Tipobicho: Design gráfico na construção de uma ferramenta lúdica para crianças em processo de alfabetização portuguesa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/33559 |
Resumo: | Tipobicho é um projeto de caráter experimental que pretende investigar o uso formal da tipografia e ilustração na construção de uma ferramenta lúdica destinada para crianças em processo de alfabetização da língua portuguesa. O projeto, composto por um livro e jogo, sugere uma nova abordagem a tipografia ao propor uma interação espacial com as letras, transformando palavras em esculturas tridimensionais com formas correspondentes aos seus significados. O projeto foi construído de forma a valorizar a criança como ser participante e ativo no processo de aprendizado. Foram consideradas suas particularidades e necessidades no processo de leitura, alinhadas ao design de interação, tipografia e ilustração. Esta investigação é composta por uma componente de fundamentação teórica e outra de relatório da prática experimental. O livro-jogo se mostra relevante para o cenário atual por seu viés social, pela valorização do design enquanto prática multidisciplinar, por resgatar e reafirmar a importância do livro e jogo enquanto suporte físico tradicional, por sua a narrativa que destaca a beleza na diversidade e a importância do respeito no contexto de convívio plural cotidiano e, por fim, pelo seu potencial transnacional de aplicação. |
id |
RCAP_c2962f040ea3c99604fe8bfbb1b10d91 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/33559 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Tipobicho: Design gráfico na construção de uma ferramenta lúdica para crianças em processo de alfabetização portuguesaDesign lúdicoLetra-imagemDesign modularLeiturabilidadeAlfabetizaçãoDesignTipobicho é um projeto de caráter experimental que pretende investigar o uso formal da tipografia e ilustração na construção de uma ferramenta lúdica destinada para crianças em processo de alfabetização da língua portuguesa. O projeto, composto por um livro e jogo, sugere uma nova abordagem a tipografia ao propor uma interação espacial com as letras, transformando palavras em esculturas tridimensionais com formas correspondentes aos seus significados. O projeto foi construído de forma a valorizar a criança como ser participante e ativo no processo de aprendizado. Foram consideradas suas particularidades e necessidades no processo de leitura, alinhadas ao design de interação, tipografia e ilustração. Esta investigação é composta por uma componente de fundamentação teórica e outra de relatório da prática experimental. O livro-jogo se mostra relevante para o cenário atual por seu viés social, pela valorização do design enquanto prática multidisciplinar, por resgatar e reafirmar a importância do livro e jogo enquanto suporte físico tradicional, por sua a narrativa que destaca a beleza na diversidade e a importância do respeito no contexto de convívio plural cotidiano e, por fim, pelo seu potencial transnacional de aplicação.Lemos, MargaridaRepositório ComumRolim, Minna2020-10-14T09:17:33Z2020-10-132020-10-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/33559202525856porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:25:42Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/33559Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:23:05.878539Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tipobicho: Design gráfico na construção de uma ferramenta lúdica para crianças em processo de alfabetização portuguesa |
title |
Tipobicho: Design gráfico na construção de uma ferramenta lúdica para crianças em processo de alfabetização portuguesa |
spellingShingle |
Tipobicho: Design gráfico na construção de uma ferramenta lúdica para crianças em processo de alfabetização portuguesa Rolim, Minna Design lúdico Letra-imagem Design modular Leiturabilidade Alfabetização Design |
title_short |
Tipobicho: Design gráfico na construção de uma ferramenta lúdica para crianças em processo de alfabetização portuguesa |
title_full |
Tipobicho: Design gráfico na construção de uma ferramenta lúdica para crianças em processo de alfabetização portuguesa |
title_fullStr |
Tipobicho: Design gráfico na construção de uma ferramenta lúdica para crianças em processo de alfabetização portuguesa |
title_full_unstemmed |
Tipobicho: Design gráfico na construção de uma ferramenta lúdica para crianças em processo de alfabetização portuguesa |
title_sort |
Tipobicho: Design gráfico na construção de uma ferramenta lúdica para crianças em processo de alfabetização portuguesa |
author |
Rolim, Minna |
author_facet |
Rolim, Minna |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lemos, Margarida Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rolim, Minna |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design lúdico Letra-imagem Design modular Leiturabilidade Alfabetização Design |
topic |
Design lúdico Letra-imagem Design modular Leiturabilidade Alfabetização Design |
description |
Tipobicho é um projeto de caráter experimental que pretende investigar o uso formal da tipografia e ilustração na construção de uma ferramenta lúdica destinada para crianças em processo de alfabetização da língua portuguesa. O projeto, composto por um livro e jogo, sugere uma nova abordagem a tipografia ao propor uma interação espacial com as letras, transformando palavras em esculturas tridimensionais com formas correspondentes aos seus significados. O projeto foi construído de forma a valorizar a criança como ser participante e ativo no processo de aprendizado. Foram consideradas suas particularidades e necessidades no processo de leitura, alinhadas ao design de interação, tipografia e ilustração. Esta investigação é composta por uma componente de fundamentação teórica e outra de relatório da prática experimental. O livro-jogo se mostra relevante para o cenário atual por seu viés social, pela valorização do design enquanto prática multidisciplinar, por resgatar e reafirmar a importância do livro e jogo enquanto suporte físico tradicional, por sua a narrativa que destaca a beleza na diversidade e a importância do respeito no contexto de convívio plural cotidiano e, por fim, pelo seu potencial transnacional de aplicação. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-14T09:17:33Z 2020-10-13 2020-10-13T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/33559 202525856 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/33559 |
identifier_str_mv |
202525856 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130675990757376 |