Relatório de Estágio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/18207 |
Resumo: | O presente relatório de estágio emergiu no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada,inserida no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, pelo que procura demonstrar o percurso realizado nos dois níveis educativos, espelhando a evolução da mestranda, tendo como finalidade o desenvolvimento de competências de um perfil duplo de docência. Toda a ação pedagógica foi baseada na Metodologia de Investigação-Ação, que abrange a capacidade de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação, numa tentativa de mobilização de saberes científicos e pedagógicos que contribuam para a promoção de práticas sustentadas na individualidade de cada criança, capazes de responder aos seus interesses e necessidades,e de tornar o docente mais reflexivo, crítico e investigativo. Alicerçada num paradigma socioconstrutivista, a ação educativa girou em torno de pedagogias participativas,mais concretamente na Metodologia de Trabalho de Projeto,em que a criança é vista como o centro de todo processo de ensino e aprendizagem, tendo um papel ativo no mesmo,pelo que é fundamental a sua escuta e observação. Nada seria possível no presente percurso formativo se não existisse o constante trabalho colaborativo com toda a comunidade educativa,que fomentou o desenvolvimento social,pessoal e profissional da mestranda,na construção de um perfil duplo,que será alargado ao longo da vida, uma vez que um profissional de educação necessita de uma permanente abertura à inovação e à aprendizagem. |
id |
RCAP_c2b0d8cef4ecd56c03678e63b9b981f1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/18207 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de EstágioCriançaPerfil duploInvestigação-açãoTrabalho colaborativoDesenvolvimento profissionalChildDouble profileAction researchCollaborative workProfessional developmentDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio emergiu no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada,inserida no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, pelo que procura demonstrar o percurso realizado nos dois níveis educativos, espelhando a evolução da mestranda, tendo como finalidade o desenvolvimento de competências de um perfil duplo de docência. Toda a ação pedagógica foi baseada na Metodologia de Investigação-Ação, que abrange a capacidade de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação, numa tentativa de mobilização de saberes científicos e pedagógicos que contribuam para a promoção de práticas sustentadas na individualidade de cada criança, capazes de responder aos seus interesses e necessidades,e de tornar o docente mais reflexivo, crítico e investigativo. Alicerçada num paradigma socioconstrutivista, a ação educativa girou em torno de pedagogias participativas,mais concretamente na Metodologia de Trabalho de Projeto,em que a criança é vista como o centro de todo processo de ensino e aprendizagem, tendo um papel ativo no mesmo,pelo que é fundamental a sua escuta e observação. Nada seria possível no presente percurso formativo se não existisse o constante trabalho colaborativo com toda a comunidade educativa,que fomentou o desenvolvimento social,pessoal e profissional da mestranda,na construção de um perfil duplo,que será alargado ao longo da vida, uma vez que um profissional de educação necessita de uma permanente abertura à inovação e à aprendizagem.This internship report emerged within the scope of the Curricular Unit of Supervised Educational Practice, included in the syllabus of the Master's Degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education, and therefore seeks to demonstrate the path taken at the two educationallevels,mirroring the evolution of the Master's student,with the purpose of developing the skills of a dual teaching profile. The entire pedagogical action was based on the Action-Research Methodology, which encampasses the capacity for observation, planning, action, reflection and evaluation, in an attempt to mobilize scientific and pedagogical knowledge that contribute to the promotion of practices based on the individuality of each child, able to respond to their interests and needs,and to make the teacher more reflective, criticai and investigative. Based on a socio-constructivist paradigm, the educational action revolved around participatory pedagogies,more specifically in the Project Work Methodology,in which the child is seen as the center ofthe entire teaching and learning process,having an active role in it,therefore listening and observation is essential. Nothing would be possible in the present training path if there were not the constant collaborative work with the entire educationalcommunity,which fostered the social,personal and professional development of the master's student, in the construction of a double profile, which will be extended throughout life,since an education professional needs a permanent openness to innovation and learning.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoMarta, Maria Margarida CamposQuadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSilva, Ana Catarina Costa e2021-07-29T13:19:15Z202120212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/18207TID:202775208porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:09:31Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/18207Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:37:48.880455Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de Estágio |
title |
Relatório de Estágio |
spellingShingle |
Relatório de Estágio Silva, Ana Catarina Costa e Criança Perfil duplo Investigação-ação Trabalho colaborativo Desenvolvimento profissional Child Double profile Action research Collaborative work Professional development Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório de Estágio |
title_full |
Relatório de Estágio |
title_fullStr |
Relatório de Estágio |
title_full_unstemmed |
Relatório de Estágio |
title_sort |
Relatório de Estágio |
author |
Silva, Ana Catarina Costa e |
author_facet |
Silva, Ana Catarina Costa e |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Marta, Maria Margarida Campos Quadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Ana Catarina Costa e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Criança Perfil duplo Investigação-ação Trabalho colaborativo Desenvolvimento profissional Child Double profile Action research Collaborative work Professional development Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Criança Perfil duplo Investigação-ação Trabalho colaborativo Desenvolvimento profissional Child Double profile Action research Collaborative work Professional development Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente relatório de estágio emergiu no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada,inserida no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, pelo que procura demonstrar o percurso realizado nos dois níveis educativos, espelhando a evolução da mestranda, tendo como finalidade o desenvolvimento de competências de um perfil duplo de docência. Toda a ação pedagógica foi baseada na Metodologia de Investigação-Ação, que abrange a capacidade de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação, numa tentativa de mobilização de saberes científicos e pedagógicos que contribuam para a promoção de práticas sustentadas na individualidade de cada criança, capazes de responder aos seus interesses e necessidades,e de tornar o docente mais reflexivo, crítico e investigativo. Alicerçada num paradigma socioconstrutivista, a ação educativa girou em torno de pedagogias participativas,mais concretamente na Metodologia de Trabalho de Projeto,em que a criança é vista como o centro de todo processo de ensino e aprendizagem, tendo um papel ativo no mesmo,pelo que é fundamental a sua escuta e observação. Nada seria possível no presente percurso formativo se não existisse o constante trabalho colaborativo com toda a comunidade educativa,que fomentou o desenvolvimento social,pessoal e profissional da mestranda,na construção de um perfil duplo,que será alargado ao longo da vida, uma vez que um profissional de educação necessita de uma permanente abertura à inovação e à aprendizagem. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-29T13:19:15Z 2021 2021 2021-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/18207 TID:202775208 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/18207 |
identifier_str_mv |
TID:202775208 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131468152176640 |