Potencialidades e limites das funções supervsivas do coordenador de departamento: um estudo de caso.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/918 |
Resumo: | Ser professor exige uma sólida formação a vários níveis: não só em termos de conteúdos científicos próprios da disciplina, mas também didáticos. Analisámos três modelos de profissionalidade docente: o professor como profissional técnico (prevalecem as funções de execução em detrimento das de planeamento e conceção), como profissional reflexivo (aquele que reflete, pensa sobr e a sua prática) e como intelectual crítico (centra-se na pessoa enquanto elemento que poderá transformar a sociedade: exige que os professores se convertam em intelectuais transformadores) Tendo em conta as alterações verificadas na avaliação de desempenho docente, a supervisão tem vindo a conhecer um destaque nunca visto. Referimos alguns conceitos e estratégias de supervisão. Referimo-nos às funções e competências do supervisor. Referimos alguns obstáculos à supervisão. O balanço que fazemos deste trabalho é francamente positivo, já que nos permitiu aprofundar conhecimentos sobre a supervisão pedagógica e a verificá- los de forma empírica. Os conhecimentos adquiridos e solidificados ajudar-nos-ão a encarar melhor os novos desafios decorrentes dessa realidade. |
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