A Supervisão de Estudantes de Enfermagem em Ensino Clínico: contributo dos Enfermeiros Supervisores para o processo de ensino-aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Teresa Ferreira da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/46724
Resumo: Este estudo incide na área da formação em Enfermagem, em concreto, na supervisão em Ensino Clínico de Enfermagem. Como objetivo geral, pretende-se refletir sobre a qualidade da supervisão clínica em Enfermagem, em contexto de Ensino Clínico, nomeadamente no contributo dos Enfermeiros supervisores para a aprendizagem dos estudantes. Este trabalho encontra-se estruturado em três partes. Primeiro, um enquadramento teórico que reflete as palavras-chave do estudo; de seguida, o estudo empírico da investigação, com a descrição e análise dos resultados; por fim, conclui-se o estudo com recomendações para a qualidade do processo de supervisão clínica e para futuras investigações. Recorreu-se a uma metodologia qualitativa e desenvolveu-se um estudo exploratório-descritivo, com o objetivo de explorar e descrever o fenómeno da supervisão clínica em Enfermagem, na perspetiva de Enfermeiros supervisores e estudantes de Enfermagem, os principais intervenientes no processo. Desta forma, foram realizadas entrevistas a Enfermeiros supervisores e a estudantes da licenciatura em Enfermagem, para conhecer não só o papel, a importância e as competências/estratégias do Enfermeiro supervisor, mas também as necessidades e as dificuldades sentidas, assim como as aprendizagens e as dificuldades do estudante recolhendo, ainda, sugestões de melhoria para a qualidade do processo de ensino-aprendizagem. Os dados obtidos foram organizados e submetidos a uma análise de conteúdo. Esta análise foi organizada em categorias, sub-categorias e indicadores, associados a unidades de registo. Os resultados revelam que o papel do Enfermeiro supervisor em Ensino Clínico é fundamental e influencia positivamente a aprendizagem dos estudantes. Os participantes consideram a supervisão clínica essencial para o desenvolvimento de competências, e para um contacto com a prática e a realidade da Enfermagem. Para se potenciar essa aprendizagem, é essencial que o supervisor possua competências e estratégias de supervisão. Os Enfermeiros supervisores e os estudantes de Enfermagem apresentam dificuldades e necessidades que influenciam o processo de ensino-aprendizagem, pelo que se apresentam propostas para a melhoria da qualidade da supervisão em Ensino Clínico.
id RCAP_bf6fac452928f833871c2ef243b14e53
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/46724
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Supervisão de Estudantes de Enfermagem em Ensino Clínico: contributo dos Enfermeiros Supervisores para o processo de ensino-aprendizagemSupervisão Clínica em EnfermagemEnsino Clínico de EnfermagemCompetências do Enfermeiro SupervisorEnfermeiro SupervisorEstudante de Enfermagem; Formação em Enfermagem em PortugalClinical Nursing SupervisionNursing Clinical TeachingNurse Supervisor CompetencieNurse SupervisorNursing StudentPortugal Nursing EducationEste estudo incide na área da formação em Enfermagem, em concreto, na supervisão em Ensino Clínico de Enfermagem. Como objetivo geral, pretende-se refletir sobre a qualidade da supervisão clínica em Enfermagem, em contexto de Ensino Clínico, nomeadamente no contributo dos Enfermeiros supervisores para a aprendizagem dos estudantes. Este trabalho encontra-se estruturado em três partes. Primeiro, um enquadramento teórico que reflete as palavras-chave do estudo; de seguida, o estudo empírico da investigação, com a descrição e análise dos resultados; por fim, conclui-se o estudo com recomendações para a qualidade do processo de supervisão clínica e para futuras investigações. Recorreu-se a uma metodologia qualitativa e desenvolveu-se um estudo exploratório-descritivo, com o objetivo de explorar e descrever o fenómeno da supervisão clínica em Enfermagem, na perspetiva de Enfermeiros supervisores e estudantes de Enfermagem, os principais intervenientes no processo. Desta forma, foram realizadas entrevistas a Enfermeiros supervisores e a estudantes da licenciatura em Enfermagem, para conhecer não só o papel, a importância e as competências/estratégias do Enfermeiro supervisor, mas também as necessidades e as dificuldades sentidas, assim como as aprendizagens e as dificuldades do estudante recolhendo, ainda, sugestões de melhoria para a qualidade do processo de ensino-aprendizagem. Os dados obtidos foram organizados e submetidos a uma análise de conteúdo. Esta análise foi organizada em categorias, sub-categorias e indicadores, associados a unidades de registo. Os resultados revelam que o papel do Enfermeiro supervisor em Ensino Clínico é fundamental e influencia positivamente a aprendizagem dos estudantes. Os participantes consideram a supervisão clínica essencial para o desenvolvimento de competências, e para um contacto com a prática e a realidade da Enfermagem. Para se potenciar essa aprendizagem, é essencial que o supervisor possua competências e estratégias de supervisão. Os Enfermeiros supervisores e os estudantes de Enfermagem apresentam dificuldades e necessidades que influenciam o processo de ensino-aprendizagem, pelo que se apresentam propostas para a melhoria da qualidade da supervisão em Ensino Clínico.This study focuses on nursing education, specifically, on nursing students’ clinical supervision. The main purpose is to reflect about the quality of clinical nursing supervision, particularly, the contribution of the nurse supervisor to student’s learning. This paper is structured in three parts. It begins with a theoretical framework that reflects the key words of the study; followed by the empirical phase of the research, with the description and analysis of the results; finally, the study is concluded, with recommendations for the quality of clinical supervision and future research. It was developed a descriptive exploratory study, which aims to explore and describe the phenomenon of clinical nursing supervision, from the perspective of nursing supervisors and nursing students, the main actors in the process. In this way, interviews to nurse supervisors and nursing students were carried out, with the objective of knowing not only the role, the importance and the competencies/strategies of the nurse supervisor, but also the needs and the difficulties felt, as well the student's learnings and difficulties, gathering suggestions to improve this teaching-learning process. The data obtained were organized and submitted to a content analysis. This analysis was organized into categories, subcategories and indicators associated to registration units. The results reveal that the supervisory role in clinical teaching is fundamental and has a positive influence on student learning. Participants consider clinical supervision essential for the development of skills, and for a contact with the practice and reality of nursing. To enhance this learning, it is essential that the supervisor has supervisory competencies and strategies. Nurse supervisors and nursing students have difficulties and needs that influence the teaching-learning process, so improving recommendations for the quality of nursing clinical teaching are proposed.Silva, Maria do Carmo Vieira daRUNSilva, Ana Teresa Ferreira da2018-09-17T08:38:00Z2018-06-252018-04-132018-06-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/46724TID:201951959porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:24:31Zoai:run.unl.pt:10362/46724Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:32:00.283849Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Supervisão de Estudantes de Enfermagem em Ensino Clínico: contributo dos Enfermeiros Supervisores para o processo de ensino-aprendizagem
title A Supervisão de Estudantes de Enfermagem em Ensino Clínico: contributo dos Enfermeiros Supervisores para o processo de ensino-aprendizagem
spellingShingle A Supervisão de Estudantes de Enfermagem em Ensino Clínico: contributo dos Enfermeiros Supervisores para o processo de ensino-aprendizagem
Silva, Ana Teresa Ferreira da
Supervisão Clínica em Enfermagem
Ensino Clínico de Enfermagem
Competências do Enfermeiro Supervisor
Enfermeiro Supervisor
Estudante de Enfermagem; Formação em Enfermagem em Portugal
Clinical Nursing Supervision
Nursing Clinical Teaching
Nurse Supervisor Competencie
Nurse Supervisor
Nursing Student
Portugal Nursing Education
title_short A Supervisão de Estudantes de Enfermagem em Ensino Clínico: contributo dos Enfermeiros Supervisores para o processo de ensino-aprendizagem
title_full A Supervisão de Estudantes de Enfermagem em Ensino Clínico: contributo dos Enfermeiros Supervisores para o processo de ensino-aprendizagem
title_fullStr A Supervisão de Estudantes de Enfermagem em Ensino Clínico: contributo dos Enfermeiros Supervisores para o processo de ensino-aprendizagem
title_full_unstemmed A Supervisão de Estudantes de Enfermagem em Ensino Clínico: contributo dos Enfermeiros Supervisores para o processo de ensino-aprendizagem
title_sort A Supervisão de Estudantes de Enfermagem em Ensino Clínico: contributo dos Enfermeiros Supervisores para o processo de ensino-aprendizagem
author Silva, Ana Teresa Ferreira da
author_facet Silva, Ana Teresa Ferreira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Maria do Carmo Vieira da
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ana Teresa Ferreira da
dc.subject.por.fl_str_mv Supervisão Clínica em Enfermagem
Ensino Clínico de Enfermagem
Competências do Enfermeiro Supervisor
Enfermeiro Supervisor
Estudante de Enfermagem; Formação em Enfermagem em Portugal
Clinical Nursing Supervision
Nursing Clinical Teaching
Nurse Supervisor Competencie
Nurse Supervisor
Nursing Student
Portugal Nursing Education
topic Supervisão Clínica em Enfermagem
Ensino Clínico de Enfermagem
Competências do Enfermeiro Supervisor
Enfermeiro Supervisor
Estudante de Enfermagem; Formação em Enfermagem em Portugal
Clinical Nursing Supervision
Nursing Clinical Teaching
Nurse Supervisor Competencie
Nurse Supervisor
Nursing Student
Portugal Nursing Education
description Este estudo incide na área da formação em Enfermagem, em concreto, na supervisão em Ensino Clínico de Enfermagem. Como objetivo geral, pretende-se refletir sobre a qualidade da supervisão clínica em Enfermagem, em contexto de Ensino Clínico, nomeadamente no contributo dos Enfermeiros supervisores para a aprendizagem dos estudantes. Este trabalho encontra-se estruturado em três partes. Primeiro, um enquadramento teórico que reflete as palavras-chave do estudo; de seguida, o estudo empírico da investigação, com a descrição e análise dos resultados; por fim, conclui-se o estudo com recomendações para a qualidade do processo de supervisão clínica e para futuras investigações. Recorreu-se a uma metodologia qualitativa e desenvolveu-se um estudo exploratório-descritivo, com o objetivo de explorar e descrever o fenómeno da supervisão clínica em Enfermagem, na perspetiva de Enfermeiros supervisores e estudantes de Enfermagem, os principais intervenientes no processo. Desta forma, foram realizadas entrevistas a Enfermeiros supervisores e a estudantes da licenciatura em Enfermagem, para conhecer não só o papel, a importância e as competências/estratégias do Enfermeiro supervisor, mas também as necessidades e as dificuldades sentidas, assim como as aprendizagens e as dificuldades do estudante recolhendo, ainda, sugestões de melhoria para a qualidade do processo de ensino-aprendizagem. Os dados obtidos foram organizados e submetidos a uma análise de conteúdo. Esta análise foi organizada em categorias, sub-categorias e indicadores, associados a unidades de registo. Os resultados revelam que o papel do Enfermeiro supervisor em Ensino Clínico é fundamental e influencia positivamente a aprendizagem dos estudantes. Os participantes consideram a supervisão clínica essencial para o desenvolvimento de competências, e para um contacto com a prática e a realidade da Enfermagem. Para se potenciar essa aprendizagem, é essencial que o supervisor possua competências e estratégias de supervisão. Os Enfermeiros supervisores e os estudantes de Enfermagem apresentam dificuldades e necessidades que influenciam o processo de ensino-aprendizagem, pelo que se apresentam propostas para a melhoria da qualidade da supervisão em Ensino Clínico.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-17T08:38:00Z
2018-06-25
2018-04-13
2018-06-25T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/46724
TID:201951959
url http://hdl.handle.net/10362/46724
identifier_str_mv TID:201951959
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137942021603328