A importância do employer branding na retenção de profissionais de recursos humanos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peixoto, Ana Vanessa Moutinho
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/17723
Resumo: O Employer Branding é uma ferramenta recente, considerada uma estratégia e uma vantagem acentuada para atrair e reter colaboradores nas organizações. Por isso, procuramos perceber se as organizações já têm incorporado no seu estilo laboral algumas estratégias de EB, de modo a proporcionar uma maior atração e retenção dos colaboradores. A retenção de colaboradores nas organizações é entendida como benéfica para os Recursos Humanos, impulsionando níveis de produtividades mais altos, baixa rotatividade, poucos gastos com saídas e maiores níveis de sucesso organizacional. Os profissionais de RH costumam ser responsáveis pelo desenvolvimento de estratégias de EB e de retenção para os colaboradores das suas empresas. Contudo, é importante compreender como as próprias medidas de EB são importantes e influenciam a sua retenção. O objetivo geral deste estudo é: compreender qual a importância do Employer Branding na retenção dos profissionais de RH. É necessário também perceber quais as estratégias de Employer Branding adotadas pelas Empresas, perceber a importância do Employer Branding para os Profissionais de Recursos Humanos e perceber a importância da Comunicação Organizacional para o Employer Branding. Para a realização do presente estudo, foram realizadas 12 entrevistas, a profissionais de RH distintos, que exercem funções em empresas distintas. Foi utilizada a metodologia qualitativa, utilizando a entrevista semiestruturada como recolha de informação para o estudo, de acordo com os princípios da Grounded Theory. Os resultados da investigação sugerem que as práticas de GRH, bem como os profissionais de RH, evoluíram com o decorrer do tempo. Os resultados sugerem também que os profissionais de RH continuam retidos nas suas organizações graças às estratégias de EB realizadas pelas suas organizações e às estratégias de comunicação das mesmas. Por fim, são discutidas as principais implicações e algumas limitações do estudo, bem como são apresentadas sugestões para pesquisas futuras.
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