O impacto da aprendizagem cooperativa no desenvolvimento de competências argumentativas em alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rui Filipe Teixeira da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/11528
Resumo: A sociedade atual obriga a que os cidadãos sejam capazes de lidar com os diversos problemas e situações do cotidiano, que são cada vez mais diversos e complexos, para isso, é necessário que os alunos adquiram competências de pensamento crítico, como a argumentação. A argumentação é uma das competências previstas no documento Perfil dos Alunos à saída da escolaridade obrigatória, a ser desenvolvida pelos alunos dos vários níveis de ensino. A par disso, o desenvolvimento de competências sociais está também contemplado no referido documento. De forma a desenvolver as competências referidas podemos recorrer à aprendizagem cooperativa, uma vez que esta é uma das estratégias referidas na literatura especializada como mais eficazes, quer na promoção das competências interpessoais quer no desenvolvimento do pensamento crítico, nomeadamente nas capacidades de argumentação, dado que possibilita aos alunos que alcancem níveis elevados de pensamento pelo facto de permitir que se envolvam em discussões e controlem de forma permanente a sua aprendizagem. Este estudo visa demonstrar que a aprendizagem cooperativa se apresenta como uma ferramenta facilitadora do desenvolvimento/aquisição das capacidades argumentativas nos alunos 2.º ciclo do ensino básico. O objetivo que se pretende alcançar é avaliar se há diferenças significativas no desenvolvimento de capacidades argumentativas entre os alunos ensinados com a aprendizagem cooperativa e alunos ensinados com estratégias mais tradicionais de ensino. Nesse sentido, numa das turmas – turma experimental – foram realizadas atividades com recurso à aprendizagem cooperativa, enquanto que a turma de controlo foi sujeita a um ensino tradicional. Os participantes foram alunos de duas turmas do 6.º ano de escolaridade. O desenvolvimento das capacidades argumentativas dos alunos foi avaliado em pré e pós -teste, com uma prova com itens de seleção (itens de correspondência) itens de construção (itens de resposta extensa). Os resultados obtidos em ambas as turmas parecem permitir concluir que a utilização da aprendizagem cooperativa, comparativamente com uma metodologia mais tradicional, se revelou eficaz no desenvolvimento das capacidades argumentativas.
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De forma a desenvolver as competências referidas podemos recorrer à aprendizagem cooperativa, uma vez que esta é uma das estratégias referidas na literatura especializada como mais eficazes, quer na promoção das competências interpessoais quer no desenvolvimento do pensamento crítico, nomeadamente nas capacidades de argumentação, dado que possibilita aos alunos que alcancem níveis elevados de pensamento pelo facto de permitir que se envolvam em discussões e controlem de forma permanente a sua aprendizagem. Este estudo visa demonstrar que a aprendizagem cooperativa se apresenta como uma ferramenta facilitadora do desenvolvimento/aquisição das capacidades argumentativas nos alunos 2.º ciclo do ensino básico. O objetivo que se pretende alcançar é avaliar se há diferenças significativas no desenvolvimento de capacidades argumentativas entre os alunos ensinados com a aprendizagem cooperativa e alunos ensinados com estratégias mais tradicionais de ensino. Nesse sentido, numa das turmas – turma experimental – foram realizadas atividades com recurso à aprendizagem cooperativa, enquanto que a turma de controlo foi sujeita a um ensino tradicional. Os participantes foram alunos de duas turmas do 6.º ano de escolaridade. O desenvolvimento das capacidades argumentativas dos alunos foi avaliado em pré e pós -teste, com uma prova com itens de seleção (itens de correspondência) itens de construção (itens de resposta extensa). Os resultados obtidos em ambas as turmas parecem permitir concluir que a utilização da aprendizagem cooperativa, comparativamente com uma metodologia mais tradicional, se revelou eficaz no desenvolvimento das capacidades argumentativas.Today's society requires citizens to be able to deal with the various problems and situations of everyday life, which are increasingly diverse and complex, for this, it is necessary that students acquire critical thinking skills, such as argumentation. Argumentation is one of the competencies foreseen in the document Profile of Students at the end of compulsory schooling, to be developed by students at the various levels of education. In addition, the development of social skills is also included in the aforementioned document. In order to develop these skills we can use cooperative learning, since it is one of the strategies referred to in specialized literature as most effective, both in the promotion of interpersonal skills and in the development of critical thinking, particularly in argumentation skills, as it enables students to reach high levels of thinking by allowing them to engage in discussions and to permanently control their learning. This study aims to demonstrate that cooperative learning is a tool that facilitates the development/acquisition of argumentative skills in 2nd cycle students. The goal is to assess whether there are significant differences in the development of argumentative skills between students taught with cooperative learning and students taught with more traditional teaching strategies. In this sense, in one of the classes - the experimental class - activities were carried out using cooperative learning, while the control class was subjected to traditional teaching. The participants were students from two 6th grade classes. The development of students' argumentative skills will be assessed in pre and post-test, with a test with selection items (matching items) and construction items (extended response items). The results obtained in both classes seem to allow the conclusion that the use of cooperative learning, compared to a more traditional methodology, has proven effective in developing argumentative skills.2023-04-24T14:43:13Z2022-12-15T00:00:00Z2022-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/11528porSilva, Rui Filipe Teixeira dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:32:11Zoai:repositorio.utad.pt:10348/11528Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:00:47.152647Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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