O papel do professor, na aprendizagem de crianças com perturbação de hiperatividade e défice de atenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gameiro, Adelaide Margarida Ferreira Pereira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/11904
Resumo: O presente projeto partiu da problemática relacionada com a Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção. Como professores, julgamos importante refletir e investigar sobre estas áreas, bem comoas dificuldades que lhes estão subjacentes. Através da reflexão e investigação, pretendemos descobrir fundamentos, causas, perspetivase estratégias a desenvolver nas nossas práticas com o fim último de proporcionar o sucesso educativo dos nossos alunos, bem como a promoção de uma autoestima que proporcione uma sólida construção das suas personalidades. O nosso estudo teve como ponto de partida um estudo sobre umaluno com PHDA em contexto de comorbidade. O aluno revela uma alteração estrutural do cromossoma 10. Num primeiro momento analisamos as perspetivas e expetativas dos pais e do aluno. Verificámos quais as características e necessidades do aluno no sentido de maximizar as suas potencialidades e desenvolver as suas áreas menos fortes, de forma a levar a uma inclusão e integração plenas na comunidade envolvente. Com o presente trabalho, não tivemos a pretensão de estudar profundamente todas as questões relacionadas com a Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção, mas contribuir, de forma modesta, para um melhor conhecimento do caso estudado, em benefício dos êxitos escolares, pessoais e profissionais de todas ascrianças e jovens.
id RCAP_bf8d177c2c48766711f9563e65390d8d
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/11904
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel do professor, na aprendizagem de crianças com perturbação de hiperatividade e défice de atençãoHiperatividadeDéfice de AtençãoEducação EspecialPapel do ProfessorPerturbações da AtençãoEstratégias da AprendizagemO presente projeto partiu da problemática relacionada com a Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção. Como professores, julgamos importante refletir e investigar sobre estas áreas, bem comoas dificuldades que lhes estão subjacentes. Através da reflexão e investigação, pretendemos descobrir fundamentos, causas, perspetivase estratégias a desenvolver nas nossas práticas com o fim último de proporcionar o sucesso educativo dos nossos alunos, bem como a promoção de uma autoestima que proporcione uma sólida construção das suas personalidades. O nosso estudo teve como ponto de partida um estudo sobre umaluno com PHDA em contexto de comorbidade. O aluno revela uma alteração estrutural do cromossoma 10. Num primeiro momento analisamos as perspetivas e expetativas dos pais e do aluno. Verificámos quais as características e necessidades do aluno no sentido de maximizar as suas potencialidades e desenvolver as suas áreas menos fortes, de forma a levar a uma inclusão e integração plenas na comunidade envolvente. Com o presente trabalho, não tivemos a pretensão de estudar profundamente todas as questões relacionadas com a Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção, mas contribuir, de forma modesta, para um melhor conhecimento do caso estudado, em benefício dos êxitos escolares, pessoais e profissionais de todas ascrianças e jovens.Cró, Maria de Lurdes, 1950-Repositório ComumGameiro, Adelaide Margarida Ferreira Pereira2016-03-08T12:26:07Z2012-01-01T00:00:00Z2012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/11904porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:40Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/11904Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:35.381549Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel do professor, na aprendizagem de crianças com perturbação de hiperatividade e défice de atenção
title O papel do professor, na aprendizagem de crianças com perturbação de hiperatividade e défice de atenção
spellingShingle O papel do professor, na aprendizagem de crianças com perturbação de hiperatividade e défice de atenção
Gameiro, Adelaide Margarida Ferreira Pereira
Hiperatividade
Défice de Atenção
Educação Especial
Papel do Professor
Perturbações da Atenção
Estratégias da Aprendizagem
title_short O papel do professor, na aprendizagem de crianças com perturbação de hiperatividade e défice de atenção
title_full O papel do professor, na aprendizagem de crianças com perturbação de hiperatividade e défice de atenção
title_fullStr O papel do professor, na aprendizagem de crianças com perturbação de hiperatividade e défice de atenção
title_full_unstemmed O papel do professor, na aprendizagem de crianças com perturbação de hiperatividade e défice de atenção
title_sort O papel do professor, na aprendizagem de crianças com perturbação de hiperatividade e défice de atenção
author Gameiro, Adelaide Margarida Ferreira Pereira
author_facet Gameiro, Adelaide Margarida Ferreira Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cró, Maria de Lurdes, 1950-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Gameiro, Adelaide Margarida Ferreira Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Hiperatividade
Défice de Atenção
Educação Especial
Papel do Professor
Perturbações da Atenção
Estratégias da Aprendizagem
topic Hiperatividade
Défice de Atenção
Educação Especial
Papel do Professor
Perturbações da Atenção
Estratégias da Aprendizagem
description O presente projeto partiu da problemática relacionada com a Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção. Como professores, julgamos importante refletir e investigar sobre estas áreas, bem comoas dificuldades que lhes estão subjacentes. Através da reflexão e investigação, pretendemos descobrir fundamentos, causas, perspetivase estratégias a desenvolver nas nossas práticas com o fim último de proporcionar o sucesso educativo dos nossos alunos, bem como a promoção de uma autoestima que proporcione uma sólida construção das suas personalidades. O nosso estudo teve como ponto de partida um estudo sobre umaluno com PHDA em contexto de comorbidade. O aluno revela uma alteração estrutural do cromossoma 10. Num primeiro momento analisamos as perspetivas e expetativas dos pais e do aluno. Verificámos quais as características e necessidades do aluno no sentido de maximizar as suas potencialidades e desenvolver as suas áreas menos fortes, de forma a levar a uma inclusão e integração plenas na comunidade envolvente. Com o presente trabalho, não tivemos a pretensão de estudar profundamente todas as questões relacionadas com a Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção, mas contribuir, de forma modesta, para um melhor conhecimento do caso estudado, em benefício dos êxitos escolares, pessoais e profissionais de todas ascrianças e jovens.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2012-01-01T00:00:00Z
2016-03-08T12:26:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/11904
url http://hdl.handle.net/10400.26/11904
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130011919187968