Ludicidade como instrumento de design crítico: o projeto KRIP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Krippahl, Marta
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/39524
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo entender as vantagens de usar a ludicidade como instrumento para o design crítico, partindo do brinquedo como elemento de estudo. A ludicidade está presente em cada pessoa e em qualquer cultura. Manifesta-se diversamente e promove o auto-conhecimento. Porém, tem sido padronizada pela indústria, centrada cada vez mais no lucro, o que não surpreende, sem um investimento em reflexão sobre os aspectos cognitivos associados. Em resposta a este desafio e utilizando como metodologia o design crítico, que consiste numa abordagem com foco no desafio da sociedade por meio de produtos que expõem suposições, estimulando a discussão e num contexto em que o questionamento faz parte da solução. Foi desenvolvido o projeto Krip, um brinquedo modular destinado a crianças dos 5 aos 13 anos, projetado para desafiar a imaginação, focando-se na resolução com dificuldade intrínseca para montar um objeto “bidimensional” ou tridimensional. Este projeto funde a ludicidade e o design crítico, usando a dificuldade e o desafio para estimular o desenvolvimento cognitivo e motor, simultaneamente criando um questionamento sobre o mercado e a indústria.
id RCAP_d4243e2ae3f2871221d1141d4822b681
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/39524
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ludicidade como instrumento de design crítico: o projeto KRIPDesign críticoLudicidadeDesafioBrinquedoTeoria do designValor do brincarO presente trabalho tem como objetivo entender as vantagens de usar a ludicidade como instrumento para o design crítico, partindo do brinquedo como elemento de estudo. A ludicidade está presente em cada pessoa e em qualquer cultura. Manifesta-se diversamente e promove o auto-conhecimento. Porém, tem sido padronizada pela indústria, centrada cada vez mais no lucro, o que não surpreende, sem um investimento em reflexão sobre os aspectos cognitivos associados. Em resposta a este desafio e utilizando como metodologia o design crítico, que consiste numa abordagem com foco no desafio da sociedade por meio de produtos que expõem suposições, estimulando a discussão e num contexto em que o questionamento faz parte da solução. Foi desenvolvido o projeto Krip, um brinquedo modular destinado a crianças dos 5 aos 13 anos, projetado para desafiar a imaginação, focando-se na resolução com dificuldade intrínseca para montar um objeto “bidimensional” ou tridimensional. Este projeto funde a ludicidade e o design crítico, usando a dificuldade e o desafio para estimular o desenvolvimento cognitivo e motor, simultaneamente criando um questionamento sobre o mercado e a indústria.The present work aims to understand the advantages of using playfulness as an instrument for critical design, starting with a toy as an element of study. Ludicity is present in every person and in every culture. It manifests itself diversely and promotes self-knowledge. However, it has been standardized by the industry, increasingly centered on profit, which is not surprising, without investment in reflection on the associated cognitive aspects. In response to this challenge and using critical design as a methodology, which consists of an approach focused on the challenge of society through products that expose assumptions, stimulating discussion and in a context in which questioning is part of the solution. The Krip project was developed, a modular toy aimed at children from 5 to 13 years old, designed to challenge the imagination, focusing on the resolution with intrinsic difficulty to assemble a “two-dimensional” or three-dimensional object. This project merges playfulness and critical design, using difficulty and challenge to stimulate cognitive and motor development, simultaneously creating a questioning about the market and the industry.2023-10-16T12:21:40Z2024-01-05T00:00:00Z2022-12-16T00:00:00Z2022-12-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/39524porKrippahl, Martainfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:17:08Zoai:ria.ua.pt:10773/39524Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:09:39.662787Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ludicidade como instrumento de design crítico: o projeto KRIP
title Ludicidade como instrumento de design crítico: o projeto KRIP
spellingShingle Ludicidade como instrumento de design crítico: o projeto KRIP
Krippahl, Marta
Design crítico
Ludicidade
Desafio
Brinquedo
Teoria do design
Valor do brincar
title_short Ludicidade como instrumento de design crítico: o projeto KRIP
title_full Ludicidade como instrumento de design crítico: o projeto KRIP
title_fullStr Ludicidade como instrumento de design crítico: o projeto KRIP
title_full_unstemmed Ludicidade como instrumento de design crítico: o projeto KRIP
title_sort Ludicidade como instrumento de design crítico: o projeto KRIP
author Krippahl, Marta
author_facet Krippahl, Marta
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Krippahl, Marta
dc.subject.por.fl_str_mv Design crítico
Ludicidade
Desafio
Brinquedo
Teoria do design
Valor do brincar
topic Design crítico
Ludicidade
Desafio
Brinquedo
Teoria do design
Valor do brincar
description O presente trabalho tem como objetivo entender as vantagens de usar a ludicidade como instrumento para o design crítico, partindo do brinquedo como elemento de estudo. A ludicidade está presente em cada pessoa e em qualquer cultura. Manifesta-se diversamente e promove o auto-conhecimento. Porém, tem sido padronizada pela indústria, centrada cada vez mais no lucro, o que não surpreende, sem um investimento em reflexão sobre os aspectos cognitivos associados. Em resposta a este desafio e utilizando como metodologia o design crítico, que consiste numa abordagem com foco no desafio da sociedade por meio de produtos que expõem suposições, estimulando a discussão e num contexto em que o questionamento faz parte da solução. Foi desenvolvido o projeto Krip, um brinquedo modular destinado a crianças dos 5 aos 13 anos, projetado para desafiar a imaginação, focando-se na resolução com dificuldade intrínseca para montar um objeto “bidimensional” ou tridimensional. Este projeto funde a ludicidade e o design crítico, usando a dificuldade e o desafio para estimular o desenvolvimento cognitivo e motor, simultaneamente criando um questionamento sobre o mercado e a indústria.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-16T00:00:00Z
2022-12-16
2023-10-16T12:21:40Z
2024-01-05T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/39524
url http://hdl.handle.net/10773/39524
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137747152142336