O brincar através do olhar das crianças em jardim de infância: relatório final
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/23131 |
Resumo: | O presente Relatório Final foi elaborado no âmbito da finalização do Mestrado em Educação Pré-Escolar e resulta das aprendizagens realizadas no decorrer da prática de ensino supervisionada em contexto de jardim de infância. Este documento encontra-se dividido em três partes. Na primeira parte é apresentada uma breve caracterização do contexto de estágio em jardim de infância, apresentada através da descrição das características da instituição e do ambiente educativo. Apresento também uma breve descrição da intervenção educativa em educação pré-escolar, refletindo sobre a importância do trabalho desenvolvido e também das competências desenvolvidas que serão fundamentais para a futura prática. A segunda parte refere-se ao enquadramento teórico do trabalho, na qual é feita uma revisão de literatura sobre o brincar e a importância que este tem na educação pré-escolar. Na terceira e última parte do relatório, consta o estudo realizado com seis crianças do grupo, utilizando como metodologia de investigação, a Abordagem de Mosaico (Clark & Moss, 2005). Este estudo teve como principal objetivo dar voz às crianças acerca do que para elas significa brincar. |
id |
RCAP_cce68366db472b779ccfe12b338bd736 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/23131 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O brincar através do olhar das crianças em jardim de infância: relatório finalBrincarCriançasAprendizagemAbordagem de MosaicoO presente Relatório Final foi elaborado no âmbito da finalização do Mestrado em Educação Pré-Escolar e resulta das aprendizagens realizadas no decorrer da prática de ensino supervisionada em contexto de jardim de infância. Este documento encontra-se dividido em três partes. Na primeira parte é apresentada uma breve caracterização do contexto de estágio em jardim de infância, apresentada através da descrição das características da instituição e do ambiente educativo. Apresento também uma breve descrição da intervenção educativa em educação pré-escolar, refletindo sobre a importância do trabalho desenvolvido e também das competências desenvolvidas que serão fundamentais para a futura prática. A segunda parte refere-se ao enquadramento teórico do trabalho, na qual é feita uma revisão de literatura sobre o brincar e a importância que este tem na educação pré-escolar. Na terceira e última parte do relatório, consta o estudo realizado com seis crianças do grupo, utilizando como metodologia de investigação, a Abordagem de Mosaico (Clark & Moss, 2005). Este estudo teve como principal objetivo dar voz às crianças acerca do que para elas significa brincar.Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959-Repositório ComumSantos, Albertina Filipa Alves dos2018-06-20T10:21:04Z2018-01-01T00:00:00Z2018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/23131201924773porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:40:20Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/23131Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:16:10.338261Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O brincar através do olhar das crianças em jardim de infância: relatório final |
title |
O brincar através do olhar das crianças em jardim de infância: relatório final |
spellingShingle |
O brincar através do olhar das crianças em jardim de infância: relatório final Santos, Albertina Filipa Alves dos Brincar Crianças Aprendizagem Abordagem de Mosaico |
title_short |
O brincar através do olhar das crianças em jardim de infância: relatório final |
title_full |
O brincar através do olhar das crianças em jardim de infância: relatório final |
title_fullStr |
O brincar através do olhar das crianças em jardim de infância: relatório final |
title_full_unstemmed |
O brincar através do olhar das crianças em jardim de infância: relatório final |
title_sort |
O brincar através do olhar das crianças em jardim de infância: relatório final |
author |
Santos, Albertina Filipa Alves dos |
author_facet |
Santos, Albertina Filipa Alves dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Albertina Filipa Alves dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Brincar Crianças Aprendizagem Abordagem de Mosaico |
topic |
Brincar Crianças Aprendizagem Abordagem de Mosaico |
description |
O presente Relatório Final foi elaborado no âmbito da finalização do Mestrado em Educação Pré-Escolar e resulta das aprendizagens realizadas no decorrer da prática de ensino supervisionada em contexto de jardim de infância. Este documento encontra-se dividido em três partes. Na primeira parte é apresentada uma breve caracterização do contexto de estágio em jardim de infância, apresentada através da descrição das características da instituição e do ambiente educativo. Apresento também uma breve descrição da intervenção educativa em educação pré-escolar, refletindo sobre a importância do trabalho desenvolvido e também das competências desenvolvidas que serão fundamentais para a futura prática. A segunda parte refere-se ao enquadramento teórico do trabalho, na qual é feita uma revisão de literatura sobre o brincar e a importância que este tem na educação pré-escolar. Na terceira e última parte do relatório, consta o estudo realizado com seis crianças do grupo, utilizando como metodologia de investigação, a Abordagem de Mosaico (Clark & Moss, 2005). Este estudo teve como principal objetivo dar voz às crianças acerca do que para elas significa brincar. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-20T10:21:04Z 2018-01-01T00:00:00Z 2018-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/23131 201924773 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/23131 |
identifier_str_mv |
201924773 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130025979543552 |