Implementação de um programa para jovens com défice de competências pessoais e sociais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/2304 |
Resumo: | Este projeto de investigação-ação tem como objetivo implementar o programa “Mais Jovem Mais” com um grupo de jovens e verificar a sua eficácia nesse mesmo grupo. Ao longo do projeto as competências pessoais e sociais são reconhecidas como fulcrais na adolescência, enquanto estratégia de prevenção de problemas de comportamento, isolamento social entre outras. Antes e após a implementação do programa procedeu-se à aplicação de um conjunto de instrumentos (SDQ – Questionário de Capacidades e de Dificuldades: versão jovem, mãe e professor; API- Índice de Parentalidade Autorizada: versão pai, mãe e professor; CE – Comportamento de Educação; CEP – Comportamento de Educação Parental) que permitiram avaliar a eficácia da implementação do programa, nesse grupo. Os dados recolhidos foram analisados recorrendo ao programa estatístico Statistical Package for Social Sciences (SPSS versão IBM 22). Desta forma a frequência dos jovens neste programa contribuiu para o desenvolvimento das suas competências pessoais e sociais, proporcionando-lhes um desenvolvimento positivo e harmonioso nas relações que estabelecem com os outros e consigo próprio. |
id |
RCAP_c10df95cbd23dadd50479e050374a73a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2304 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Implementação de um programa para jovens com défice de competências pessoais e sociaisAdolescênciaIntervençãoCompetências pessoais e sociaisAvaliaçãoPersonal and social skillsEvaluationAdolescenceInterventionEste projeto de investigação-ação tem como objetivo implementar o programa “Mais Jovem Mais” com um grupo de jovens e verificar a sua eficácia nesse mesmo grupo. Ao longo do projeto as competências pessoais e sociais são reconhecidas como fulcrais na adolescência, enquanto estratégia de prevenção de problemas de comportamento, isolamento social entre outras. Antes e após a implementação do programa procedeu-se à aplicação de um conjunto de instrumentos (SDQ – Questionário de Capacidades e de Dificuldades: versão jovem, mãe e professor; API- Índice de Parentalidade Autorizada: versão pai, mãe e professor; CE – Comportamento de Educação; CEP – Comportamento de Educação Parental) que permitiram avaliar a eficácia da implementação do programa, nesse grupo. Os dados recolhidos foram analisados recorrendo ao programa estatístico Statistical Package for Social Sciences (SPSS versão IBM 22). Desta forma a frequência dos jovens neste programa contribuiu para o desenvolvimento das suas competências pessoais e sociais, proporcionando-lhes um desenvolvimento positivo e harmonioso nas relações que estabelecem com os outros e consigo próprio.This action research project aims to implement the "Mais Jovem Mais" program with a youth group and verify its effectiveness in that group. Throughout the project the personal and social skills are recognized as central in adolescence, while prevention strategy of behavior problems, social isolation and other. Before and after the implementation of the program we proceeded to the application of a set of instruments (SDQ - Strengths and Difficulties Questionnaire: Young version, mother and teacher; API - Authorized Parenting Index: father version, mother and teacher; CE - Behavior Education; CEP - Behavior of Parental Education) that allowed us to evaluate the effectiveness of the program implementation in this group. The collected data were analyzed using the Statistical Package for Social Sciences program (SPSS version 22 IBM). Thus the frequency of youth in this program contributed to the development of their personal and social skills, providing them a positive and harmonious development in establishing relationships with others and with themselves.Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de ViseuMartins, EmíliaRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuLázaro, Raquel Maria Henriques2016-10-23T00:30:10Z2014-052014-102014-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/2304porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:25:35Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2304Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:41:31.430059Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Implementação de um programa para jovens com défice de competências pessoais e sociais |
title |
Implementação de um programa para jovens com défice de competências pessoais e sociais |
spellingShingle |
Implementação de um programa para jovens com défice de competências pessoais e sociais Lázaro, Raquel Maria Henriques Adolescência Intervenção Competências pessoais e sociais Avaliação Personal and social skills Evaluation Adolescence Intervention |
title_short |
Implementação de um programa para jovens com défice de competências pessoais e sociais |
title_full |
Implementação de um programa para jovens com défice de competências pessoais e sociais |
title_fullStr |
Implementação de um programa para jovens com défice de competências pessoais e sociais |
title_full_unstemmed |
Implementação de um programa para jovens com défice de competências pessoais e sociais |
title_sort |
Implementação de um programa para jovens com défice de competências pessoais e sociais |
author |
Lázaro, Raquel Maria Henriques |
author_facet |
Lázaro, Raquel Maria Henriques |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martins, Emília Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lázaro, Raquel Maria Henriques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Adolescência Intervenção Competências pessoais e sociais Avaliação Personal and social skills Evaluation Adolescence Intervention |
topic |
Adolescência Intervenção Competências pessoais e sociais Avaliação Personal and social skills Evaluation Adolescence Intervention |
description |
Este projeto de investigação-ação tem como objetivo implementar o programa “Mais Jovem Mais” com um grupo de jovens e verificar a sua eficácia nesse mesmo grupo. Ao longo do projeto as competências pessoais e sociais são reconhecidas como fulcrais na adolescência, enquanto estratégia de prevenção de problemas de comportamento, isolamento social entre outras. Antes e após a implementação do programa procedeu-se à aplicação de um conjunto de instrumentos (SDQ – Questionário de Capacidades e de Dificuldades: versão jovem, mãe e professor; API- Índice de Parentalidade Autorizada: versão pai, mãe e professor; CE – Comportamento de Educação; CEP – Comportamento de Educação Parental) que permitiram avaliar a eficácia da implementação do programa, nesse grupo. Os dados recolhidos foram analisados recorrendo ao programa estatístico Statistical Package for Social Sciences (SPSS versão IBM 22). Desta forma a frequência dos jovens neste programa contribuiu para o desenvolvimento das suas competências pessoais e sociais, proporcionando-lhes um desenvolvimento positivo e harmonioso nas relações que estabelecem com os outros e consigo próprio. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-05 2014-10 2014-05-01T00:00:00Z 2016-10-23T00:30:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.19/2304 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.19/2304 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130881575616512 |