As perspetivas das crianças acerca do brincar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Gisela Pereira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/23893
Resumo: O presente Relatório Final descreve uma investigação realizada durante a prática educativa supervisionada em contexto de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, para a obtenção do grau de Mestre na Escola Superior de Educação de Coimbra. Na infância, as crianças aprendem a participar no seu mundo e a contribuir para ele com a sua criatividade, sensibilidade e espírito crítico. Deste modo podemos contar com cidadãos emancipados e autênticos na interação que estabelecem com o mundo. (Conselho Nacional de Educação, 2008, p. 33). Assim o principal objetivo desta investigação, passa por dar voz às crianças e analisar as suas perspetivas acerca do brincar. É um direito da criança, ter uma voz ativa e participar em assuntos que lhe digam respeito, desta forma os profissionais de educação conseguem melhorar a sua intervenção educativa, proporcionando um ambiente de bem-estar à criança. Segundo as palavras de Formosinho, Monge e Oliveira-Formosinho (2016), ouvir o que as crianças sentem, expressam ou pensam, constituiu uma ótima fonte na análise de dados efetuada. Desta forma recorreu-se à observação, a entrevistas às crianças, equipa educativa e encarregados de educação, assim como a fotografias, desenhos e visitas guiadas pelos espaços onde as crianças mais gostavam de brincar, procurando captar informações sobre este tema. Esta investigação, bem como as experiências vividas ao logo das práticas educativas, contribuíram para o meu futuro enquanto Educadora de Infância e Professora de 1.º Ciclo do Ensino Básico, aumentando as minhas competências profissionais, onde a importância do brincar na infância assumirá um papel de destaque uma vez que este é fundamental para o desenvolvimento harmoniosa da criança.
id RCAP_a5ebce12c5a549c31c53ac3ab024da53
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/23893
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As perspetivas das crianças acerca do brincarPerspetiva da CriançaBrincarJardim-de-InfânciaAbordagem de MosaicoDesenvolvimentoSocializaçãoEspaço ExteriorO presente Relatório Final descreve uma investigação realizada durante a prática educativa supervisionada em contexto de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, para a obtenção do grau de Mestre na Escola Superior de Educação de Coimbra. Na infância, as crianças aprendem a participar no seu mundo e a contribuir para ele com a sua criatividade, sensibilidade e espírito crítico. Deste modo podemos contar com cidadãos emancipados e autênticos na interação que estabelecem com o mundo. (Conselho Nacional de Educação, 2008, p. 33). Assim o principal objetivo desta investigação, passa por dar voz às crianças e analisar as suas perspetivas acerca do brincar. É um direito da criança, ter uma voz ativa e participar em assuntos que lhe digam respeito, desta forma os profissionais de educação conseguem melhorar a sua intervenção educativa, proporcionando um ambiente de bem-estar à criança. Segundo as palavras de Formosinho, Monge e Oliveira-Formosinho (2016), ouvir o que as crianças sentem, expressam ou pensam, constituiu uma ótima fonte na análise de dados efetuada. Desta forma recorreu-se à observação, a entrevistas às crianças, equipa educativa e encarregados de educação, assim como a fotografias, desenhos e visitas guiadas pelos espaços onde as crianças mais gostavam de brincar, procurando captar informações sobre este tema. Esta investigação, bem como as experiências vividas ao logo das práticas educativas, contribuíram para o meu futuro enquanto Educadora de Infância e Professora de 1.º Ciclo do Ensino Básico, aumentando as minhas competências profissionais, onde a importância do brincar na infância assumirá um papel de destaque uma vez que este é fundamental para o desenvolvimento harmoniosa da criança.Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959-Repositório ComumMorais, Gisela Pereira2018-08-28T10:34:36Z2018-01-01T00:00:00Z2018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/23893201960729porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:40:23Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/23893Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:16:13.015949Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As perspetivas das crianças acerca do brincar
title As perspetivas das crianças acerca do brincar
spellingShingle As perspetivas das crianças acerca do brincar
Morais, Gisela Pereira
Perspetiva da Criança
Brincar
Jardim-de-Infância
Abordagem de Mosaico
Desenvolvimento
Socialização
Espaço Exterior
title_short As perspetivas das crianças acerca do brincar
title_full As perspetivas das crianças acerca do brincar
title_fullStr As perspetivas das crianças acerca do brincar
title_full_unstemmed As perspetivas das crianças acerca do brincar
title_sort As perspetivas das crianças acerca do brincar
author Morais, Gisela Pereira
author_facet Morais, Gisela Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, Gisela Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Perspetiva da Criança
Brincar
Jardim-de-Infância
Abordagem de Mosaico
Desenvolvimento
Socialização
Espaço Exterior
topic Perspetiva da Criança
Brincar
Jardim-de-Infância
Abordagem de Mosaico
Desenvolvimento
Socialização
Espaço Exterior
description O presente Relatório Final descreve uma investigação realizada durante a prática educativa supervisionada em contexto de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, para a obtenção do grau de Mestre na Escola Superior de Educação de Coimbra. Na infância, as crianças aprendem a participar no seu mundo e a contribuir para ele com a sua criatividade, sensibilidade e espírito crítico. Deste modo podemos contar com cidadãos emancipados e autênticos na interação que estabelecem com o mundo. (Conselho Nacional de Educação, 2008, p. 33). Assim o principal objetivo desta investigação, passa por dar voz às crianças e analisar as suas perspetivas acerca do brincar. É um direito da criança, ter uma voz ativa e participar em assuntos que lhe digam respeito, desta forma os profissionais de educação conseguem melhorar a sua intervenção educativa, proporcionando um ambiente de bem-estar à criança. Segundo as palavras de Formosinho, Monge e Oliveira-Formosinho (2016), ouvir o que as crianças sentem, expressam ou pensam, constituiu uma ótima fonte na análise de dados efetuada. Desta forma recorreu-se à observação, a entrevistas às crianças, equipa educativa e encarregados de educação, assim como a fotografias, desenhos e visitas guiadas pelos espaços onde as crianças mais gostavam de brincar, procurando captar informações sobre este tema. Esta investigação, bem como as experiências vividas ao logo das práticas educativas, contribuíram para o meu futuro enquanto Educadora de Infância e Professora de 1.º Ciclo do Ensino Básico, aumentando as minhas competências profissionais, onde a importância do brincar na infância assumirá um papel de destaque uma vez que este é fundamental para o desenvolvimento harmoniosa da criança.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-28T10:34:36Z
2018-01-01T00:00:00Z
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/23893
201960729
url http://hdl.handle.net/10400.26/23893
identifier_str_mv 201960729
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130026061332480