Uso de Plataformas Digitais por Alunos dos 2.º e 3.º Anos do Ensino Médio Noturno no Apoio ao Processo de Ensino e Aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/23161 |
Resumo: | A presente pesquisa teve como principal objetivo fomentar a educação tecnológica avaliando a contribuição de uma Plataforma Digital e dos recursos e ferramentas nela disponibilizados na aprendizagem, a partir da sua utilização por vinte e cinco alunos de duas turmas do Ensino Médio Noturno, na Cidade de Pelotas/RS. A metodologia utilizada na realização desta investigação foi essencialmente de natureza qualitativa, permitindo a obtenção de dados descritivos, através do contato direto do investigador com a situação investigada e a análise de situações específicas do contexto investigado. Seguindo-se um método de cunho descritivo por utilizar questionários semiestruturados e aproximando-se da pesquisa-ação, a partir do acompanhamento das atividades propostas através de diários de bordo e do acompanhamento do desenvolvimento das atividades via Plataforma Digital. O referencial teórico desta pesquisa foi fundamentado em autores como Vani Kenski (2016), Moran (2016), Marc Prensky (2011), dentre outros, bem como em artigos e estudos sobre o assunto pesquisado. No tratamento de dados foi utilizada a análise de conteúdo. Dos resultados salienta-se que a maioria dos alunos teve facilidade na utilização da Plataforma Digital e considera esta ferramenta como facilitadora do processo de ensino e aprendizagem. Os alunos utilizam as mídias digitais, nomeadamente, whatsapp, facebook, twitter para fins particulares e como auxiliares nos estudos e consideram que é importante disponibilizar recursos de apoio em Plataformas Digitais. Consideram, ainda, a Plataforma Digital adequada à Escola e interessante, envolvendo-se com empenho na resolução das atividades propostas, revelando que não sentiram dificuldades no acesso à plataforma, mas que sentiram alguns problemas, na resolução das atividades propostas, associados a incompatibilidades de softwares. Considera-se que é necessário engajamento e insistência por parte dos docentes para que as Plataformas Digitais sejam utilizadas de modo mais eficiente como ambientes de Ensino Híbrido e que possibilitem aprendizagem aos alunos. Infere-se que são necessários o incentivo e a mediação dos professores, estimulando e encorajando os alunos a executarem as atividades propostas, bem como para que outros docentes se motivem a utilizar as Plataformas Digitais. |
id |
RCAP_c2e46d406452d104e842f3fbc965ec4a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/23161 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Uso de Plataformas Digitais por Alunos dos 2.º e 3.º Anos do Ensino Médio Noturno no Apoio ao Processo de Ensino e AprendizagemEnsino híbridoPlataformas digitaisEnsino médioDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA presente pesquisa teve como principal objetivo fomentar a educação tecnológica avaliando a contribuição de uma Plataforma Digital e dos recursos e ferramentas nela disponibilizados na aprendizagem, a partir da sua utilização por vinte e cinco alunos de duas turmas do Ensino Médio Noturno, na Cidade de Pelotas/RS. A metodologia utilizada na realização desta investigação foi essencialmente de natureza qualitativa, permitindo a obtenção de dados descritivos, através do contato direto do investigador com a situação investigada e a análise de situações específicas do contexto investigado. Seguindo-se um método de cunho descritivo por utilizar questionários semiestruturados e aproximando-se da pesquisa-ação, a partir do acompanhamento das atividades propostas através de diários de bordo e do acompanhamento do desenvolvimento das atividades via Plataforma Digital. O referencial teórico desta pesquisa foi fundamentado em autores como Vani Kenski (2016), Moran (2016), Marc Prensky (2011), dentre outros, bem como em artigos e estudos sobre o assunto pesquisado. No tratamento de dados foi utilizada a análise de conteúdo. Dos resultados salienta-se que a maioria dos alunos teve facilidade na utilização da Plataforma Digital e considera esta ferramenta como facilitadora do processo de ensino e aprendizagem. Os alunos utilizam as mídias digitais, nomeadamente, whatsapp, facebook, twitter para fins particulares e como auxiliares nos estudos e consideram que é importante disponibilizar recursos de apoio em Plataformas Digitais. Consideram, ainda, a Plataforma Digital adequada à Escola e interessante, envolvendo-se com empenho na resolução das atividades propostas, revelando que não sentiram dificuldades no acesso à plataforma, mas que sentiram alguns problemas, na resolução das atividades propostas, associados a incompatibilidades de softwares. Considera-se que é necessário engajamento e insistência por parte dos docentes para que as Plataformas Digitais sejam utilizadas de modo mais eficiente como ambientes de Ensino Híbrido e que possibilitem aprendizagem aos alunos. Infere-se que são necessários o incentivo e a mediação dos professores, estimulando e encorajando os alunos a executarem as atividades propostas, bem como para que outros docentes se motivem a utilizar as Plataformas Digitais.The following research had as main objective to promote technological education by assessing the contribution of a Digital Platform and the resources and tools available in it for learning, from its use by twenty-five students of two classes of High School from the night shift in the city of Pelotas/RS. The methodology used to carry out this investigation was essentially of a qualitative nature, allowing obtaining descriptive data, through direct contact of the investigator with the investigated situation and the analysis of specific situations in the investigated context. Following a descriptive method by using semi-structured questionnaires and approaching the research-action, from the monitoring of proposed activities through logbooks and monitoring the development of activities via the Digital Platform. The theoretical framework of this research was based upon authors such as Vani Kenski (2016), Moran (2016), Marc Prensky (2011), among others, as well as on articles and studies about the researched subject. In data treatment, it was used content analysis. From the results, it should be noted that most students found it easy to use the Digital Platform and considers this tool as a facilitator of the teaching and learning process. Students use digital media namely whatsapp, facebook, twitter, among others for private purposes and as study aids and they consider it important to provide support resources on Digital Platforms. They also consider the Digital Platform adequate to the School and interesting, engaging with commitment in solving the proposed activities, revealing that they did not have trouble in accessing the platform, but that they had some problems in solving of the proposed activities, associated with software incompatibilities. It is considered that engagement and insistence on the part of teachers is necessary to use the Digital more efficiently as as Hybrid Teaching environments by students. It is inferred that the encouragement and mediation of teachers are necessary, stimulating and encouraging students to perform the proposed activities, as well as for other teachers to be motivated to use the Digital Platforms.Morais, CarlosBiblioteca Digital do IPBBitencourte, Andreia Domingues2021-02-03T10:49:26Z202020192020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/23161TID:202587290porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:51:48Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/23161Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:14:12.071208Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uso de Plataformas Digitais por Alunos dos 2.º e 3.º Anos do Ensino Médio Noturno no Apoio ao Processo de Ensino e Aprendizagem |
title |
Uso de Plataformas Digitais por Alunos dos 2.º e 3.º Anos do Ensino Médio Noturno no Apoio ao Processo de Ensino e Aprendizagem |
spellingShingle |
Uso de Plataformas Digitais por Alunos dos 2.º e 3.º Anos do Ensino Médio Noturno no Apoio ao Processo de Ensino e Aprendizagem Bitencourte, Andreia Domingues Ensino híbrido Plataformas digitais Ensino médio Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Uso de Plataformas Digitais por Alunos dos 2.º e 3.º Anos do Ensino Médio Noturno no Apoio ao Processo de Ensino e Aprendizagem |
title_full |
Uso de Plataformas Digitais por Alunos dos 2.º e 3.º Anos do Ensino Médio Noturno no Apoio ao Processo de Ensino e Aprendizagem |
title_fullStr |
Uso de Plataformas Digitais por Alunos dos 2.º e 3.º Anos do Ensino Médio Noturno no Apoio ao Processo de Ensino e Aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Uso de Plataformas Digitais por Alunos dos 2.º e 3.º Anos do Ensino Médio Noturno no Apoio ao Processo de Ensino e Aprendizagem |
title_sort |
Uso de Plataformas Digitais por Alunos dos 2.º e 3.º Anos do Ensino Médio Noturno no Apoio ao Processo de Ensino e Aprendizagem |
author |
Bitencourte, Andreia Domingues |
author_facet |
Bitencourte, Andreia Domingues |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Morais, Carlos Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bitencourte, Andreia Domingues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino híbrido Plataformas digitais Ensino médio Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Ensino híbrido Plataformas digitais Ensino médio Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
A presente pesquisa teve como principal objetivo fomentar a educação tecnológica avaliando a contribuição de uma Plataforma Digital e dos recursos e ferramentas nela disponibilizados na aprendizagem, a partir da sua utilização por vinte e cinco alunos de duas turmas do Ensino Médio Noturno, na Cidade de Pelotas/RS. A metodologia utilizada na realização desta investigação foi essencialmente de natureza qualitativa, permitindo a obtenção de dados descritivos, através do contato direto do investigador com a situação investigada e a análise de situações específicas do contexto investigado. Seguindo-se um método de cunho descritivo por utilizar questionários semiestruturados e aproximando-se da pesquisa-ação, a partir do acompanhamento das atividades propostas através de diários de bordo e do acompanhamento do desenvolvimento das atividades via Plataforma Digital. O referencial teórico desta pesquisa foi fundamentado em autores como Vani Kenski (2016), Moran (2016), Marc Prensky (2011), dentre outros, bem como em artigos e estudos sobre o assunto pesquisado. No tratamento de dados foi utilizada a análise de conteúdo. Dos resultados salienta-se que a maioria dos alunos teve facilidade na utilização da Plataforma Digital e considera esta ferramenta como facilitadora do processo de ensino e aprendizagem. Os alunos utilizam as mídias digitais, nomeadamente, whatsapp, facebook, twitter para fins particulares e como auxiliares nos estudos e consideram que é importante disponibilizar recursos de apoio em Plataformas Digitais. Consideram, ainda, a Plataforma Digital adequada à Escola e interessante, envolvendo-se com empenho na resolução das atividades propostas, revelando que não sentiram dificuldades no acesso à plataforma, mas que sentiram alguns problemas, na resolução das atividades propostas, associados a incompatibilidades de softwares. Considera-se que é necessário engajamento e insistência por parte dos docentes para que as Plataformas Digitais sejam utilizadas de modo mais eficiente como ambientes de Ensino Híbrido e que possibilitem aprendizagem aos alunos. Infere-se que são necessários o incentivo e a mediação dos professores, estimulando e encorajando os alunos a executarem as atividades propostas, bem como para que outros docentes se motivem a utilizar as Plataformas Digitais. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2020 2020-01-01T00:00:00Z 2021-02-03T10:49:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/23161 TID:202587290 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/23161 |
identifier_str_mv |
TID:202587290 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135420916695040 |