Tipobicho: Design gráfico na construção de uma ferramenta lúdica para crianças em processo de alfabetização portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rolim, Minna
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/33559
Resumo: Tipobicho é um projeto de caráter experimental que pretende investigar o uso formal da tipografia e ilustração na construção de uma ferramenta lúdica destinada para crianças em processo de alfabetização da língua portuguesa. O projeto, composto por um livro e jogo, sugere uma nova abordagem a tipografia ao propor uma interação espacial com as letras, transformando palavras em esculturas tridimensionais com formas correspondentes aos seus significados. O projeto foi construído de forma a valorizar a criança como ser participante e ativo no processo de aprendizado. Foram consideradas suas particularidades e necessidades no processo de leitura, alinhadas ao design de interação, tipografia e ilustração. Esta investigação é composta por uma componente de fundamentação teórica e outra de relatório da prática experimental. O livro-jogo se mostra relevante para o cenário atual por seu viés social, pela valorização do design enquanto prática multidisciplinar, por resgatar e reafirmar a importância do livro e jogo enquanto suporte físico tradicional, por sua a narrativa que destaca a beleza na diversidade e a importância do respeito no contexto de convívio plural cotidiano e, por fim, pelo seu potencial transnacional de aplicação.
id RCAP_c2962f040ea3c99604fe8bfbb1b10d91
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/33559
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Tipobicho: Design gráfico na construção de uma ferramenta lúdica para crianças em processo de alfabetização portuguesaDesign lúdicoLetra-imagemDesign modularLeiturabilidadeAlfabetizaçãoDesignTipobicho é um projeto de caráter experimental que pretende investigar o uso formal da tipografia e ilustração na construção de uma ferramenta lúdica destinada para crianças em processo de alfabetização da língua portuguesa. O projeto, composto por um livro e jogo, sugere uma nova abordagem a tipografia ao propor uma interação espacial com as letras, transformando palavras em esculturas tridimensionais com formas correspondentes aos seus significados. O projeto foi construído de forma a valorizar a criança como ser participante e ativo no processo de aprendizado. Foram consideradas suas particularidades e necessidades no processo de leitura, alinhadas ao design de interação, tipografia e ilustração. Esta investigação é composta por uma componente de fundamentação teórica e outra de relatório da prática experimental. O livro-jogo se mostra relevante para o cenário atual por seu viés social, pela valorização do design enquanto prática multidisciplinar, por resgatar e reafirmar a importância do livro e jogo enquanto suporte físico tradicional, por sua a narrativa que destaca a beleza na diversidade e a importância do respeito no contexto de convívio plural cotidiano e, por fim, pelo seu potencial transnacional de aplicação.Lemos, MargaridaRepositório ComumRolim, Minna2020-10-14T09:17:33Z2020-10-132020-10-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/33559202525856porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:25:42Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/33559Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:23:05.878539Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Tipobicho: Design gráfico na construção de uma ferramenta lúdica para crianças em processo de alfabetização portuguesa
title Tipobicho: Design gráfico na construção de uma ferramenta lúdica para crianças em processo de alfabetização portuguesa
spellingShingle Tipobicho: Design gráfico na construção de uma ferramenta lúdica para crianças em processo de alfabetização portuguesa
Rolim, Minna
Design lúdico
Letra-imagem
Design modular
Leiturabilidade
Alfabetização
Design
title_short Tipobicho: Design gráfico na construção de uma ferramenta lúdica para crianças em processo de alfabetização portuguesa
title_full Tipobicho: Design gráfico na construção de uma ferramenta lúdica para crianças em processo de alfabetização portuguesa
title_fullStr Tipobicho: Design gráfico na construção de uma ferramenta lúdica para crianças em processo de alfabetização portuguesa
title_full_unstemmed Tipobicho: Design gráfico na construção de uma ferramenta lúdica para crianças em processo de alfabetização portuguesa
title_sort Tipobicho: Design gráfico na construção de uma ferramenta lúdica para crianças em processo de alfabetização portuguesa
author Rolim, Minna
author_facet Rolim, Minna
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lemos, Margarida
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Rolim, Minna
dc.subject.por.fl_str_mv Design lúdico
Letra-imagem
Design modular
Leiturabilidade
Alfabetização
Design
topic Design lúdico
Letra-imagem
Design modular
Leiturabilidade
Alfabetização
Design
description Tipobicho é um projeto de caráter experimental que pretende investigar o uso formal da tipografia e ilustração na construção de uma ferramenta lúdica destinada para crianças em processo de alfabetização da língua portuguesa. O projeto, composto por um livro e jogo, sugere uma nova abordagem a tipografia ao propor uma interação espacial com as letras, transformando palavras em esculturas tridimensionais com formas correspondentes aos seus significados. O projeto foi construído de forma a valorizar a criança como ser participante e ativo no processo de aprendizado. Foram consideradas suas particularidades e necessidades no processo de leitura, alinhadas ao design de interação, tipografia e ilustração. Esta investigação é composta por uma componente de fundamentação teórica e outra de relatório da prática experimental. O livro-jogo se mostra relevante para o cenário atual por seu viés social, pela valorização do design enquanto prática multidisciplinar, por resgatar e reafirmar a importância do livro e jogo enquanto suporte físico tradicional, por sua a narrativa que destaca a beleza na diversidade e a importância do respeito no contexto de convívio plural cotidiano e, por fim, pelo seu potencial transnacional de aplicação.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-14T09:17:33Z
2020-10-13
2020-10-13T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/33559
202525856
url http://hdl.handle.net/10400.26/33559
identifier_str_mv 202525856
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130675990757376