Relatório de Estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Catarina Costa e
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/18207
Resumo: O presente relatório de estágio emergiu no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada,inserida no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, pelo que procura demonstrar o percurso realizado nos dois níveis educativos, espelhando a evolução da mestranda, tendo como finalidade o desenvolvimento de competências de um perfil duplo de docência. Toda a ação pedagógica foi baseada na Metodologia de Investigação-Ação, que abrange a capacidade de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação, numa tentativa de mobilização de saberes científicos e pedagógicos que contribuam para a promoção de práticas sustentadas na individualidade de cada criança, capazes de responder aos seus interesses e necessidades,e de tornar o docente mais reflexivo, crítico e investigativo. Alicerçada num paradigma socioconstrutivista, a ação educativa girou em torno de pedagogias participativas,mais concretamente na Metodologia de Trabalho de Projeto,em que a criança é vista como o centro de todo processo de ensino e aprendizagem, tendo um papel ativo no mesmo,pelo que é fundamental a sua escuta e observação. Nada seria possível no presente percurso formativo se não existisse o constante trabalho colaborativo com toda a comunidade educativa,que fomentou o desenvolvimento social,pessoal e profissional da mestranda,na construção de um perfil duplo,que será alargado ao longo da vida, uma vez que um profissional de educação necessita de uma permanente abertura à inovação e à aprendizagem.
id RCAP_c2b0d8cef4ecd56c03678e63b9b981f1
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/18207
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de EstágioCriançaPerfil duploInvestigação-açãoTrabalho colaborativoDesenvolvimento profissionalChildDouble profileAction researchCollaborative workProfessional developmentDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio emergiu no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada,inserida no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, pelo que procura demonstrar o percurso realizado nos dois níveis educativos, espelhando a evolução da mestranda, tendo como finalidade o desenvolvimento de competências de um perfil duplo de docência. Toda a ação pedagógica foi baseada na Metodologia de Investigação-Ação, que abrange a capacidade de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação, numa tentativa de mobilização de saberes científicos e pedagógicos que contribuam para a promoção de práticas sustentadas na individualidade de cada criança, capazes de responder aos seus interesses e necessidades,e de tornar o docente mais reflexivo, crítico e investigativo. Alicerçada num paradigma socioconstrutivista, a ação educativa girou em torno de pedagogias participativas,mais concretamente na Metodologia de Trabalho de Projeto,em que a criança é vista como o centro de todo processo de ensino e aprendizagem, tendo um papel ativo no mesmo,pelo que é fundamental a sua escuta e observação. Nada seria possível no presente percurso formativo se não existisse o constante trabalho colaborativo com toda a comunidade educativa,que fomentou o desenvolvimento social,pessoal e profissional da mestranda,na construção de um perfil duplo,que será alargado ao longo da vida, uma vez que um profissional de educação necessita de uma permanente abertura à inovação e à aprendizagem.This internship report emerged within the scope of the Curricular Unit of Supervised Educational Practice, included in the syllabus of the Master's Degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education, and therefore seeks to demonstrate the path taken at the two educationallevels,mirroring the evolution of the Master's student,with the purpose of developing the skills of a dual teaching profile. The entire pedagogical action was based on the Action-Research Methodology, which encampasses the capacity for observation, planning, action, reflection and evaluation, in an attempt to mobilize scientific and pedagogical knowledge that contribute to the promotion of practices based on the individuality of each child, able to respond to their interests and needs,and to make the teacher more reflective, criticai and investigative. Based on a socio-constructivist paradigm, the educational action revolved around participatory pedagogies,more specifically in the Project Work Methodology,in which the child is seen as the center ofthe entire teaching and learning process,having an active role in it,therefore listening and observation is essential. Nothing would be possible in the present training path if there were not the constant collaborative work with the entire educationalcommunity,which fostered the social,personal and professional development of the master's student, in the construction of a double profile, which will be extended throughout life,since an education professional needs a permanent openness to innovation and learning.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoMarta, Maria Margarida CamposQuadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSilva, Ana Catarina Costa e2021-07-29T13:19:15Z202120212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/18207TID:202775208porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:09:31Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/18207Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:37:48.880455Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio
title Relatório de Estágio
spellingShingle Relatório de Estágio
Silva, Ana Catarina Costa e
Criança
Perfil duplo
Investigação-ação
Trabalho colaborativo
Desenvolvimento profissional
Child
Double profile
Action research
Collaborative work
Professional development
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de Estágio
title_full Relatório de Estágio
title_fullStr Relatório de Estágio
title_full_unstemmed Relatório de Estágio
title_sort Relatório de Estágio
author Silva, Ana Catarina Costa e
author_facet Silva, Ana Catarina Costa e
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marta, Maria Margarida Campos
Quadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ana Catarina Costa e
dc.subject.por.fl_str_mv Criança
Perfil duplo
Investigação-ação
Trabalho colaborativo
Desenvolvimento profissional
Child
Double profile
Action research
Collaborative work
Professional development
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Criança
Perfil duplo
Investigação-ação
Trabalho colaborativo
Desenvolvimento profissional
Child
Double profile
Action research
Collaborative work
Professional development
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório de estágio emergiu no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada,inserida no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, pelo que procura demonstrar o percurso realizado nos dois níveis educativos, espelhando a evolução da mestranda, tendo como finalidade o desenvolvimento de competências de um perfil duplo de docência. Toda a ação pedagógica foi baseada na Metodologia de Investigação-Ação, que abrange a capacidade de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação, numa tentativa de mobilização de saberes científicos e pedagógicos que contribuam para a promoção de práticas sustentadas na individualidade de cada criança, capazes de responder aos seus interesses e necessidades,e de tornar o docente mais reflexivo, crítico e investigativo. Alicerçada num paradigma socioconstrutivista, a ação educativa girou em torno de pedagogias participativas,mais concretamente na Metodologia de Trabalho de Projeto,em que a criança é vista como o centro de todo processo de ensino e aprendizagem, tendo um papel ativo no mesmo,pelo que é fundamental a sua escuta e observação. Nada seria possível no presente percurso formativo se não existisse o constante trabalho colaborativo com toda a comunidade educativa,que fomentou o desenvolvimento social,pessoal e profissional da mestranda,na construção de um perfil duplo,que será alargado ao longo da vida, uma vez que um profissional de educação necessita de uma permanente abertura à inovação e à aprendizagem.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-29T13:19:15Z
2021
2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/18207
TID:202775208
url http://hdl.handle.net/10400.22/18207
identifier_str_mv TID:202775208
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131468152176640