Sensegiving e promoção de sensemaking na eficácia das equipas: o papel do sexo do líder
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/20960 |
Resumo: | O principal objetivo do presente estudo é investigar se o facto do líder ser homem ou mulher influencia a forma como as funções de liderança de sensegiving e promoção do sensemaking conduzem à eficácia das equipas. A investigação decorreu no âmbito do projeto ConsulTeam, desenvolvido por alunos do Mestrado do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, na qual participaram 46 equipas de profissionais da área da Consultoria. A recolha dos dados ocorreu, num único momento, entre os meses de fevereiro e abril de 2020. Os resultados evidenciaram que apenas a função sensegiving influencia diretamente as três dimensões da eficácia das equipas – desempenho, satisfação e viabilidade. A promoção do sensemaking influencia, apenas, positivamente a dimensão relacional da eficácia das equipas – satisfação e viabilidade. O sexo do líder não modera a relação entre as funções do líder e a eficácia das equipas. |
id |
RCAP_bfcf22004d739ac7124478ffe2162c95 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/20960 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Sensegiving e promoção de sensemaking na eficácia das equipas: o papel do sexo do líderSensegiving do liderPromoção do sensemaking da equipaSexoEficácia das equipasSensegiving of the leaderPromotion of team sensemakingSexTeam effectivenessO principal objetivo do presente estudo é investigar se o facto do líder ser homem ou mulher influencia a forma como as funções de liderança de sensegiving e promoção do sensemaking conduzem à eficácia das equipas. A investigação decorreu no âmbito do projeto ConsulTeam, desenvolvido por alunos do Mestrado do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, na qual participaram 46 equipas de profissionais da área da Consultoria. A recolha dos dados ocorreu, num único momento, entre os meses de fevereiro e abril de 2020. Os resultados evidenciaram que apenas a função sensegiving influencia diretamente as três dimensões da eficácia das equipas – desempenho, satisfação e viabilidade. A promoção do sensemaking influencia, apenas, positivamente a dimensão relacional da eficácia das equipas – satisfação e viabilidade. O sexo do líder não modera a relação entre as funções do líder e a eficácia das equipas.The main goal of this study is to investigate whether the fact that the leader is male or female influences how the leadership functions of sensegiving and promotion of sensemaking lead to team effectiveness. The investigation was carried out within the scope of the ConsulTeam project, developed by students of the Master's Degree at ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, in which 46 teams of professionals from the field of Consulting participated. The data collection took place in a single moment between the months of February and April of 2020. The results show that only leader’s sensegiving function directly influence the three dimensions of team effectiveness – performance, satisfaction and viability. The promotion of sensemaking only positive influences the relational dimension of team effectiveness: satisfaction and viability. Leader’s gender does not moderate the relationship between the functions of the leader and the team effectiveness.2023-10-16T00:00:00Z2020-10-09T00:00:00Z2020-10-092020-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/20960TID:202545717porMendes, Joana Maria Palainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:55:16Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/20960Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:28:05.538150Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sensegiving e promoção de sensemaking na eficácia das equipas: o papel do sexo do líder |
title |
Sensegiving e promoção de sensemaking na eficácia das equipas: o papel do sexo do líder |
spellingShingle |
Sensegiving e promoção de sensemaking na eficácia das equipas: o papel do sexo do líder Mendes, Joana Maria Pala Sensegiving do lider Promoção do sensemaking da equipa Sexo Eficácia das equipas Sensegiving of the leader Promotion of team sensemaking Sex Team effectiveness |
title_short |
Sensegiving e promoção de sensemaking na eficácia das equipas: o papel do sexo do líder |
title_full |
Sensegiving e promoção de sensemaking na eficácia das equipas: o papel do sexo do líder |
title_fullStr |
Sensegiving e promoção de sensemaking na eficácia das equipas: o papel do sexo do líder |
title_full_unstemmed |
Sensegiving e promoção de sensemaking na eficácia das equipas: o papel do sexo do líder |
title_sort |
Sensegiving e promoção de sensemaking na eficácia das equipas: o papel do sexo do líder |
author |
Mendes, Joana Maria Pala |
author_facet |
Mendes, Joana Maria Pala |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, Joana Maria Pala |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sensegiving do lider Promoção do sensemaking da equipa Sexo Eficácia das equipas Sensegiving of the leader Promotion of team sensemaking Sex Team effectiveness |
topic |
Sensegiving do lider Promoção do sensemaking da equipa Sexo Eficácia das equipas Sensegiving of the leader Promotion of team sensemaking Sex Team effectiveness |
description |
O principal objetivo do presente estudo é investigar se o facto do líder ser homem ou mulher influencia a forma como as funções de liderança de sensegiving e promoção do sensemaking conduzem à eficácia das equipas. A investigação decorreu no âmbito do projeto ConsulTeam, desenvolvido por alunos do Mestrado do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, na qual participaram 46 equipas de profissionais da área da Consultoria. A recolha dos dados ocorreu, num único momento, entre os meses de fevereiro e abril de 2020. Os resultados evidenciaram que apenas a função sensegiving influencia diretamente as três dimensões da eficácia das equipas – desempenho, satisfação e viabilidade. A promoção do sensemaking influencia, apenas, positivamente a dimensão relacional da eficácia das equipas – satisfação e viabilidade. O sexo do líder não modera a relação entre as funções do líder e a eficácia das equipas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-09T00:00:00Z 2020-10-09 2020-08 2023-10-16T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10071/20960 TID:202545717 |
url |
http://hdl.handle.net/10071/20960 |
identifier_str_mv |
TID:202545717 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134843651489792 |