Plano de comunicação integrada de marketing para a empresa Liberty Seguros 2019

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Sara Butes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/16671
Resumo: Mestrado em Marketing
id RCAP_bfd670f54f20373f7150cdd543bfe7fe
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/16671
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Plano de comunicação integrada de marketing para a empresa Liberty Seguros 2019Comunicação Integrada de MarketingMarketing DigitalServiços FinanceirosIntegrated Marketing CommunicationDigital MarketingFinancial ServicesMestrado em MarketingEste projeto consiste no desenvolvimento de um plano de Comunicação Integrada de Marketing (CIM), no contexto de uma empresa de serviços, nomeadamente a Liberty Seguros (LS), a implementar no ano de 2019. A LS é uma companhia de seguros, presente no mercado português desde 2003, que tem, até à data, direcionado os seus esforços de comunicação sobretudo para os agentes de seguros. Este plano apresenta como principais objetivos: desenvolvimento da comunicação dos produtos do ramo vida e acidentes pessoais, aumentar a afinidade junto dos públicos-alvo selecionados, criação de uma ligação emocional à marca e desenvolvimento de uma atmosfera de confiança com os stakeholders. Procedeu-se à recolha de dados primários, com recurso aos seguintes métodos: entrevistas semiestruturadas, focus group e inquérito por questionário. Foram ainda recolhidos dados secundários que incluíram a análise do conteúdo das principais campanhas publicitárias realizadas pela LS ao longo dos anos. Os resultados obtidos permitiram identificar que os públicos-alvo da Liberty Seguros são as famílias, os particulares e as pequenas e médias empresas. No que diz respeito ao posicionamento percecionado, a maioria dos inquiridos, associou a personalidade da marca LS a profissionalismo, prestígio, responsabilidade, tradição e orientação para a família. Verificou-se também que a presença do agente de seguros é considerada como importante no momento de contratação de um seguro. Com a operacionalização deste plano pretende-se transmitir aos stakeholders a forma como esta empresa se distingue no mercado segurador português, pelos valores praticados e pela comercialização de produtos alocados às necessidades básicas e humanas da sociedade.This project presents an Integrated Marketing Communications plan (IMC) to the year of 2019, for a service company called Liberty Seguros. Liberty Seguros is an American based insurance company, with a strong presence in the Portuguese market since 2003. Until now, its communication strategy has been mostly directed to insurance agents. The main objectives of this plan are: developing brand awareness for company?s products, increase affinity with the target, create an emotional connection with the brand and develop a trust relationship with stakeholders. This study has a descriptive structure and uses an action research strategy. The primary data were collected by the following methods: semi-structured interviews, focus group and survey. Secondary data were also collected, including the analysis of main communication campaigns developed by Liberty Seguros over the years. Results showed that Liberty Seguros target are families, individuals and small and medium sized enterprises. As for the perceived positioning, most respondents associated Liberty Seguros? personality to professional, prestige, responsibility, tradition, and family orientation. The presence of an insurance agent remains important in the purchasing moment of insurance products. In sum, this project will transmit the way this company differentiates iself in the Portuguese insurance market, by its own values and having commercial products to satisfy basic human needs.Instituto Superior de Economia e GestãoTavares, Patrícia NunesRepositório da Universidade de LisboaSousa, Sara Butes2019-07-09T00:30:11Z2018-102018-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/16671porSousa, Sara Butes (2018). "Plano de comunicação integrada de marketing para a empresa Liberty Seguros 2019". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:46:26Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/16671Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:02:02.086788Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Plano de comunicação integrada de marketing para a empresa Liberty Seguros 2019
title Plano de comunicação integrada de marketing para a empresa Liberty Seguros 2019
spellingShingle Plano de comunicação integrada de marketing para a empresa Liberty Seguros 2019
Sousa, Sara Butes
Comunicação Integrada de Marketing
Marketing Digital
Serviços Financeiros
Integrated Marketing Communication
Digital Marketing
Financial Services
title_short Plano de comunicação integrada de marketing para a empresa Liberty Seguros 2019
title_full Plano de comunicação integrada de marketing para a empresa Liberty Seguros 2019
title_fullStr Plano de comunicação integrada de marketing para a empresa Liberty Seguros 2019
title_full_unstemmed Plano de comunicação integrada de marketing para a empresa Liberty Seguros 2019
title_sort Plano de comunicação integrada de marketing para a empresa Liberty Seguros 2019
author Sousa, Sara Butes
author_facet Sousa, Sara Butes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tavares, Patrícia Nunes
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Sara Butes
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação Integrada de Marketing
Marketing Digital
Serviços Financeiros
Integrated Marketing Communication
Digital Marketing
Financial Services
topic Comunicação Integrada de Marketing
Marketing Digital
Serviços Financeiros
Integrated Marketing Communication
Digital Marketing
Financial Services
description Mestrado em Marketing
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10
2018-10-01T00:00:00Z
2019-07-09T00:30:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/16671
url http://hdl.handle.net/10400.5/16671
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Sousa, Sara Butes (2018). "Plano de comunicação integrada de marketing para a empresa Liberty Seguros 2019". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131109871583232