Implementação de um programa para jovens com défice de competências pessoais e sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lázaro, Raquel Maria Henriques
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/2304
Resumo: Este projeto de investigação-ação tem como objetivo implementar o programa “Mais Jovem Mais” com um grupo de jovens e verificar a sua eficácia nesse mesmo grupo. Ao longo do projeto as competências pessoais e sociais são reconhecidas como fulcrais na adolescência, enquanto estratégia de prevenção de problemas de comportamento, isolamento social entre outras. Antes e após a implementação do programa procedeu-se à aplicação de um conjunto de instrumentos (SDQ – Questionário de Capacidades e de Dificuldades: versão jovem, mãe e professor; API- Índice de Parentalidade Autorizada: versão pai, mãe e professor; CE – Comportamento de Educação; CEP – Comportamento de Educação Parental) que permitiram avaliar a eficácia da implementação do programa, nesse grupo. Os dados recolhidos foram analisados recorrendo ao programa estatístico Statistical Package for Social Sciences (SPSS versão IBM 22). Desta forma a frequência dos jovens neste programa contribuiu para o desenvolvimento das suas competências pessoais e sociais, proporcionando-lhes um desenvolvimento positivo e harmonioso nas relações que estabelecem com os outros e consigo próprio.
id RCAP_c10df95cbd23dadd50479e050374a73a
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2304
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Implementação de um programa para jovens com défice de competências pessoais e sociaisAdolescênciaIntervençãoCompetências pessoais e sociaisAvaliaçãoPersonal and social skillsEvaluationAdolescenceInterventionEste projeto de investigação-ação tem como objetivo implementar o programa “Mais Jovem Mais” com um grupo de jovens e verificar a sua eficácia nesse mesmo grupo. Ao longo do projeto as competências pessoais e sociais são reconhecidas como fulcrais na adolescência, enquanto estratégia de prevenção de problemas de comportamento, isolamento social entre outras. Antes e após a implementação do programa procedeu-se à aplicação de um conjunto de instrumentos (SDQ – Questionário de Capacidades e de Dificuldades: versão jovem, mãe e professor; API- Índice de Parentalidade Autorizada: versão pai, mãe e professor; CE – Comportamento de Educação; CEP – Comportamento de Educação Parental) que permitiram avaliar a eficácia da implementação do programa, nesse grupo. Os dados recolhidos foram analisados recorrendo ao programa estatístico Statistical Package for Social Sciences (SPSS versão IBM 22). Desta forma a frequência dos jovens neste programa contribuiu para o desenvolvimento das suas competências pessoais e sociais, proporcionando-lhes um desenvolvimento positivo e harmonioso nas relações que estabelecem com os outros e consigo próprio.This action research project aims to implement the "Mais Jovem Mais" program with a youth group and verify its effectiveness in that group. Throughout the project the personal and social skills are recognized as central in adolescence, while prevention strategy of behavior problems, social isolation and other. Before and after the implementation of the program we proceeded to the application of a set of instruments (SDQ - Strengths and Difficulties Questionnaire: Young version, mother and teacher; API - Authorized Parenting Index: father version, mother and teacher; CE - Behavior Education; CEP - Behavior of Parental Education) that allowed us to evaluate the effectiveness of the program implementation in this group. The collected data were analyzed using the Statistical Package for Social Sciences program (SPSS version 22 IBM). Thus the frequency of youth in this program contributed to the development of their personal and social skills, providing them a positive and harmonious development in establishing relationships with others and with themselves.Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de ViseuMartins, EmíliaRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuLázaro, Raquel Maria Henriques2016-10-23T00:30:10Z2014-052014-102014-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/2304porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:25:35Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2304Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:41:31.430059Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Implementação de um programa para jovens com défice de competências pessoais e sociais
title Implementação de um programa para jovens com défice de competências pessoais e sociais
spellingShingle Implementação de um programa para jovens com défice de competências pessoais e sociais
Lázaro, Raquel Maria Henriques
Adolescência
Intervenção
Competências pessoais e sociais
Avaliação
Personal and social skills
Evaluation
Adolescence
Intervention
title_short Implementação de um programa para jovens com défice de competências pessoais e sociais
title_full Implementação de um programa para jovens com défice de competências pessoais e sociais
title_fullStr Implementação de um programa para jovens com défice de competências pessoais e sociais
title_full_unstemmed Implementação de um programa para jovens com défice de competências pessoais e sociais
title_sort Implementação de um programa para jovens com défice de competências pessoais e sociais
author Lázaro, Raquel Maria Henriques
author_facet Lázaro, Raquel Maria Henriques
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Emília
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Lázaro, Raquel Maria Henriques
dc.subject.por.fl_str_mv Adolescência
Intervenção
Competências pessoais e sociais
Avaliação
Personal and social skills
Evaluation
Adolescence
Intervention
topic Adolescência
Intervenção
Competências pessoais e sociais
Avaliação
Personal and social skills
Evaluation
Adolescence
Intervention
description Este projeto de investigação-ação tem como objetivo implementar o programa “Mais Jovem Mais” com um grupo de jovens e verificar a sua eficácia nesse mesmo grupo. Ao longo do projeto as competências pessoais e sociais são reconhecidas como fulcrais na adolescência, enquanto estratégia de prevenção de problemas de comportamento, isolamento social entre outras. Antes e após a implementação do programa procedeu-se à aplicação de um conjunto de instrumentos (SDQ – Questionário de Capacidades e de Dificuldades: versão jovem, mãe e professor; API- Índice de Parentalidade Autorizada: versão pai, mãe e professor; CE – Comportamento de Educação; CEP – Comportamento de Educação Parental) que permitiram avaliar a eficácia da implementação do programa, nesse grupo. Os dados recolhidos foram analisados recorrendo ao programa estatístico Statistical Package for Social Sciences (SPSS versão IBM 22). Desta forma a frequência dos jovens neste programa contribuiu para o desenvolvimento das suas competências pessoais e sociais, proporcionando-lhes um desenvolvimento positivo e harmonioso nas relações que estabelecem com os outros e consigo próprio.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05
2014-10
2014-05-01T00:00:00Z
2016-10-23T00:30:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/2304
url http://hdl.handle.net/10400.19/2304
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130881575616512