Expressar as emoções através da arte: reflexões em torno de uma intervenção desenvolvida numa escola do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/41014 |
Resumo: | O presente relatório integra um projeto realizado numa turma de 1º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa, inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico. A pergunta de partida do projeto intitulado “As emoções através da arte” foi “de que modo é que a arte influencia as emoções de crianças do 3º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico?”, tendo como objetivos os seguintes: i) desenvolver a sensibilidade das crianças para o mundo à sua volta; ii) utilizar a arte para as crianças perceberem e expressarem as próprias emoções; iii) orientar as crianças para a reflexão e compreensão das próprias emoções; iv) proporcionar o contacto com obras de arte. O relatório está dividido em quatro partes fundamentais: Contextualização e Pertinência do Estudo, Enquadramento Teórico, Enquadramento Empírico e Reflexões em torno de uma Experiência. O projeto foi realizado com uma turma de 3º ano do 1º Ciclo de Ensino Básico, numa escola em Coimbra, através de uma investigação de caráter qualitativo, pelo que os métodos e instrumentos de recolha de dados resultaram, essencialmente, da participação ativa no contexto. O estudo partiu de dois motivos: 1) um dos grandes interesses da turma eram as artes visuais; 2) tanto o tema das emoções, como o tema das artes eram pouco explorados na turma. A recolha de dados foi feita através da observação participante, notas de campo, fotografias e vídeos e folhas de registo preenchidas pelos alunos. As atividades desenvolvidas possibilitaram aprendizagens ativas e integradas no currículo do 1.º Ciclo do Ensino Básico, tendo os resultados mostrado a necessidade de projetos deste género na turma, bem como uma evolução na compreensão de conceitos como emoções, obra de arte e expressão. |
id |
RCAP_beb0c12af62b51feb6bed595d8177ff9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/41014 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Expressar as emoções através da arte: reflexões em torno de uma intervenção desenvolvida numa escola do ensino básicoEnsino Básico 1º CicloArteEmoçõesEducação Pela ArteInteligência EmocionalExpressões ArtísticasO presente relatório integra um projeto realizado numa turma de 1º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa, inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico. A pergunta de partida do projeto intitulado “As emoções através da arte” foi “de que modo é que a arte influencia as emoções de crianças do 3º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico?”, tendo como objetivos os seguintes: i) desenvolver a sensibilidade das crianças para o mundo à sua volta; ii) utilizar a arte para as crianças perceberem e expressarem as próprias emoções; iii) orientar as crianças para a reflexão e compreensão das próprias emoções; iv) proporcionar o contacto com obras de arte. O relatório está dividido em quatro partes fundamentais: Contextualização e Pertinência do Estudo, Enquadramento Teórico, Enquadramento Empírico e Reflexões em torno de uma Experiência. O projeto foi realizado com uma turma de 3º ano do 1º Ciclo de Ensino Básico, numa escola em Coimbra, através de uma investigação de caráter qualitativo, pelo que os métodos e instrumentos de recolha de dados resultaram, essencialmente, da participação ativa no contexto. O estudo partiu de dois motivos: 1) um dos grandes interesses da turma eram as artes visuais; 2) tanto o tema das emoções, como o tema das artes eram pouco explorados na turma. A recolha de dados foi feita através da observação participante, notas de campo, fotografias e vídeos e folhas de registo preenchidas pelos alunos. As atividades desenvolvidas possibilitaram aprendizagens ativas e integradas no currículo do 1.º Ciclo do Ensino Básico, tendo os resultados mostrado a necessidade de projetos deste género na turma, bem como uma evolução na compreensão de conceitos como emoções, obra de arte e expressão.Baptista, Maria Madalena Belo da Silveira, 1963-Repositório ComumFerreira, Ana Beatriz Pinheiro2022-06-09T12:29:45Z2022-01-01T00:00:00Z2022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/41014203023757porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:42:00Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/41014Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:17:37.894287Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Expressar as emoções através da arte: reflexões em torno de uma intervenção desenvolvida numa escola do ensino básico |
title |
Expressar as emoções através da arte: reflexões em torno de uma intervenção desenvolvida numa escola do ensino básico |
spellingShingle |
Expressar as emoções através da arte: reflexões em torno de uma intervenção desenvolvida numa escola do ensino básico Ferreira, Ana Beatriz Pinheiro Ensino Básico 1º Ciclo Arte Emoções Educação Pela Arte Inteligência Emocional Expressões Artísticas |
title_short |
Expressar as emoções através da arte: reflexões em torno de uma intervenção desenvolvida numa escola do ensino básico |
title_full |
Expressar as emoções através da arte: reflexões em torno de uma intervenção desenvolvida numa escola do ensino básico |
title_fullStr |
Expressar as emoções através da arte: reflexões em torno de uma intervenção desenvolvida numa escola do ensino básico |
title_full_unstemmed |
Expressar as emoções através da arte: reflexões em torno de uma intervenção desenvolvida numa escola do ensino básico |
title_sort |
Expressar as emoções através da arte: reflexões em torno de uma intervenção desenvolvida numa escola do ensino básico |
author |
Ferreira, Ana Beatriz Pinheiro |
author_facet |
Ferreira, Ana Beatriz Pinheiro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Baptista, Maria Madalena Belo da Silveira, 1963- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Ana Beatriz Pinheiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Básico 1º Ciclo Arte Emoções Educação Pela Arte Inteligência Emocional Expressões Artísticas |
topic |
Ensino Básico 1º Ciclo Arte Emoções Educação Pela Arte Inteligência Emocional Expressões Artísticas |
description |
O presente relatório integra um projeto realizado numa turma de 1º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa, inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico. A pergunta de partida do projeto intitulado “As emoções através da arte” foi “de que modo é que a arte influencia as emoções de crianças do 3º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico?”, tendo como objetivos os seguintes: i) desenvolver a sensibilidade das crianças para o mundo à sua volta; ii) utilizar a arte para as crianças perceberem e expressarem as próprias emoções; iii) orientar as crianças para a reflexão e compreensão das próprias emoções; iv) proporcionar o contacto com obras de arte. O relatório está dividido em quatro partes fundamentais: Contextualização e Pertinência do Estudo, Enquadramento Teórico, Enquadramento Empírico e Reflexões em torno de uma Experiência. O projeto foi realizado com uma turma de 3º ano do 1º Ciclo de Ensino Básico, numa escola em Coimbra, através de uma investigação de caráter qualitativo, pelo que os métodos e instrumentos de recolha de dados resultaram, essencialmente, da participação ativa no contexto. O estudo partiu de dois motivos: 1) um dos grandes interesses da turma eram as artes visuais; 2) tanto o tema das emoções, como o tema das artes eram pouco explorados na turma. A recolha de dados foi feita através da observação participante, notas de campo, fotografias e vídeos e folhas de registo preenchidas pelos alunos. As atividades desenvolvidas possibilitaram aprendizagens ativas e integradas no currículo do 1.º Ciclo do Ensino Básico, tendo os resultados mostrado a necessidade de projetos deste género na turma, bem como uma evolução na compreensão de conceitos como emoções, obra de arte e expressão. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-09T12:29:45Z 2022-01-01T00:00:00Z 2022-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/41014 203023757 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/41014 |
identifier_str_mv |
203023757 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130038619078656 |