Autoria docente online, gamificação e multirreferencialidade: compromissos didáticos a partir da analogia teórica e do olhar discente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Jasete Maria da Silva
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Nobre, Ana, Pinto, Anamelea
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/7811
Resumo: No presente estudo reflete-se sobre as possibilidades de conjugar numa perspectiva didático- pedagógica a aproximação entre a produção autoral docente para espaços de educação online, gamificação e multirreferencialidade. Para constatar essa provável sinergia foi necessário contar com apoio de teóricos que discutem sobre os temas e, em seguida, analisar os dados gerados pelos sujeitos de pesquisa frequentadores de uma unidade curricular, planeada com estratégias metodológicas alinhadas ao perfil de games, inserida no repositório institucional público de Portugal que oferta cursos a distância em regime de eLearning. A abordagem da pesquisa qualitativa multirreferencial foi adotada, uma vez que permitiu subsidiar o trabalho de investigação por meio de um questionário online técnica que deu suporte para fazer a análise de conteúdo das contribuições dos participantes. Conclui-se a partir deste estudo que a harmonia epistemológica entre a tríade apresenta indícios de promover a ampliação de saberes discentes.
id RCAP_ff3944304e373be7374f49259df6e419
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/7811
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Autoria docente online, gamificação e multirreferencialidade: compromissos didáticos a partir da analogia teórica e do olhar discenteOnline teacher authorship, gamification and multireferentiality: didactic engagements from the theoretical analogy and the student viewTecnologias digitais de informação e comunicaçãoAutoria onlineGamificaçãoMultirreferencialidadeDigital information and communication technologiesOnline authorshipGamificationMultireferentialityNo presente estudo reflete-se sobre as possibilidades de conjugar numa perspectiva didático- pedagógica a aproximação entre a produção autoral docente para espaços de educação online, gamificação e multirreferencialidade. Para constatar essa provável sinergia foi necessário contar com apoio de teóricos que discutem sobre os temas e, em seguida, analisar os dados gerados pelos sujeitos de pesquisa frequentadores de uma unidade curricular, planeada com estratégias metodológicas alinhadas ao perfil de games, inserida no repositório institucional público de Portugal que oferta cursos a distância em regime de eLearning. A abordagem da pesquisa qualitativa multirreferencial foi adotada, uma vez que permitiu subsidiar o trabalho de investigação por meio de um questionário online técnica que deu suporte para fazer a análise de conteúdo das contribuições dos participantes. Conclui-se a partir deste estudo que a harmonia epistemológica entre a tríade apresenta indícios de promover a ampliação de saberes discentes.The present study reflects on the possibilities of combining in a didactic-pedagogical perspective the approximation between authorial teacher production for spaces of online education, gamification and multireferentiality. In order to verify this probable synergy, it was necessary to count on the support of theorists who discuss the themes and then analyze the data generated by the research subjects attending a curricular unit, planned with methodological strategies aligned with the games profile, inserted in the public institutional repository of Portugal that offers eLearning distance learning courses. The approach of the qualitative multireferencial research was adopted, since it allowed to subsidize the research work through an online questionnaire, a technique that gave support to making the content analysis of the contributions of the respondents. We can conclude from this study that the epistemological harmony between the triad shows signs of promoting the expansion of student knowledge.CIDTFF/Universidade de AveiroRepositório AbertoPereira, Jasete Maria da SilvaNobre, AnaPinto, Anamelea2018-12-30T10:13:04Z2018-072018-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/7811por1647-3582info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:28:05Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/7811Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:48:01.298955Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Autoria docente online, gamificação e multirreferencialidade: compromissos didáticos a partir da analogia teórica e do olhar discente
Online teacher authorship, gamification and multireferentiality: didactic engagements from the theoretical analogy and the student view
title Autoria docente online, gamificação e multirreferencialidade: compromissos didáticos a partir da analogia teórica e do olhar discente
spellingShingle Autoria docente online, gamificação e multirreferencialidade: compromissos didáticos a partir da analogia teórica e do olhar discente
Pereira, Jasete Maria da Silva
Tecnologias digitais de informação e comunicação
Autoria online
Gamificação
Multirreferencialidade
Digital information and communication technologies
Online authorship
Gamification
Multireferentiality
title_short Autoria docente online, gamificação e multirreferencialidade: compromissos didáticos a partir da analogia teórica e do olhar discente
title_full Autoria docente online, gamificação e multirreferencialidade: compromissos didáticos a partir da analogia teórica e do olhar discente
title_fullStr Autoria docente online, gamificação e multirreferencialidade: compromissos didáticos a partir da analogia teórica e do olhar discente
title_full_unstemmed Autoria docente online, gamificação e multirreferencialidade: compromissos didáticos a partir da analogia teórica e do olhar discente
title_sort Autoria docente online, gamificação e multirreferencialidade: compromissos didáticos a partir da analogia teórica e do olhar discente
author Pereira, Jasete Maria da Silva
author_facet Pereira, Jasete Maria da Silva
Nobre, Ana
Pinto, Anamelea
author_role author
author2 Nobre, Ana
Pinto, Anamelea
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Jasete Maria da Silva
Nobre, Ana
Pinto, Anamelea
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias digitais de informação e comunicação
Autoria online
Gamificação
Multirreferencialidade
Digital information and communication technologies
Online authorship
Gamification
Multireferentiality
topic Tecnologias digitais de informação e comunicação
Autoria online
Gamificação
Multirreferencialidade
Digital information and communication technologies
Online authorship
Gamification
Multireferentiality
description No presente estudo reflete-se sobre as possibilidades de conjugar numa perspectiva didático- pedagógica a aproximação entre a produção autoral docente para espaços de educação online, gamificação e multirreferencialidade. Para constatar essa provável sinergia foi necessário contar com apoio de teóricos que discutem sobre os temas e, em seguida, analisar os dados gerados pelos sujeitos de pesquisa frequentadores de uma unidade curricular, planeada com estratégias metodológicas alinhadas ao perfil de games, inserida no repositório institucional público de Portugal que oferta cursos a distância em regime de eLearning. A abordagem da pesquisa qualitativa multirreferencial foi adotada, uma vez que permitiu subsidiar o trabalho de investigação por meio de um questionário online técnica que deu suporte para fazer a análise de conteúdo das contribuições dos participantes. Conclui-se a partir deste estudo que a harmonia epistemológica entre a tríade apresenta indícios de promover a ampliação de saberes discentes.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-30T10:13:04Z
2018-07
2018-07-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/7811
url http://hdl.handle.net/10400.2/7811
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1647-3582
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CIDTFF/Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv CIDTFF/Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135059346718720