e expressão.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-09T12:29:45Z
2022-01-01T00:00:00Z
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/41014
203023757
url http://hdl.handle.net/10400.26/41014
identifier_str_mv 203023757
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130038619078656