Marketing territorial e competitividade turística: Os casos de Coimbra, Figueira da Foz e Mealhada
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/85392 |
Resumo: | Relatório de Estágio do Mestrado em Geografia Humana, Planeamento e Territórios Saudáveis apresentado à Faculdade de Letras |
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Marketing territorial e competitividade turística: Os casos de Coimbra, Figueira da Foz e MealhadaTerritorial marketing and tourism competitiveness: the cases of Coimbra, Figueira da Foz and MealhadaMarketing territorialCompetitividadeImagemDestinos turísticosRegião CentroTerritorial marketingCompetitivenessImageTourist attractionsCentral RegionRelatório de Estágio do Mestrado em Geografia Humana, Planeamento e Territórios Saudáveis apresentado à Faculdade de LetrasA propósito do estágio desenvolvido na Entidade Regional do Turismo do Centro, na delegação de Coimbra, foi realizado o presente relatório, sendo que o enquadramento teórico do estágio e deste relatório está diretamente relacionado com o marketing territorial. Uma vez que o processo de globalização e a crescente competição entre os territórios colocam novos problemas ao seu desenvolvimento, o planeamento estratégico assume-se como uma ferramenta crucial para a definição de opções que permitam a qualificação dos territórios. Na medida em que é necessário promover as potencialidades de um território e reforçar a competitividade, o marketing territorial surge como um auxiliar do planeamento estratégico. Este assume um papel relativamente importante no desenvolvimento sustentável do território, uma vez que permite a elaboração das estratégias, a identificação de necessidades, desejos e interesses dos diferentes stakeholders, analisando os elementos essenciais para que um lugar se torne atrativo, competitivo e diferenciado.O marketing territorial, ao potenciar o desenvolvimento das regiões, consegue atrair turistas bem como investimentos. Contudo, se este for bem-sucedido e planeado pode dar origem a uma marca territorial. Esta marca assume-se como uma ferramenta de elevada importância, uma vez que atribui ao destino uma identidade e, principalmente, uma imagem, diferenciando-o dos seus concorrentes. Com a aplicação do marketing aos territórios, este vai ter o seu efeito, transmitindo uma imagem. De modo a perceber essa imagem, houve lugar à realização de um inquérito acerca da imagem territorial, direcionado aos turistas, uma vez que são estes o público mais interativo com o território, passando por perceber se os turistas têm ou tinham uma visão estereotipada de algumas cidades/capitais de distrito.A Região Centro é constituída por territórios diferentes e com características únicas que os distinguem e os tornam atrativos, cada um à sua maneira. As cidades de Coimbra, Figueira da Foz e Mealhada foram as escolhidas para realizar os inquéritos aos turistas. Cada uma com as suas maravilhas e que as tornam únicas.Regarding the stage developed in the Regional Tourism Entity of the Center, in the Coimbra delegation, this report was made, and the theoretical framework of the internship and of this report is directly related to territorial marketing.As the globalization process and increasing competition between territories pose new problems for their development, strategic planning is a crucial tool for the definition of options that allow the qualification of the territories. To the extent that it is necessary to promote the potential of a territory and strengthen competitiveness, territorial marketing appears as an aid to strategic planning. It assumes a relatively important role in the sustainable development of the territory, since it allows the elaboration of strategies, the identification of the needs, desires and interests of the different stakeholders, analyzing the essential elements for a place to become attractive, competitive and differentiated.Territorial marketing, by promoting the development of the regions, can attract tourists as well as investments. However, if it is successful and planned it can give rise to a territorial mark. This brand assumes itself as a tool of great importance, since it attributes to the destination an identity and, mainly, an image, differentiating it from its competitors.With the application of marketing to the territories, this will have its effect, conveying an image. In order to perceive this image, there was a question of the territorial image, directed to the tourists, since these are the most interactive public with the territory, passing to realize if the tourists have or had a stereotyped vision of some cities / capitals.The Central Region is made up of different territories with unique characteristics that distinguish them and make them attractive, each in its own way. The cities of Coimbra, Figueira da Foz and Mealhada were chosen to conduct the surveys of tourists. Each with its wonders and that make them unique.2017-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/85392http://hdl.handle.net/10316/85392TID:202042820porAscenso, Dalila Filipa Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2019-06-02T15:21:03Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/85392Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:06:43.045111Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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