Avaliação da competência de resolução de problemas explorando as TIC - um estudo de caso envolvendo alunos do 3º CEB e atividades matemáticas em ambientes exteriores à sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sampaio, Marlene Rodrigues Almeida Figueiredo
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/10319
Resumo: De acordo com os resultados de estudos internacionais, como o Programme for International Student Assessment (PISA) de 2003 e a experiência profissional da investigadora, os alunos revelam falta de competências de resolução de problemas. Algumas das estratégias apontadas como potenciadoras do desenvolvimento da competência referida, são as atividades em ambientes exteriores à sala de aula (AESA) e a avaliação das atividades com recurso às Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC). No entanto, a literatura da especialidade reconhece a insuficiência de estudos cruzando estas áreas. Neste âmbito, o presente estudo pretende contribuir para o desenvolvimento de um outro projeto mais abrangente, na área da Didática: “Avaliação das aprendizagens, em ambientes exteriores à sala de aula, com recurso às TIC: um estudo de investigação e desenvolvimento”, sendo o seu foco investigar em que medida atividades em AESA, interdisciplinares e com recurso às TIC, promovem o desenvolvimento da competência resolução de problemas matemáticos em alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Tendo em conta o exposto, o contexto do estudo foi uma AESA, tendo-se planificado e implementado, uma visita de estudo ao parque de Dunas da Aguda, que envolveu a resolução de problemas matemáticos. Optou-se por uma metodologia de investigação qualitativa, do tipo estudo caso, em que o caso se circunscreve ao desenvolvimento de competências de resolução de problemas no contexto acima descrito. Os participantes do estudo foram alunos de uma turma do oitavo ano de uma escola do concelho de STª. Maria da Feira, da qual a investigadora era a professora de matemática. No que respeita às técnicas de recolha de dados explorou-se o inquérito por questionário, a análise documental e a observação participante. Para a avaliação da competência em estudo desenvolveu-se uma rubrica online a partir de um instrumento validado no âmbito de outra investigação. Os resultados mostram que as atividades promoveram processos de avaliação da resolução de problemas, ao nível metacognitivo o que permite concluir, de acordo com o referencial teórico, que os alunos desenvolveram competências de resolução de problemas. Realça-se ainda que o estudo permitiu formular recomendações relacionadas com as potencialidades das AESA e da avaliação formativa, com recurso às TIC na promoção e avaliação das competências objeto de estudo. A título de exemplo, refira-se a aplicação dos instrumentos utilizados em outros contextos de aprendizagem e verificar se os resultados vão ao encontro dos obtidos nesta investigação.
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Neste âmbito, o presente estudo pretende contribuir para o desenvolvimento de um outro projeto mais abrangente, na área da Didática: “Avaliação das aprendizagens, em ambientes exteriores à sala de aula, com recurso às TIC: um estudo de investigação e desenvolvimento”, sendo o seu foco investigar em que medida atividades em AESA, interdisciplinares e com recurso às TIC, promovem o desenvolvimento da competência resolução de problemas matemáticos em alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Tendo em conta o exposto, o contexto do estudo foi uma AESA, tendo-se planificado e implementado, uma visita de estudo ao parque de Dunas da Aguda, que envolveu a resolução de problemas matemáticos. Optou-se por uma metodologia de investigação qualitativa, do tipo estudo caso, em que o caso se circunscreve ao desenvolvimento de competências de resolução de problemas no contexto acima descrito. Os participantes do estudo foram alunos de uma turma do oitavo ano de uma escola do concelho de STª. Maria da Feira, da qual a investigadora era a professora de matemática. No que respeita às técnicas de recolha de dados explorou-se o inquérito por questionário, a análise documental e a observação participante. Para a avaliação da competência em estudo desenvolveu-se uma rubrica online a partir de um instrumento validado no âmbito de outra investigação. Os resultados mostram que as atividades promoveram processos de avaliação da resolução de problemas, ao nível metacognitivo o que permite concluir, de acordo com o referencial teórico, que os alunos desenvolveram competências de resolução de problemas. Realça-se ainda que o estudo permitiu formular recomendações relacionadas com as potencialidades das AESA e da avaliação formativa, com recurso às TIC na promoção e avaliação das competências objeto de estudo. A título de exemplo, refira-se a aplicação dos instrumentos utilizados em outros contextos de aprendizagem e verificar se os resultados vão ao encontro dos obtidos nesta investigação.According to the results of international studies, such as the Programme for International Student Assessment (PISA) 2003 and the experience of the researcher, the students reveal a lack of skills in problem solving. Some of the strategies identified to raise the development of such skill, are learning in environments outside the classroom and evaluation activities with use of Information Technology and Communication (ICT). However, the literature recognizes the failure of these studies crossing areas. In this context, this study aims to contribute to the development of a broader another project in the area of Didactics: "Assessment of learning in environments outside the classroom using ICT: a study of research and development", and their focus to investigate to what extent activities in learning outside classroom, interdisciplinary and using ICT, promote the development of skill in mathematical problem solving of students 8th grade. Taking into account the above, the context of the study was an learning in environments outside the classroom, having been planned and implemented, a study visit to the park Dunas da Aguda, which involved solving math problems. We opted for a qualitative research methodology, case study type that the case is limited to the development of problem solving skills in the context described above. Study participants were students of 8th grade class at a school in St ª. Maria da Feira, which the researcher was a math teacher. Regarding data collection a technique was explored by the survey questionnaire, document analysis and participant observation. For the assessment of skill in the study developed an e-rubric from a validated instrument under another investigation. The results show that the activities promoted evaluation processes of problem solving, in a metacognitive level which indicates, according to the theoretical framework, students develop skills in problem solving. The study also provided recommendations related to the potential of learning in environments outside the classroom, and formative assessment, using ICT in promoting and skills assessment study object. By way of examples, refer to the application of tools used in other learning contexts and verify that the results are consistent with those obtained in this investigation.Universidade de Aveiro2013-05-02T13:47:17Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/10319porSampaio, Marlene Rodrigues Almeida Figueiredoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:18:00Zoai:ria.ua.pt:10773/10319Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:46:57.450733Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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