O corpo na fotografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Carolina Alves de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/9729
Resumo: Esta pesquisa aborda a representação feminina e seus corpos em cinco imagens publicitárias de diferentes veículos de comunicação e autores. É feita uma interpretação das representações dos corpos na publicidade, percebendo-os não como algo natural, mas como produto da cultura no qual se insere, levantando hipóteses sobre o corpo como um símbolo contemporâneo. Têm-se como uma das bases o conceito de habitus (BOURDIEU, 1992, 2003) para se criar conceitos a respeito do corpo e atribuir-lhe valores de acordo com a sociedade. Posteriormente, é abordada a questão da sedução exercida pelo corpo em seus expectadores e a transformação do corpo e da figura feminina perante a sociedade. Por fim, são analisadas cinco imagens, considerando o enquadramento teórico apresentado no desenvolvimento da dissertação. As imagens analisadas apresentam assim uma nova referência feminina contemporânea, sendo que cada personagem pode ser caracterizada como um ser de múltiplas faces ainda que todas habitem uma mesma figura.
id RCAP_c0256f227f74ea35228a1b13a631b53f
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/9729
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O corpo na fotografiaUma análise das representações do uso do corpo feminino na modaCorpoFotografiaModaMulherPublicidadeRepresentaçãoDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Design de ModaEsta pesquisa aborda a representação feminina e seus corpos em cinco imagens publicitárias de diferentes veículos de comunicação e autores. É feita uma interpretação das representações dos corpos na publicidade, percebendo-os não como algo natural, mas como produto da cultura no qual se insere, levantando hipóteses sobre o corpo como um símbolo contemporâneo. Têm-se como uma das bases o conceito de habitus (BOURDIEU, 1992, 2003) para se criar conceitos a respeito do corpo e atribuir-lhe valores de acordo com a sociedade. Posteriormente, é abordada a questão da sedução exercida pelo corpo em seus expectadores e a transformação do corpo e da figura feminina perante a sociedade. Por fim, são analisadas cinco imagens, considerando o enquadramento teórico apresentado no desenvolvimento da dissertação. As imagens analisadas apresentam assim uma nova referência feminina contemporânea, sendo que cada personagem pode ser caracterizada como um ser de múltiplas faces ainda que todas habitem uma mesma figura.This research approaches the women representation and their bodies in five advertising images of different communication vehicles and authors. An interpretation is made about the representations of bodies in advertising, perceiving them not as something natural, but as a product of the culture in which it’s inserted, raising hypotheses about the body as a contemporary symbol. One of the bases, is the concept of habitus (BOURDIEU, 1992, 2003) to create concepts about the body and assign values to it according to society. After, the question of the seduction exercised by the body in its spectators and the transformation of the body and the female figure in front of the society is approached. In the end, five images are analyzed, considering the theoretical chart presented in the development of the dissertation. The analyzed images present a new contemporary feminine reference, being that each character can be characterized as a being of multiple sides even though they all inhabit the same figure.Oliveira, Fernando Jorge Matias SanchesuBibliorumCastro, Carolina Alves de2020-03-04T17:01:06Z2019-04-082019-01-312019-04-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/9729TID:202364542porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:50:58Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/9729Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:49:49.409356Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O corpo na fotografia
Uma análise das representações do uso do corpo feminino na moda
title O corpo na fotografia
spellingShingle O corpo na fotografia
Castro, Carolina Alves de
Corpo
Fotografia
Moda
Mulher
Publicidade
Representação
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Design de Moda
title_short O corpo na fotografia
title_full O corpo na fotografia
title_fullStr O corpo na fotografia
title_full_unstemmed O corpo na fotografia
title_sort O corpo na fotografia
author Castro, Carolina Alves de
author_facet Castro, Carolina Alves de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Fernando Jorge Matias Sanches
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Carolina Alves de
dc.subject.por.fl_str_mv Corpo
Fotografia
Moda
Mulher
Publicidade
Representação
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Design de Moda
topic Corpo
Fotografia
Moda
Mulher
Publicidade
Representação
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Design de Moda
description Esta pesquisa aborda a representação feminina e seus corpos em cinco imagens publicitárias de diferentes veículos de comunicação e autores. É feita uma interpretação das representações dos corpos na publicidade, percebendo-os não como algo natural, mas como produto da cultura no qual se insere, levantando hipóteses sobre o corpo como um símbolo contemporâneo. Têm-se como uma das bases o conceito de habitus (BOURDIEU, 1992, 2003) para se criar conceitos a respeito do corpo e atribuir-lhe valores de acordo com a sociedade. Posteriormente, é abordada a questão da sedução exercida pelo corpo em seus expectadores e a transformação do corpo e da figura feminina perante a sociedade. Por fim, são analisadas cinco imagens, considerando o enquadramento teórico apresentado no desenvolvimento da dissertação. As imagens analisadas apresentam assim uma nova referência feminina contemporânea, sendo que cada personagem pode ser caracterizada como um ser de múltiplas faces ainda que todas habitem uma mesma figura.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-08
2019-01-31
2019-04-08T00:00:00Z
2020-03-04T17:01:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/9729
TID:202364542
url http://hdl.handle.net/10400.6/9729
identifier_str_mv TID:202364542
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136389597495296