Das decisões curriculares docentes às práticas democráticas na escola: estudo exploratório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Montes, Cristina Isilda David
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/19633
Resumo: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular)
id RCAP_c0415efd1d937ac9662ba0cbc473008f
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/19633
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Das decisões curriculares docentes às práticas democráticas na escola: estudo exploratório371.214Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular)O presente estudo centra-se no uso da autonomia curricular de que gozam os professores, num momento em que lhes é imposta a crescente presença de colaboradores, ameaçando a sua individualidade e, todavia, proporcionando um quadro de democracia considerável. Tendo como título “Das decisões curriculares docentes às práticas democráticas na escola”, esta investigação de carácter exploratório e quantitativo considera as respostas de 42 professores que exerceram funções numa escola secundária com 3.º ciclo de Bragança, durante o ano lectivo 2010/2011. Todos os docentes que exerceram funções lectivas tiveram a mesma probabilidade de integrar a amostra, dado que distribuímos o questionário a todos os elementos com função lectiva da população. Todavia, dos 70 professores com condições para responder, apenas aqueles devolveram resposta. Considerando democrático o direito de não participar, não insistimos. As respostas ao questionário foram analisadas considerando a perspectiva dos inquiridos quanto a (1) autonomia curricular docente, (2) práticas colaborativas, (3) práticas democráticas e finalmente (4) constrangimentos da interacção tanto ao nível das decisões curriculares como da colaboração. Reconhecemos a percepção da prática de decisões curriculares tomadas a partir de colaboração, tida por corrente, evidenciando uma realidade tanto colegial, como colaborativo, e até mesmo cooperativa, independente de qualquer obrigação legal. Assim sendo, estes professores não se sentem ameaçados ao contemplar outros intervenientes no processo de tomadas de decisões. Acreditam num trabalho de equipa que aposta em práticas democráticas, valorizando o seu direito de participação e iniciativa, principalmente. Contudo, quanto mais os professores se reconhecem autónomos, menos consideram a interacção, responsabilizando tal facto o excesso de normativos, a falta de tempo, bem como a falta de autonomia para escolher os seus colaboradores. Tantas razões que prefiguram um quadro de democracia agonística.The present study focuses on the use of curricular autonomy enjoyed by the teachers, at a time when they are required to growing presence of collaborators, threatening their individuality, yet providing a considerable framework of democracy. With the title “From the teaching curriculum decisions to democratic practices in school”, this exploratory and quantitative investigation considers the responses of 42 teachers who have teaching functions at a secondary school with 3. Cycle of Bragança, during the academic year 2010/2011. All teachers who have had teaching functions have the same probability in the sample, since we distribued the questionnaire to all elements with teaching function of the population. However, the 70 teachers in a position to respond, only those answered. Considering the democratic right not to participate, we did not insist. The questionnaire responses were analyzed considering the perspective of the respondents as (1) teaching curricular autonomy, (2) collaborative practices, (3) democratic practices and finally (4) interactoin of constraints both in terms of collaboration and curriculum decisions. We acknowledge the perception of the practice of curriculum decisions taken from collaboration, taken as the usual, showing a reality both collegiate and collaborative, cooperative and even independent of any legal obligation. Therefore, these teachers do not feel threatened when contemplating other stakeholders in the process of decision making. They believe in teamwork investing on democratic practices, valuing mainly their right of participation and initiative. However, the more teachers recognize themselves autonomous, the least do they consider the interaction, so that they hold responsible for this the regulatory excess, lack of time, and the lack of autonomy to choose their collaborators. So many reasons that prefigure an agonistic framework of democracy.Morgado, José CarlosUniversidade do MinhoMontes, Cristina Isilda David20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/19633porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:47:22Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/19633Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:45:28.526342Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Das decisões curriculares docentes às práticas democráticas na escola: estudo exploratório
title Das decisões curriculares docentes às práticas democráticas na escola: estudo exploratório
spellingShingle Das decisões curriculares docentes às práticas democráticas na escola: estudo exploratório
Montes, Cristina Isilda David
371.214
title_short Das decisões curriculares docentes às práticas democráticas na escola: estudo exploratório
title_full Das decisões curriculares docentes às práticas democráticas na escola: estudo exploratório
title_fullStr Das decisões curriculares docentes às práticas democráticas na escola: estudo exploratório
title_full_unstemmed Das decisões curriculares docentes às práticas democráticas na escola: estudo exploratório
title_sort Das decisões curriculares docentes às práticas democráticas na escola: estudo exploratório
author Montes, Cristina Isilda David
author_facet Montes, Cristina Isilda David
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Morgado, José Carlos
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Montes, Cristina Isilda David
dc.subject.por.fl_str_mv 371.214
topic 371.214
description Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular)
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/19633
url http://hdl.handle.net/1822/19633
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133019831795712