Prática de Ensino Supervisionada - A comunicação oral e escrita em contexto de sala de aula
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/23140 |
Resumo: | O presente relatório reflete o trabalho realizado na unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada e advém de duas intervenções em contexto escolar, bem como na apresentação do estudo realizado seguido dos resultados. As intervenções realizaram-se numa turma de 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico e em duas turmas de 5.º ano do 2.º Ciclo do Ensino Básico. O estudo que aqui se apresenta foi realizado em ambos os contextos, no 1.º Ciclo do Ensino Básico e 2.º Ciclo do Ensino Básico nomeadamente e procurou dar resposta à questão problema: “Como é que as crianças comunicam oralmente as suas ideias, quando comparado com a comunicação escrita?” Por forma a orientar a resposta para esta questão foram delineados os seguintes objetivos: i) identificar aspetos que as crianças têm em conta quando lhes é pedido, por escrito, e oralmente, que expliquem as suas ideias; ii) realizar experiências de ensino-aprendizagem onde as crianças, nas suas tarefas, evidenciem essas ideias; iii) analisar as produções escritas das crianças comparando-as com a comunicação oral sobre as mesmas, atendendo a quatro dimensões: clareza, fundamentação, lógica e profundidade. Para a concretização desta investigação de carácter qualitativo, foi necessário recolher dados e posteriormente analisa-los. Neste sentido selecionamos as técnicas e instrumentos de entre as quais destacamos a observação participante, narrativas orais, as narrativas escritas, registos fotográficos, notas de campo. Foram então implementadas experiências de ensino-aprendizagem que permitiram a recolha de dados através dos instrumentos supracitados. Após a análise dos dados, conseguimos compreender que os alunos do contexto do 1.º CEB têm dificuldades mais notórias na comunicação escrita, o mesmo se passa com os alunos na área da Matemática no 2.º CEB, enquanto que os alunos na área das Ciências da Natureza têm mais dificuldades em expressar-se oralmente. |
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Prática de Ensino Supervisionada - A comunicação oral e escrita em contexto de sala de aulaPrática de Ensino Supervisionada1.º Ciclo do Ensino Básico2.º Ciclo do Ensino BásicoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório reflete o trabalho realizado na unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada e advém de duas intervenções em contexto escolar, bem como na apresentação do estudo realizado seguido dos resultados. As intervenções realizaram-se numa turma de 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico e em duas turmas de 5.º ano do 2.º Ciclo do Ensino Básico. O estudo que aqui se apresenta foi realizado em ambos os contextos, no 1.º Ciclo do Ensino Básico e 2.º Ciclo do Ensino Básico nomeadamente e procurou dar resposta à questão problema: “Como é que as crianças comunicam oralmente as suas ideias, quando comparado com a comunicação escrita?” Por forma a orientar a resposta para esta questão foram delineados os seguintes objetivos: i) identificar aspetos que as crianças têm em conta quando lhes é pedido, por escrito, e oralmente, que expliquem as suas ideias; ii) realizar experiências de ensino-aprendizagem onde as crianças, nas suas tarefas, evidenciem essas ideias; iii) analisar as produções escritas das crianças comparando-as com a comunicação oral sobre as mesmas, atendendo a quatro dimensões: clareza, fundamentação, lógica e profundidade. Para a concretização desta investigação de carácter qualitativo, foi necessário recolher dados e posteriormente analisa-los. Neste sentido selecionamos as técnicas e instrumentos de entre as quais destacamos a observação participante, narrativas orais, as narrativas escritas, registos fotográficos, notas de campo. Foram então implementadas experiências de ensino-aprendizagem que permitiram a recolha de dados através dos instrumentos supracitados. Após a análise dos dados, conseguimos compreender que os alunos do contexto do 1.º CEB têm dificuldades mais notórias na comunicação escrita, o mesmo se passa com os alunos na área da Matemática no 2.º CEB, enquanto que os alunos na área das Ciências da Natureza têm mais dificuldades em expressar-se oralmente.This report results from the Supervised Teaching Practice course from two interventions in the school context, as well as in the presentation of the study carried out followed by the results. The interventions were carried out in a class of the 3rd year of the 1st Cycle of Basic Education and in two classes of the 5th year of the 2nd Cycle of Basic Education. The study presented here was carried out in both contexts, including the answer of the question: “How do children communicate their ideas orally, comparing with writing? ”To guide the answer to this question, the following goals were outlined: i) to identify the aspects that children take into account when asked, in writing and orally, to explain their ideas; ii) carry out teaching and learning experiences where children, in their tasks, show these ideas; iii) analyze children's written texts by comparing them with oral communication about them, taking into account four aspects: clarity, logic, logic and depth. To carry out this qualitative investigation, it was necessary to collect the data and subsequently analyze it, then we selected techniques and instruments such as: oral narratives, photographic records and field notes. Thereafter, teaching-learning experiences were implemented that were related with this research, consequently searching and collecting the data were made, the results were analyzed and it was possible to understand that students in the context of the 1st CEB have more difficulties in written communication and the same happens with students in Mathematics in the 2nd CEB, while students in the field of Natural Sciences have more difficulty in expressing themselves orally.Ribeiro, Maria do CéuBiblioteca Digital do IPBSousa, Dulce Rodrigues2021-02-03T09:56:50Z202020192020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/23140TID:202572870porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:51:46Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/23140Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:14:11.029323Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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