Sensegiving e promoção de sensemaking na eficácia das equipas: o papel do sexo do líder

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Joana Maria Pala
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/20960
Resumo: O principal objetivo do presente estudo é investigar se o facto do líder ser homem ou mulher influencia a forma como as funções de liderança de sensegiving e promoção do sensemaking conduzem à eficácia das equipas. A investigação decorreu no âmbito do projeto ConsulTeam, desenvolvido por alunos do Mestrado do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, na qual participaram 46 equipas de profissionais da área da Consultoria. A recolha dos dados ocorreu, num único momento, entre os meses de fevereiro e abril de 2020. Os resultados evidenciaram que apenas a função sensegiving influencia diretamente as três dimensões da eficácia das equipas – desempenho, satisfação e viabilidade. A promoção do sensemaking influencia, apenas, positivamente a dimensão relacional da eficácia das equipas – satisfação e viabilidade. O sexo do líder não modera a relação entre as funções do líder e a eficácia das equipas.
id RCAP_bfcf22004d739ac7124478ffe2162c95
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/20960
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Sensegiving e promoção de sensemaking na eficácia das equipas: o papel do sexo do líderSensegiving do liderPromoção do sensemaking da equipaSexoEficácia das equipasSensegiving of the leaderPromotion of team sensemakingSexTeam effectivenessO principal objetivo do presente estudo é investigar se o facto do líder ser homem ou mulher influencia a forma como as funções de liderança de sensegiving e promoção do sensemaking conduzem à eficácia das equipas. A investigação decorreu no âmbito do projeto ConsulTeam, desenvolvido por alunos do Mestrado do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, na qual participaram 46 equipas de profissionais da área da Consultoria. A recolha dos dados ocorreu, num único momento, entre os meses de fevereiro e abril de 2020. Os resultados evidenciaram que apenas a função sensegiving influencia diretamente as três dimensões da eficácia das equipas – desempenho, satisfação e viabilidade. A promoção do sensemaking influencia, apenas, positivamente a dimensão relacional da eficácia das equipas – satisfação e viabilidade. O sexo do líder não modera a relação entre as funções do líder e a eficácia das equipas.The main goal of this study is to investigate whether the fact that the leader is male or female influences how the leadership functions of sensegiving and promotion of sensemaking lead to team effectiveness. The investigation was carried out within the scope of the ConsulTeam project, developed by students of the Master's Degree at ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, in which 46 teams of professionals from the field of Consulting participated. The data collection took place in a single moment between the months of February and April of 2020. The results show that only leader’s sensegiving function directly influence the three dimensions of team effectiveness – performance, satisfaction and viability. The promotion of sensemaking only positive influences the relational dimension of team effectiveness: satisfaction and viability. Leader’s gender does not moderate the relationship between the functions of the leader and the team effectiveness.2023-10-16T00:00:00Z2020-10-09T00:00:00Z2020-10-092020-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/20960TID:202545717porMendes, Joana Maria Palainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:55:16Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/20960Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:28:05.538150Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Sensegiving e promoção de sensemaking na eficácia das equipas: o papel do sexo do líder
title Sensegiving e promoção de sensemaking na eficácia das equipas: o papel do sexo do líder
spellingShingle Sensegiving e promoção de sensemaking na eficácia das equipas: o papel do sexo do líder
Mendes, Joana Maria Pala
Sensegiving do lider
Promoção do sensemaking da equipa
Sexo
Eficácia das equipas
Sensegiving of the leader
Promotion of team sensemaking
Sex
Team effectiveness
title_short Sensegiving e promoção de sensemaking na eficácia das equipas: o papel do sexo do líder
title_full Sensegiving e promoção de sensemaking na eficácia das equipas: o papel do sexo do líder
title_fullStr Sensegiving e promoção de sensemaking na eficácia das equipas: o papel do sexo do líder
title_full_unstemmed Sensegiving e promoção de sensemaking na eficácia das equipas: o papel do sexo do líder
title_sort Sensegiving e promoção de sensemaking na eficácia das equipas: o papel do sexo do líder
author Mendes, Joana Maria Pala
author_facet Mendes, Joana Maria Pala
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Joana Maria Pala
dc.subject.por.fl_str_mv Sensegiving do lider
Promoção do sensemaking da equipa
Sexo
Eficácia das equipas
Sensegiving of the leader
Promotion of team sensemaking
Sex
Team effectiveness
topic Sensegiving do lider
Promoção do sensemaking da equipa
Sexo
Eficácia das equipas
Sensegiving of the leader
Promotion of team sensemaking
Sex
Team effectiveness
description O principal objetivo do presente estudo é investigar se o facto do líder ser homem ou mulher influencia a forma como as funções de liderança de sensegiving e promoção do sensemaking conduzem à eficácia das equipas. A investigação decorreu no âmbito do projeto ConsulTeam, desenvolvido por alunos do Mestrado do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, na qual participaram 46 equipas de profissionais da área da Consultoria. A recolha dos dados ocorreu, num único momento, entre os meses de fevereiro e abril de 2020. Os resultados evidenciaram que apenas a função sensegiving influencia diretamente as três dimensões da eficácia das equipas – desempenho, satisfação e viabilidade. A promoção do sensemaking influencia, apenas, positivamente a dimensão relacional da eficácia das equipas – satisfação e viabilidade. O sexo do líder não modera a relação entre as funções do líder e a eficácia das equipas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-09T00:00:00Z
2020-10-09
2020-08
2023-10-16T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/20960
TID:202545717
url http://hdl.handle.net/10071/20960
identifier_str_mv TID:202545717
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134843651489792