Processo de decisão da Geração Z na realização de viagens
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/23088 |
Resumo: | Mestrado Bolonha em Marketing |
id |
RCAP_c16b2b0a24f6383e6b5cf6594dd257a2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/23088 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Processo de decisão da Geração Z na realização de viagensgeração Zturismoprocesso de tomada de decisãogeração Yanálise qualitativaviagens turísticasgeneration Ztourismdecision-making processgeneration Yqualitative analysistouristic tripsMestrado Bolonha em MarketingA geração Z tem vindo a revolucionar todos os mercados devido aos seus comportamentos e padrões de consumo distintos, sendo, por isso, uma das gerações mais importantes e influentes da atualidade. Para esta geração, o turismo representa um meio de experienciar toda a diversidade e singularidade no mundo. Consequentemente, a geração Z tem vindo a modificar o setor do turismo, alterando, por exemplo, as ofertas turísticas de modo a que estas se adaptem aos seus desejos e necessidades específicas. Assim, é importante compreender o comportamento desta geração, num contexto de turismo. A presente dissertação pretende compreender o processo de tomada de decisão da geração Z nas viagens turísticas, procurando evidenciar as caraterísticas desta geração num contexto de turismo, e destas, quais as mais relevantes no processo de decisão ao longo das diferentes fases da viagem. Foi realizado um estudo qualitativo, com uma amostra não-probabilística por conveniência, com recurso a oito entrevistas em profundidade a jovens da geração Z com experiência e gosto em viajar. O estudo adotou uma abordagem interpretativista em que os resultados obtidos sugerem que, entre as caraterísticas identificadas, a consciência económica e a opinião dos outros são as que mais impacto e influência têm no processo de tomada de decisão da geração Z, estando presentes na maioria das fases do processo.Generation Z has been revolutionising all markets due to its distinctive behaviour and consumption patterns, and is therefore one of the most important and influential generations today. For this generation, tourism represents a means to experience all the diversity and uniqueness in the world. Consequently, generation Z has been modifying the tourism sector, for example by changing tourism offers to adapt them to their specific needs and desires. Thus, it is important to understand the behaviour of this generation in a tourism context. This dissertation aims to understand the decision-making process of generation Z in touristic trips, seeking to highlight the characteristics of this generation in a tourism context, and which of these are the most relevant in the decision-making process throughout the different stages of the trip. A qualitative study was conducted, with a non-probabilistic convenience sample, using eight in-depth interviews with young people of generation Z with experience and love for travelling. The study adopted an interpretativist approach in which the results suggest that, among the characteristics identified, economic awareness and the opinion of others have the greatest impact and influence on the decision-making process of generation Z, being present in most phases of the process.Instituto Superior de Economia e GestãoDuarte, Maria MargaridaRepositório da Universidade de LisboaSotomayor, Beatriz Brito da Costa Barbosa de2022-01-15T11:21:13Z2021-102021-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/23088porSotomayor, Beatriz Brito da Costa Barbosa de (2021). "Processo de decisão da Geração Z na realização de viagens". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.metadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:52:36Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/23088Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:07:23.423837Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Processo de decisão da Geração Z na realização de viagens |
title |
Processo de decisão da Geração Z na realização de viagens |
spellingShingle |
Processo de decisão da Geração Z na realização de viagens Sotomayor, Beatriz Brito da Costa Barbosa de geração Z turismo processo de tomada de decisão geração Y análise qualitativa viagens turísticas generation Z tourism decision-making process generation Y qualitative analysis touristic trips |
title_short |
Processo de decisão da Geração Z na realização de viagens |
title_full |
Processo de decisão da Geração Z na realização de viagens |
title_fullStr |
Processo de decisão da Geração Z na realização de viagens |
title_full_unstemmed |
Processo de decisão da Geração Z na realização de viagens |
title_sort |
Processo de decisão da Geração Z na realização de viagens |
author |
Sotomayor, Beatriz Brito da Costa Barbosa de |
author_facet |
Sotomayor, Beatriz Brito da Costa Barbosa de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Duarte, Maria Margarida Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sotomayor, Beatriz Brito da Costa Barbosa de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
geração Z turismo processo de tomada de decisão geração Y análise qualitativa viagens turísticas generation Z tourism decision-making process generation Y qualitative analysis touristic trips |
topic |
geração Z turismo processo de tomada de decisão geração Y análise qualitativa viagens turísticas generation Z tourism decision-making process generation Y qualitative analysis touristic trips |
description |
Mestrado Bolonha em Marketing |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10 2021-10-01T00:00:00Z 2022-01-15T11:21:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/23088 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/23088 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Sotomayor, Beatriz Brito da Costa Barbosa de (2021). "Processo de decisão da Geração Z na realização de viagens". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
metadata only access info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
metadata only access |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131166924603392 |