Ludicidade como instrumento de design crítico: o projeto KRIP
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/39524 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo entender as vantagens de usar a ludicidade como instrumento para o design crítico, partindo do brinquedo como elemento de estudo. A ludicidade está presente em cada pessoa e em qualquer cultura. Manifesta-se diversamente e promove o auto-conhecimento. Porém, tem sido padronizada pela indústria, centrada cada vez mais no lucro, o que não surpreende, sem um investimento em reflexão sobre os aspectos cognitivos associados. Em resposta a este desafio e utilizando como metodologia o design crítico, que consiste numa abordagem com foco no desafio da sociedade por meio de produtos que expõem suposições, estimulando a discussão e num contexto em que o questionamento faz parte da solução. Foi desenvolvido o projeto Krip, um brinquedo modular destinado a crianças dos 5 aos 13 anos, projetado para desafiar a imaginação, focando-se na resolução com dificuldade intrínseca para montar um objeto “bidimensional” ou tridimensional. Este projeto funde a ludicidade e o design crítico, usando a dificuldade e o desafio para estimular o desenvolvimento cognitivo e motor, simultaneamente criando um questionamento sobre o mercado e a indústria. |
id |
RCAP_d4243e2ae3f2871221d1141d4822b681 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/39524 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ludicidade como instrumento de design crítico: o projeto KRIPDesign críticoLudicidadeDesafioBrinquedoTeoria do designValor do brincarO presente trabalho tem como objetivo entender as vantagens de usar a ludicidade como instrumento para o design crítico, partindo do brinquedo como elemento de estudo. A ludicidade está presente em cada pessoa e em qualquer cultura. Manifesta-se diversamente e promove o auto-conhecimento. Porém, tem sido padronizada pela indústria, centrada cada vez mais no lucro, o que não surpreende, sem um investimento em reflexão sobre os aspectos cognitivos associados. Em resposta a este desafio e utilizando como metodologia o design crítico, que consiste numa abordagem com foco no desafio da sociedade por meio de produtos que expõem suposições, estimulando a discussão e num contexto em que o questionamento faz parte da solução. Foi desenvolvido o projeto Krip, um brinquedo modular destinado a crianças dos 5 aos 13 anos, projetado para desafiar a imaginação, focando-se na resolução com dificuldade intrínseca para montar um objeto “bidimensional” ou tridimensional. Este projeto funde a ludicidade e o design crítico, usando a dificuldade e o desafio para estimular o desenvolvimento cognitivo e motor, simultaneamente criando um questionamento sobre o mercado e a indústria.The present work aims to understand the advantages of using playfulness as an instrument for critical design, starting with a toy as an element of study. Ludicity is present in every person and in every culture. It manifests itself diversely and promotes self-knowledge. However, it has been standardized by the industry, increasingly centered on profit, which is not surprising, without investment in reflection on the associated cognitive aspects. In response to this challenge and using critical design as a methodology, which consists of an approach focused on the challenge of society through products that expose assumptions, stimulating discussion and in a context in which questioning is part of the solution. The Krip project was developed, a modular toy aimed at children from 5 to 13 years old, designed to challenge the imagination, focusing on the resolution with intrinsic difficulty to assemble a “two-dimensional” or three-dimensional object. This project merges playfulness and critical design, using difficulty and challenge to stimulate cognitive and motor development, simultaneously creating a questioning about the market and the industry.2023-10-16T12:21:40Z2024-01-05T00:00:00Z2022-12-16T00:00:00Z2022-12-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/39524porKrippahl, Martainfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:17:08Zoai:ria.ua.pt:10773/39524Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:09:39.662787Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ludicidade como instrumento de design crítico: o projeto KRIP |
title |
Ludicidade como instrumento de design crítico: o projeto KRIP |
spellingShingle |
Ludicidade como instrumento de design crítico: o projeto KRIP Krippahl, Marta Design crítico Ludicidade Desafio Brinquedo Teoria do design Valor do brincar |
title_short |
Ludicidade como instrumento de design crítico: o projeto KRIP |
title_full |
Ludicidade como instrumento de design crítico: o projeto KRIP |
title_fullStr |
Ludicidade como instrumento de design crítico: o projeto KRIP |
title_full_unstemmed |
Ludicidade como instrumento de design crítico: o projeto KRIP |
title_sort |
Ludicidade como instrumento de design crítico: o projeto KRIP |
author |
Krippahl, Marta |
author_facet |
Krippahl, Marta |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Krippahl, Marta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design crítico Ludicidade Desafio Brinquedo Teoria do design Valor do brincar |
topic |
Design crítico Ludicidade Desafio Brinquedo Teoria do design Valor do brincar |
description |
O presente trabalho tem como objetivo entender as vantagens de usar a ludicidade como instrumento para o design crítico, partindo do brinquedo como elemento de estudo. A ludicidade está presente em cada pessoa e em qualquer cultura. Manifesta-se diversamente e promove o auto-conhecimento. Porém, tem sido padronizada pela indústria, centrada cada vez mais no lucro, o que não surpreende, sem um investimento em reflexão sobre os aspectos cognitivos associados. Em resposta a este desafio e utilizando como metodologia o design crítico, que consiste numa abordagem com foco no desafio da sociedade por meio de produtos que expõem suposições, estimulando a discussão e num contexto em que o questionamento faz parte da solução. Foi desenvolvido o projeto Krip, um brinquedo modular destinado a crianças dos 5 aos 13 anos, projetado para desafiar a imaginação, focando-se na resolução com dificuldade intrínseca para montar um objeto “bidimensional” ou tridimensional. Este projeto funde a ludicidade e o design crítico, usando a dificuldade e o desafio para estimular o desenvolvimento cognitivo e motor, simultaneamente criando um questionamento sobre o mercado e a indústria. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-16T00:00:00Z 2022-12-16 2023-10-16T12:21:40Z 2024-01-05T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/39524 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/39524 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137747152142336 |