A horta pedagógica como um contexto de promoção de atitudes positivas face aos insetos, no 1º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Ana Beatriz Ventura
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/36140
Resumo: O presente relatório de estágio pretende dar a conhecer um projeto de intervenção-ação, desenvolvido no âmbito da unidade curricular Prática Pedagógica Supervisionada, sobre o impacto da horta pedagógica na mudança de atitudes em relação aos insetos, por parte das crianças, através de uma metodologia STEAM, numa turma do 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A integração da horta pedagógica no processo de aprendizagem dos alunos tem sido apontada como uma estratégia eficaz na promoção de conhecimentos e atitudes positivas face ao Planeta e à sustentabilidade da vida no mesmo. Embora as suas vantagens sejam evidentes, há poucos estudos, em Portugal, sobre este espaço de ensino e aprendizagem, no contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Com vista a contribuir para a diminuição dessa lacuna, definiram-se para este projeto de intervenção-investigação os seguintes objetivos: (i) desenvolver um projeto de intervenção promotor de conhecimentos sobre os insetos e o seu papel para a biodiversidade do Planeta, através da horta pedagógica escolar; (ii) avaliar os efeitos do projeto na promoção de atitudes positivas face aos insetos e no desenvolvimento de conhecimentos nas crianças sobre os mesmos. Primeiramente, nos pilares teóricos de suporte ao projeto de intervenção-ação são dados a conhecer, de forma sintetizada, os principais conceitos e conteúdos associados à horta pedagógica, aos insetos e à metodologia STEAM. Além disso, são apresentados estudos empíricos sobre ambas as temáticas com vista a proceder à comparação dos seus resultados com os obtidos no âmbito deste projeto. Sendo este um projeto de intervenção-ação, as técnicas de recolha de dados foram variadas, de entre as quais: questionários; observação direta e recolha documental. Os dados obtidos foram analisados com recurso, preferencial, à técnica de análise descritiva de conteúdo e estatística descritiva. O resultado da análise dos dados recolhidos aponta para uma evolução do grupo no que diz respeito ao desenvolvimento de conhecimentos e atitudes mais positivas em relação aos insetos, fruto do contacto com a horta pedagógica e da metodologia de ensino ativa escolhida, o STEAM. Este projeto de intervenção-ação promoveu a aproximação afetiva dos alunos a esta classe de animais e desencadeou neles a vontade de aprender mais sobre a sua taxonomia e importância para o equilíbrio do ecossistema terrestre.
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Com vista a contribuir para a diminuição dessa lacuna, definiram-se para este projeto de intervenção-investigação os seguintes objetivos: (i) desenvolver um projeto de intervenção promotor de conhecimentos sobre os insetos e o seu papel para a biodiversidade do Planeta, através da horta pedagógica escolar; (ii) avaliar os efeitos do projeto na promoção de atitudes positivas face aos insetos e no desenvolvimento de conhecimentos nas crianças sobre os mesmos. Primeiramente, nos pilares teóricos de suporte ao projeto de intervenção-ação são dados a conhecer, de forma sintetizada, os principais conceitos e conteúdos associados à horta pedagógica, aos insetos e à metodologia STEAM. Além disso, são apresentados estudos empíricos sobre ambas as temáticas com vista a proceder à comparação dos seus resultados com os obtidos no âmbito deste projeto. Sendo este um projeto de intervenção-ação, as técnicas de recolha de dados foram variadas, de entre as quais: questionários; observação direta e recolha documental. Os dados obtidos foram analisados com recurso, preferencial, à técnica de análise descritiva de conteúdo e estatística descritiva. O resultado da análise dos dados recolhidos aponta para uma evolução do grupo no que diz respeito ao desenvolvimento de conhecimentos e atitudes mais positivas em relação aos insetos, fruto do contacto com a horta pedagógica e da metodologia de ensino ativa escolhida, o STEAM. Este projeto de intervenção-ação promoveu a aproximação afetiva dos alunos a esta classe de animais e desencadeou neles a vontade de aprender mais sobre a sua taxonomia e importância para o equilíbrio do ecossistema terrestre.This internship report intends to present an intervention-action project, developed within the scope of the Supervised Pedagogical Practice course, on the impact of the pedagogical garden in changing children's attitudes towards insects, through a methodology STEAM, in a 3rd year class of primary school. The integration of the pedagogical garden in the students learning process has been identified as an effective strategy in the promotion of knowledge and positive attitudes towards the Planet and the sustainability of life on it. Although its advantages are evident, there are few studies in Portugal on this teaching and learning space, in the context of the primary school. In order to contribute to the reduction of this gap, the following objectives were defined for this intervention-research project: (i) to develop an intervention project that promotes knowledge about insects and their role for the planet's biodiversity, through school pedagogical garden; (ii) to evaluate the effects of the project in promoting positive attitudes towards insects and in the development of children's knowledge about them. First, in the theoretical pillars of support for the intervention-action project, the main concepts and contents associated with the teaching garden, insects and the STEAM methodology are presented in a summarized way. In addition, empirical studies on both themes are presented in order to compare their results with those obtained within the scope of this project. As this is an intervention-action project, the data collection techniques were varied, including: questionnaires; direct observation and document collection. The data obtained were analyzed using, preferentially, the technique of descriptive content analysis and descriptive statistics. The result of the analysis of the collected data points to an evolution of the group with regard to the development of knowledge and more positive attitudes towards insects, as a result of contact with the pedagogical garden and the active teaching methodology chosen, STEAM. This intervention-action project promoted the affective approach of students to this class of animals and triggered in them the desire to learn more about their taxonomy and importance for the balance of the terrestrial ecosystem.2023-01-31T13:42:19Z2022-12-19T00:00:00Z2022-12-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/36140porNeves, Ana Beatriz Venturainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:09:41Zoai:ria.ua.pt:10773/36140Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:07:02.173962Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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