Onde gostamos de brincar? Uma análise às questões do espaço no jardimde- infância
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/19588 |
Resumo: | Diversos estudos defendem que o processo de construção do conhecimento está associado a uma dinâmica contextual, onde o sujeito procura dar resposta às complexidades do meio e participar ativamente no ambiente que o rodeia (Bandura, 1978, 1996; Bronfenbrenner 1979/1987; Papalia, Olds & Feldman, 1975/2001; Piaget & Inhelder, 1966/1993; Post & Hohmann, 2000/2007). Apesar do crescente enfoque científico na relação entre o ambiente e o desenvolvimento do sujeito, é necessário aprofundar a pesquisa dos espaços préescolares com a participação das crianças (Einarsdóttir, 2007). Neste contexto, esta investigação tem o propósito de analisar a questão do espaço no jardim-de-infância, com a participação das crianças e profissionais, através um estudo de caso, com recurso à Abordagem Mosaico. A Abordagem Mosaico revelou ser um instrumento sensível às linguagens e ritmos das crianças observadas, que mostraram interesse em participar, explorar os diferentes espaços escolares. Os resultados da observação sugerem, ainda, diferenças na planificação e participação dos profissionais em função do espaço (interior e exterior). O recurso à Abordagem Mosaico permitiu levantar algumas questões de reflexão na instituição observada: rotina e planificação sensíveis à participação das crianças; documentação pedagógica nos vários espaços – mesmo os de transição; acessibilidade dos materiais, participação da família. |
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Onde gostamos de brincar? Uma análise às questões do espaço no jardimde- infânciaAbordagem mosaicoparticipaçãojardim-de-infânciaespaçoMosaic approachparticipationkindergartenspaceDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDiversos estudos defendem que o processo de construção do conhecimento está associado a uma dinâmica contextual, onde o sujeito procura dar resposta às complexidades do meio e participar ativamente no ambiente que o rodeia (Bandura, 1978, 1996; Bronfenbrenner 1979/1987; Papalia, Olds & Feldman, 1975/2001; Piaget & Inhelder, 1966/1993; Post & Hohmann, 2000/2007). Apesar do crescente enfoque científico na relação entre o ambiente e o desenvolvimento do sujeito, é necessário aprofundar a pesquisa dos espaços préescolares com a participação das crianças (Einarsdóttir, 2007). Neste contexto, esta investigação tem o propósito de analisar a questão do espaço no jardim-de-infância, com a participação das crianças e profissionais, através um estudo de caso, com recurso à Abordagem Mosaico. A Abordagem Mosaico revelou ser um instrumento sensível às linguagens e ritmos das crianças observadas, que mostraram interesse em participar, explorar os diferentes espaços escolares. Os resultados da observação sugerem, ainda, diferenças na planificação e participação dos profissionais em função do espaço (interior e exterior). O recurso à Abordagem Mosaico permitiu levantar algumas questões de reflexão na instituição observada: rotina e planificação sensíveis à participação das crianças; documentação pedagógica nos vários espaços – mesmo os de transição; acessibilidade dos materiais, participação da família.Several studies defend that the knowledge is a construction process related to a dynamic social context in which the subject seeks to respond to the complexities of the environment and actively participate in it (Bandura, 1978, 1996; Bronfenbrenner 1979/1987; Papalia, Olds & Feldman, 1975/2001; Piaget & Inhelder, 1966/1993; Post & Hohmann, 2000/2007). Despite the growing scientific focus on the relationship between the environment and development of the subject, there´s a need to deepen the research into preschooler’s spaces, with the participation of children (Einarsdóttir, 2007). In this context, this research has the purpose to analyze the question of space in kindergarten, with the participation of children and professionals, through a case study, using the Mosaic Approach. In this study, the Mosaic Approach has shown to be a sensitive instrument to the languages and rhythms of children observed, wich revealed interest in participating and explore the school spaces. The results of observation also suggest differences in the planning and in the participation of professionals according to the space (indoor and outdoor). The Mosaic approach has raised some reflection issues in the observed institution: routine and planning sensitive to the participation of children; planification and pedagogical documentation in the various spaces - even in the transition areas; accessibility to materials and promotion of family participation.Nogueira, JoãoRUNSousa, Susana Maria Martins2019-04-20T00:30:17Z2016-04-202016-01-052016-04-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/19588TID:201178060porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:01:18Zoai:run.unl.pt:10362/19588Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:25:33.232069Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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