O corpo na fotografia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/9729 |
Resumo: | Esta pesquisa aborda a representação feminina e seus corpos em cinco imagens publicitárias de diferentes veículos de comunicação e autores. É feita uma interpretação das representações dos corpos na publicidade, percebendo-os não como algo natural, mas como produto da cultura no qual se insere, levantando hipóteses sobre o corpo como um símbolo contemporâneo. Têm-se como uma das bases o conceito de habitus (BOURDIEU, 1992, 2003) para se criar conceitos a respeito do corpo e atribuir-lhe valores de acordo com a sociedade. Posteriormente, é abordada a questão da sedução exercida pelo corpo em seus expectadores e a transformação do corpo e da figura feminina perante a sociedade. Por fim, são analisadas cinco imagens, considerando o enquadramento teórico apresentado no desenvolvimento da dissertação. As imagens analisadas apresentam assim uma nova referência feminina contemporânea, sendo que cada personagem pode ser caracterizada como um ser de múltiplas faces ainda que todas habitem uma mesma figura. |
id |
RCAP_c0256f227f74ea35228a1b13a631b53f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/9729 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O corpo na fotografiaUma análise das representações do uso do corpo feminino na modaCorpoFotografiaModaMulherPublicidadeRepresentaçãoDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Design de ModaEsta pesquisa aborda a representação feminina e seus corpos em cinco imagens publicitárias de diferentes veículos de comunicação e autores. É feita uma interpretação das representações dos corpos na publicidade, percebendo-os não como algo natural, mas como produto da cultura no qual se insere, levantando hipóteses sobre o corpo como um símbolo contemporâneo. Têm-se como uma das bases o conceito de habitus (BOURDIEU, 1992, 2003) para se criar conceitos a respeito do corpo e atribuir-lhe valores de acordo com a sociedade. Posteriormente, é abordada a questão da sedução exercida pelo corpo em seus expectadores e a transformação do corpo e da figura feminina perante a sociedade. Por fim, são analisadas cinco imagens, considerando o enquadramento teórico apresentado no desenvolvimento da dissertação. As imagens analisadas apresentam assim uma nova referência feminina contemporânea, sendo que cada personagem pode ser caracterizada como um ser de múltiplas faces ainda que todas habitem uma mesma figura.This research approaches the women representation and their bodies in five advertising images of different communication vehicles and authors. An interpretation is made about the representations of bodies in advertising, perceiving them not as something natural, but as a product of the culture in which it’s inserted, raising hypotheses about the body as a contemporary symbol. One of the bases, is the concept of habitus (BOURDIEU, 1992, 2003) to create concepts about the body and assign values to it according to society. After, the question of the seduction exercised by the body in its spectators and the transformation of the body and the female figure in front of the society is approached. In the end, five images are analyzed, considering the theoretical chart presented in the development of the dissertation. The analyzed images present a new contemporary feminine reference, being that each character can be characterized as a being of multiple sides even though they all inhabit the same figure.Oliveira, Fernando Jorge Matias SanchesuBibliorumCastro, Carolina Alves de2020-03-04T17:01:06Z2019-04-082019-01-312019-04-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/9729TID:202364542porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:50:58Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/9729Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:49:49.409356Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O corpo na fotografia Uma análise das representações do uso do corpo feminino na moda |
title |
O corpo na fotografia |
spellingShingle |
O corpo na fotografia Castro, Carolina Alves de Corpo Fotografia Moda Mulher Publicidade Representação Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Design de Moda |
title_short |
O corpo na fotografia |
title_full |
O corpo na fotografia |
title_fullStr |
O corpo na fotografia |
title_full_unstemmed |
O corpo na fotografia |
title_sort |
O corpo na fotografia |
author |
Castro, Carolina Alves de |
author_facet |
Castro, Carolina Alves de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Oliveira, Fernando Jorge Matias Sanches uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castro, Carolina Alves de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Corpo Fotografia Moda Mulher Publicidade Representação Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Design de Moda |
topic |
Corpo Fotografia Moda Mulher Publicidade Representação Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Design de Moda |
description |
Esta pesquisa aborda a representação feminina e seus corpos em cinco imagens publicitárias de diferentes veículos de comunicação e autores. É feita uma interpretação das representações dos corpos na publicidade, percebendo-os não como algo natural, mas como produto da cultura no qual se insere, levantando hipóteses sobre o corpo como um símbolo contemporâneo. Têm-se como uma das bases o conceito de habitus (BOURDIEU, 1992, 2003) para se criar conceitos a respeito do corpo e atribuir-lhe valores de acordo com a sociedade. Posteriormente, é abordada a questão da sedução exercida pelo corpo em seus expectadores e a transformação do corpo e da figura feminina perante a sociedade. Por fim, são analisadas cinco imagens, considerando o enquadramento teórico apresentado no desenvolvimento da dissertação. As imagens analisadas apresentam assim uma nova referência feminina contemporânea, sendo que cada personagem pode ser caracterizada como um ser de múltiplas faces ainda que todas habitem uma mesma figura. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-08 2019-01-31 2019-04-08T00:00:00Z 2020-03-04T17:01:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/9729 TID:202364542 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/9729 |
identifier_str_mv |
TID:202364542 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136389597495296 |