Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Claro, Paula Margarida Pires
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/18885
Resumo: O presente relatório foi realizado no âmbito do Curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºciclo do Ensino Básico, durante a Prática de Ensino Supervisionada (PES). Visa investigar como se trabalham as artes visuais com crianças. Optámos pelo tema: As Artes visuais na Educação em Creche, Jardim de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico: uma realidade ou uma utopia. Na primeira parte deste estudo procurámos fundamentar o conceito de arte, bem como algumas ligações às artes visuais. Apresentamos a caraterização dos três contextos para melhor conhecimento da realidade e das condições onde decorreu a PES. Apresentamos as linhas metodológicas, que nos guiaram na construção deste relatório bem como as linhas orientadoras da nossa ação educativa nos três contextos. Expomos e analisamos as Experiências de Ensino e Aprendizagem (EEA) relativas aos três contextos que melhor retratam a nossa ação educativa e sobre esta temática desenvolvida com as crianças. É nesta etapa da vida que as crianças mais trabalham a linguagem oral, usando palavras, sons e desenhos para construírem aquilo que lhes permite comunicar. Neste trabalho definimos a questão- problema e os objetivos que nos guiaram ao longo de todo o relatório: De que forma as Artes Visuais podem contribuir para o desenvolvimento holístico da criança? (Creche, Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico). (i) aprofundar os conhecimentos sobre crianças; (ii) familiarizar as crianças com a arte para o seu desenvolvimento pessoal e social; (iii) estimular a criança a criar competências que a expressa a ouvir, no sentido de potenciar competências futuras, (iv) contribuir para a alegria das crianças na realização de artes visuais; (v) refletir sobre o papel do adulto na ação de ensino e aprendizagem no âmbito do trabalho com as artes visuais (vi) conhecer as perceções que as crianças têm sobre a arte e os artistas. As EEA realizadas contribuíram para o desenvolvimento holístico da criança, tal como o desenvolvimento da imaginação, criatividade e o gosto pela arte. Concluímos que arte deve estar presente em todas as áreas dos três contextos, objeto deste estudo, para uma melhor formação e sucesso educativo das crianças.
id RCAP_7d8593a24e2c118ef46ffa420c855002
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/18885
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoCrecheEducação Pré-Escolar1.º Ciclo do Ensino BásicoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisO presente relatório foi realizado no âmbito do Curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºciclo do Ensino Básico, durante a Prática de Ensino Supervisionada (PES). Visa investigar como se trabalham as artes visuais com crianças. Optámos pelo tema: As Artes visuais na Educação em Creche, Jardim de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico: uma realidade ou uma utopia. Na primeira parte deste estudo procurámos fundamentar o conceito de arte, bem como algumas ligações às artes visuais. Apresentamos a caraterização dos três contextos para melhor conhecimento da realidade e das condições onde decorreu a PES. Apresentamos as linhas metodológicas, que nos guiaram na construção deste relatório bem como as linhas orientadoras da nossa ação educativa nos três contextos. Expomos e analisamos as Experiências de Ensino e Aprendizagem (EEA) relativas aos três contextos que melhor retratam a nossa ação educativa e sobre esta temática desenvolvida com as crianças. É nesta etapa da vida que as crianças mais trabalham a linguagem oral, usando palavras, sons e desenhos para construírem aquilo que lhes permite comunicar. Neste trabalho definimos a questão- problema e os objetivos que nos guiaram ao longo de todo o relatório: De que forma as Artes Visuais podem contribuir para o desenvolvimento holístico da criança? (Creche, Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico). (i) aprofundar os conhecimentos sobre crianças; (ii) familiarizar as crianças com a arte para o seu desenvolvimento pessoal e social; (iii) estimular a criança a criar competências que a expressa a ouvir, no sentido de potenciar competências futuras, (iv) contribuir para a alegria das crianças na realização de artes visuais; (v) refletir sobre o papel do adulto na ação de ensino e aprendizagem no âmbito do trabalho com as artes visuais (vi) conhecer as perceções que as crianças têm sobre a arte e os artistas. As EEA realizadas contribuíram para o desenvolvimento holístico da criança, tal como o desenvolvimento da imaginação, criatividade e o gosto pela arte. Concluímos que arte deve estar presente em todas as áreas dos três contextos, objeto deste estudo, para uma melhor formação e sucesso educativo das crianças.This report was carried out as part of the Master Course in Pre-School Education and Teaching of the 1st cycle of Basic Education, during the Supervised Teaching Practice (PES). It aims to investigate how the visual arts work with children. We chose the theme: Visual Arts in Nursery Education, Kindergarten and 1st Cycle of Basic Education: a reality or a utopia. In the first part of this study we sought to base the concept of art as well as some links to the visual arts. We present the characterization of the three contexts for a better knowledge of the reality and the conditions in which the PES took place. We present the methodological guidelines that guided us in the construction of this report as well as the guiding lines of our educational action in the three contexts. We present and analyze the Teaching and Learning Experiences (EEA) related to the three contexts that best portray our educational action and this theme developed with children. It is at this stage of life that children most work with oral language, using words, sounds and drawings to build what they can communicate. In this work, we define the problem question and the objectives that guided us throughout the report: How can the Visual Arts contribute to the holistic development of the child? (Kindergarten, Pre-primary Education and 1st Cycle of Basic Education). (i) to deepen knowledge about children; (ii) familiarize children with art for their personal and social development; (iii) to stimulate the child to create competences that expresses it to listen, in order to promote future skills, (iv) to contribute to the joy of children in performing the visual arts; (v) reflect on the role of the adult in teaching and learning action in the work with the visual arts (vi) know the perceptions that children have about art and artists. Performed EEAs have contributed to the child's holistic development, such as the development of imagination, creativity, and a taste for art. We conclude that art must be present in all areas of the three contexts, object of this study, for a better education and educational success of children.Castanheira, Manuel Luís PintoBiblioteca Digital do IPBClaro, Paula Margarida Pires2019-02-12T15:57:28Z201720162017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/18885TID:201837188porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:43:04Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/18885Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:09:09.791741Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Claro, Paula Margarida Pires
Creche
Educação Pré-Escolar
1.º Ciclo do Ensino Básico
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
title_short Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
author Claro, Paula Margarida Pires
author_facet Claro, Paula Margarida Pires
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Castanheira, Manuel Luís Pinto
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Claro, Paula Margarida Pires
dc.subject.por.fl_str_mv Creche
Educação Pré-Escolar
1.º Ciclo do Ensino Básico
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
topic Creche
Educação Pré-Escolar
1.º Ciclo do Ensino Básico
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
description O presente relatório foi realizado no âmbito do Curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºciclo do Ensino Básico, durante a Prática de Ensino Supervisionada (PES). Visa investigar como se trabalham as artes visuais com crianças. Optámos pelo tema: As Artes visuais na Educação em Creche, Jardim de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico: uma realidade ou uma utopia. Na primeira parte deste estudo procurámos fundamentar o conceito de arte, bem como algumas ligações às artes visuais. Apresentamos a caraterização dos três contextos para melhor conhecimento da realidade e das condições onde decorreu a PES. Apresentamos as linhas metodológicas, que nos guiaram na construção deste relatório bem como as linhas orientadoras da nossa ação educativa nos três contextos. Expomos e analisamos as Experiências de Ensino e Aprendizagem (EEA) relativas aos três contextos que melhor retratam a nossa ação educativa e sobre esta temática desenvolvida com as crianças. É nesta etapa da vida que as crianças mais trabalham a linguagem oral, usando palavras, sons e desenhos para construírem aquilo que lhes permite comunicar. Neste trabalho definimos a questão- problema e os objetivos que nos guiaram ao longo de todo o relatório: De que forma as Artes Visuais podem contribuir para o desenvolvimento holístico da criança? (Creche, Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico). (i) aprofundar os conhecimentos sobre crianças; (ii) familiarizar as crianças com a arte para o seu desenvolvimento pessoal e social; (iii) estimular a criança a criar competências que a expressa a ouvir, no sentido de potenciar competências futuras, (iv) contribuir para a alegria das crianças na realização de artes visuais; (v) refletir sobre o papel do adulto na ação de ensino e aprendizagem no âmbito do trabalho com as artes visuais (vi) conhecer as perceções que as crianças têm sobre a arte e os artistas. As EEA realizadas contribuíram para o desenvolvimento holístico da criança, tal como o desenvolvimento da imaginação, criatividade e o gosto pela arte. Concluímos que arte deve estar presente em todas as áreas dos três contextos, objeto deste estudo, para uma melhor formação e sucesso educativo das crianças.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2017
2017-01-01T00:00:00Z
2019-02-12T15:57:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/18885
TID:201837188
url http://hdl.handle.net/10198/18885
identifier_str_mv TID:201837188
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135352137449472