O brincar através do olhar das crianças em jardim de infância: relatório final

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Albertina Filipa Alves dos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/23131
Resumo: O presente Relatório Final foi elaborado no âmbito da finalização do Mestrado em Educação Pré-Escolar e resulta das aprendizagens realizadas no decorrer da prática de ensino supervisionada em contexto de jardim de infância. Este documento encontra-se dividido em três partes. Na primeira parte é apresentada uma breve caracterização do contexto de estágio em jardim de infância, apresentada através da descrição das características da instituição e do ambiente educativo. Apresento também uma breve descrição da intervenção educativa em educação pré-escolar, refletindo sobre a importância do trabalho desenvolvido e também das competências desenvolvidas que serão fundamentais para a futura prática. A segunda parte refere-se ao enquadramento teórico do trabalho, na qual é feita uma revisão de literatura sobre o brincar e a importância que este tem na educação pré-escolar. Na terceira e última parte do relatório, consta o estudo realizado com seis crianças do grupo, utilizando como metodologia de investigação, a Abordagem de Mosaico (Clark & Moss, 2005). Este estudo teve como principal objetivo dar voz às crianças acerca do que para elas significa brincar.
id RCAP_cce68366db472b779ccfe12b338bd736
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/23131
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O brincar através do olhar das crianças em jardim de infância: relatório finalBrincarCriançasAprendizagemAbordagem de MosaicoO presente Relatório Final foi elaborado no âmbito da finalização do Mestrado em Educação Pré-Escolar e resulta das aprendizagens realizadas no decorrer da prática de ensino supervisionada em contexto de jardim de infância. Este documento encontra-se dividido em três partes. Na primeira parte é apresentada uma breve caracterização do contexto de estágio em jardim de infância, apresentada através da descrição das características da instituição e do ambiente educativo. Apresento também uma breve descrição da intervenção educativa em educação pré-escolar, refletindo sobre a importância do trabalho desenvolvido e também das competências desenvolvidas que serão fundamentais para a futura prática. A segunda parte refere-se ao enquadramento teórico do trabalho, na qual é feita uma revisão de literatura sobre o brincar e a importância que este tem na educação pré-escolar. Na terceira e última parte do relatório, consta o estudo realizado com seis crianças do grupo, utilizando como metodologia de investigação, a Abordagem de Mosaico (Clark & Moss, 2005). Este estudo teve como principal objetivo dar voz às crianças acerca do que para elas significa brincar.Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959-Repositório ComumSantos, Albertina Filipa Alves dos2018-06-20T10:21:04Z2018-01-01T00:00:00Z2018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/23131201924773porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:40:20Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/23131Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:16:10.338261Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O brincar através do olhar das crianças em jardim de infância: relatório final
title O brincar através do olhar das crianças em jardim de infância: relatório final
spellingShingle O brincar através do olhar das crianças em jardim de infância: relatório final
Santos, Albertina Filipa Alves dos
Brincar
Crianças
Aprendizagem
Abordagem de Mosaico
title_short O brincar através do olhar das crianças em jardim de infância: relatório final
title_full O brincar através do olhar das crianças em jardim de infância: relatório final
title_fullStr O brincar através do olhar das crianças em jardim de infância: relatório final
title_full_unstemmed O brincar através do olhar das crianças em jardim de infância: relatório final
title_sort O brincar através do olhar das crianças em jardim de infância: relatório final
author Santos, Albertina Filipa Alves dos
author_facet Santos, Albertina Filipa Alves dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Albertina Filipa Alves dos
dc.subject.por.fl_str_mv Brincar
Crianças
Aprendizagem
Abordagem de Mosaico
topic Brincar
Crianças
Aprendizagem
Abordagem de Mosaico
description O presente Relatório Final foi elaborado no âmbito da finalização do Mestrado em Educação Pré-Escolar e resulta das aprendizagens realizadas no decorrer da prática de ensino supervisionada em contexto de jardim de infância. Este documento encontra-se dividido em três partes. Na primeira parte é apresentada uma breve caracterização do contexto de estágio em jardim de infância, apresentada através da descrição das características da instituição e do ambiente educativo. Apresento também uma breve descrição da intervenção educativa em educação pré-escolar, refletindo sobre a importância do trabalho desenvolvido e também das competências desenvolvidas que serão fundamentais para a futura prática. A segunda parte refere-se ao enquadramento teórico do trabalho, na qual é feita uma revisão de literatura sobre o brincar e a importância que este tem na educação pré-escolar. Na terceira e última parte do relatório, consta o estudo realizado com seis crianças do grupo, utilizando como metodologia de investigação, a Abordagem de Mosaico (Clark & Moss, 2005). Este estudo teve como principal objetivo dar voz às crianças acerca do que para elas significa brincar.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-20T10:21:04Z
2018-01-01T00:00:00Z
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/23131
201924773
url http://hdl.handle.net/10400.26/23131
identifier_str_mv 201924773
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130025979543552