Escotismo e cultura: experiências e saberes etnográficos dos jovens do 14º Grupo de Escoteiros Regimento Guararapes. Uma inovação pedagógica?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Izabel Cristina Pereira da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/2333
Resumo: O Escotismo hoje é considerado o maior movimento educacional não-formal, que busca desenvolver integralmente crianças e jovens a partir do aprender-fazendo, dotado de flexibilidade adaptativa ao contexto cultural inserido. Sendo assim, esta pesquisa de cunho etnográfico objetivou apresentar indícios de inovação pedagógica na cultura escotista que possam ser transpostas para o âmbito escolar. A investigação ocorreu no 14° Grupo Escoteiro Regimento Guararapes (14° GERG) localizado na cidade de Jaboatão dos Guararapes (Pernambuco - Brasil), com foco no Ramo Escoteiro. A coleta de dados submetidos à análise de conteúdo se deu por: observação participante através das anotações de caderno de campo e registros em áudio e imagens fotográficas; entrevistas com o Chefe da Tropa e oito dos escoteiros mais assíduos; além de análise de documentos oficiais da União Escoteira do Brasil (UEB). Dentre os achados de pesquisa, constatamos elementos inovadores que valorizam a dialogicidade e a autorreflexão, bem como um ambiente pedagógico motivador a arte de aprender (Matética) por ser democrático quanto as escolhas das atividades e resolução de problemas, na qual os jovens escoteiros protagonizam o processo de decisão. Com isso, cremos que a filosofia e prática escotista muito pode contribuir para o revigoramento da instituição formal escolar desde as questões de gestão ao processo de ensino-aprendizagem como um todo.
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