Onde gostamos de brincar? Uma análise às questões do espaço no jardimde- infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Susana Maria Martins
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/19588
Resumo: Diversos estudos defendem que o processo de construção do conhecimento está associado a uma dinâmica contextual, onde o sujeito procura dar resposta às complexidades do meio e participar ativamente no ambiente que o rodeia (Bandura, 1978, 1996; Bronfenbrenner 1979/1987; Papalia, Olds & Feldman, 1975/2001; Piaget & Inhelder, 1966/1993; Post & Hohmann, 2000/2007). Apesar do crescente enfoque científico na relação entre o ambiente e o desenvolvimento do sujeito, é necessário aprofundar a pesquisa dos espaços préescolares com a participação das crianças (Einarsdóttir, 2007). Neste contexto, esta investigação tem o propósito de analisar a questão do espaço no jardim-de-infância, com a participação das crianças e profissionais, através um estudo de caso, com recurso à Abordagem Mosaico. A Abordagem Mosaico revelou ser um instrumento sensível às linguagens e ritmos das crianças observadas, que mostraram interesse em participar, explorar os diferentes espaços escolares. Os resultados da observação sugerem, ainda, diferenças na planificação e participação dos profissionais em função do espaço (interior e exterior). O recurso à Abordagem Mosaico permitiu levantar algumas questões de reflexão na instituição observada: rotina e planificação sensíveis à participação das crianças; documentação pedagógica nos vários espaços – mesmo os de transição; acessibilidade dos materiais, participação da família.
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