Processo de decisão da Geração Z na realização de viagens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sotomayor, Beatriz Brito da Costa Barbosa de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/23088
Resumo: Mestrado Bolonha em Marketing
id RCAP_c16b2b0a24f6383e6b5cf6594dd257a2
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/23088
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Processo de decisão da Geração Z na realização de viagensgeração Zturismoprocesso de tomada de decisãogeração Yanálise qualitativaviagens turísticasgeneration Ztourismdecision-making processgeneration Yqualitative analysistouristic tripsMestrado Bolonha em MarketingA geração Z tem vindo a revolucionar todos os mercados devido aos seus comportamentos e padrões de consumo distintos, sendo, por isso, uma das gerações mais importantes e influentes da atualidade. Para esta geração, o turismo representa um meio de experienciar toda a diversidade e singularidade no mundo. Consequentemente, a geração Z tem vindo a modificar o setor do turismo, alterando, por exemplo, as ofertas turísticas de modo a que estas se adaptem aos seus desejos e necessidades específicas. Assim, é importante compreender o comportamento desta geração, num contexto de turismo. A presente dissertação pretende compreender o processo de tomada de decisão da geração Z nas viagens turísticas, procurando evidenciar as caraterísticas desta geração num contexto de turismo, e destas, quais as mais relevantes no processo de decisão ao longo das diferentes fases da viagem. Foi realizado um estudo qualitativo, com uma amostra não-probabilística por conveniência, com recurso a oito entrevistas em profundidade a jovens da geração Z com experiência e gosto em viajar. O estudo adotou uma abordagem interpretativista em que os resultados obtidos sugerem que, entre as caraterísticas identificadas, a consciência económica e a opinião dos outros são as que mais impacto e influência têm no processo de tomada de decisão da geração Z, estando presentes na maioria das fases do processo.Generation Z has been revolutionising all markets due to its distinctive behaviour and consumption patterns, and is therefore one of the most important and influential generations today. For this generation, tourism represents a means to experience all the diversity and uniqueness in the world. Consequently, generation Z has been modifying the tourism sector, for example by changing tourism offers to adapt them to their specific needs and desires. Thus, it is important to understand the behaviour of this generation in a tourism context. This dissertation aims to understand the decision-making process of generation Z in touristic trips, seeking to highlight the characteristics of this generation in a tourism context, and which of these are the most relevant in the decision-making process throughout the different stages of the trip. A qualitative study was conducted, with a non-probabilistic convenience sample, using eight in-depth interviews with young people of generation Z with experience and love for travelling. The study adopted an interpretativist approach in which the results suggest that, among the characteristics identified, economic awareness and the opinion of others have the greatest impact and influence on the decision-making process of generation Z, being present in most phases of the process.Instituto Superior de Economia e GestãoDuarte, Maria MargaridaRepositório da Universidade de LisboaSotomayor, Beatriz Brito da Costa Barbosa de2022-01-15T11:21:13Z2021-102021-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/23088porSotomayor, Beatriz Brito da Costa Barbosa de (2021). "Processo de decisão da Geração Z na realização de viagens". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.metadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:52:36Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/23088Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:07:23.423837Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Processo de decisão da Geração Z na realização de viagens
title Processo de decisão da Geração Z na realização de viagens
spellingShingle Processo de decisão da Geração Z na realização de viagens
Sotomayor, Beatriz Brito da Costa Barbosa de
geração Z
turismo
processo de tomada de decisão
geração Y
análise qualitativa
viagens turísticas
generation Z
tourism
decision-making process
generation Y
qualitative analysis
touristic trips
title_short Processo de decisão da Geração Z na realização de viagens
title_full Processo de decisão da Geração Z na realização de viagens
title_fullStr Processo de decisão da Geração Z na realização de viagens
title_full_unstemmed Processo de decisão da Geração Z na realização de viagens
title_sort Processo de decisão da Geração Z na realização de viagens
author Sotomayor, Beatriz Brito da Costa Barbosa de
author_facet Sotomayor, Beatriz Brito da Costa Barbosa de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Duarte, Maria Margarida
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Sotomayor, Beatriz Brito da Costa Barbosa de
dc.subject.por.fl_str_mv geração Z
turismo
processo de tomada de decisão
geração Y
análise qualitativa
viagens turísticas
generation Z
tourism
decision-making process
generation Y
qualitative analysis
touristic trips
topic geração Z
turismo
processo de tomada de decisão
geração Y
análise qualitativa
viagens turísticas
generation Z
tourism
decision-making process
generation Y
qualitative analysis
touristic trips
description Mestrado Bolonha em Marketing
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10
2021-10-01T00:00:00Z
2022-01-15T11:21:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/23088
url http://hdl.handle.net/10400.5/23088
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Sotomayor, Beatriz Brito da Costa Barbosa de (2021). "Processo de decisão da Geração Z na realização de viagens". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131166924603392