Assembleias de turma como instrumento promotor de valores sociais e cidadania

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sebastião, Inês Isabel Catarino
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/41838
Resumo: O presente relatório deste projeto de investigação tem a cidadania como base que integra os conceitos da responsabilidade, cooperação e autonomia. Este projeto foi desenvolvido numa turma de 2.º e 3.º ano do 1.º ciclo do Ensino Básico. As Assembleias de Turma foram o instrumento escolhido e fundamental para a apropriação dos conceitos em cima referidos. Esta investigação surge de um processo com uma abordagem qualitativa, assim a metodologia utilizada foi a Investigação-ação, onde realizei vários registos e analisei a informação com base na observação participante, nas notas de campo, nos registos fotográficos e áudio, na análise documental dos materiais explorados em sala e fundamentados com as ideologias defendidas por diversos autores. Apresento as Assembleias de Turma por mim implementadas, num processo contínuo de conceção da ação e da reflexão sobre a sua implementação, o seu desenvolvimento e os seus resultados. Nas considerações finais apresento o resumo e a reflexão do estudo, onde enalteço as minhas aprendizagens e as dificuldades surgidas. Bem como, os resultados obtidos com o desenvolvimento do projeto, onde se verificou a evolução dos alunos, tendo adquirido os princípios e valores previamente estipulados.
id RCAP_e2af14185c3367f0c50673b01eb444f8
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/41838
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Assembleias de turma como instrumento promotor de valores sociais e cidadaniaAssembleias de TurmaDesenvolvimento dos valores e valores sociaisAutonomiaCooperação e ResponsabilidadeInvestigação-açãoClass AssembliesDevelopment of values socialAutonomyCooperation and ResponsibilityInvestigation-actionO presente relatório deste projeto de investigação tem a cidadania como base que integra os conceitos da responsabilidade, cooperação e autonomia. Este projeto foi desenvolvido numa turma de 2.º e 3.º ano do 1.º ciclo do Ensino Básico. As Assembleias de Turma foram o instrumento escolhido e fundamental para a apropriação dos conceitos em cima referidos. Esta investigação surge de um processo com uma abordagem qualitativa, assim a metodologia utilizada foi a Investigação-ação, onde realizei vários registos e analisei a informação com base na observação participante, nas notas de campo, nos registos fotográficos e áudio, na análise documental dos materiais explorados em sala e fundamentados com as ideologias defendidas por diversos autores. Apresento as Assembleias de Turma por mim implementadas, num processo contínuo de conceção da ação e da reflexão sobre a sua implementação, o seu desenvolvimento e os seus resultados. Nas considerações finais apresento o resumo e a reflexão do estudo, onde enalteço as minhas aprendizagens e as dificuldades surgidas. Bem como, os resultados obtidos com o desenvolvimento do projeto, onde se verificou a evolução dos alunos, tendo adquirido os princípios e valores previamente estipulados.The present work was developed in a class of 2nd and 3rd year of the 1st cycle of Basic Education, with the objective of proceeding to the implementation of social values in the classroom, resorting to the analysis of the theme of citizenship, integrating the concepts of responsibility, cooperation and autonomy. Class Assemblies were the chosen and fundamental instrument for the appropriation of the concepts referred to above. This investigation had a process and from that process an approach qualitative, so the methodology used was Action-Research, where I conducted several records and analyzed the information based on participant observation, notes field, photographic and audio records, document analysis of materials explored in the classroom and based on the ideologies defended by severalauthors. I present the Class Assemblies implemented by me, in a process continuous design of action and reflection on its implementation, its development and its results. In the final considerations I present the summary and reflection of the study, where I praise my learnings and the difficulties that arose. As well as, the results obtained with the development of the project, where the evolution of the students was having acquired the principles and values previously stipulated.Silva, Cristina Gomes daRepositório ComumSebastião, Inês Isabel Catarino2022-09-22T10:43:54Z2022-082022-08-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/41838TID:203068262porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:57:08Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/41838Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:12:34.502325Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Assembleias de turma como instrumento promotor de valores sociais e cidadania
title Assembleias de turma como instrumento promotor de valores sociais e cidadania
spellingShingle Assembleias de turma como instrumento promotor de valores sociais e cidadania
Sebastião, Inês Isabel Catarino
Assembleias de Turma
Desenvolvimento dos valores e valores sociais
Autonomia
Cooperação e Responsabilidade
Investigação-ação
Class Assemblies
Development of values social
Autonomy
Cooperation and Responsibility
Investigation-action
title_short Assembleias de turma como instrumento promotor de valores sociais e cidadania
title_full Assembleias de turma como instrumento promotor de valores sociais e cidadania
title_fullStr Assembleias de turma como instrumento promotor de valores sociais e cidadania
title_full_unstemmed Assembleias de turma como instrumento promotor de valores sociais e cidadania
title_sort Assembleias de turma como instrumento promotor de valores sociais e cidadania
author Sebastião, Inês Isabel Catarino
author_facet Sebastião, Inês Isabel Catarino
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Cristina Gomes da
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Sebastião, Inês Isabel Catarino
dc.subject.por.fl_str_mv Assembleias de Turma
Desenvolvimento dos valores e valores sociais
Autonomia
Cooperação e Responsabilidade
Investigação-ação
Class Assemblies
Development of values social
Autonomy
Cooperation and Responsibility
Investigation-action
topic Assembleias de Turma
Desenvolvimento dos valores e valores sociais
Autonomia
Cooperação e Responsabilidade
Investigação-ação
Class Assemblies
Development of values social
Autonomy
Cooperation and Responsibility
Investigation-action
description O presente relatório deste projeto de investigação tem a cidadania como base que integra os conceitos da responsabilidade, cooperação e autonomia. Este projeto foi desenvolvido numa turma de 2.º e 3.º ano do 1.º ciclo do Ensino Básico. As Assembleias de Turma foram o instrumento escolhido e fundamental para a apropriação dos conceitos em cima referidos. Esta investigação surge de um processo com uma abordagem qualitativa, assim a metodologia utilizada foi a Investigação-ação, onde realizei vários registos e analisei a informação com base na observação participante, nas notas de campo, nos registos fotográficos e áudio, na análise documental dos materiais explorados em sala e fundamentados com as ideologias defendidas por diversos autores. Apresento as Assembleias de Turma por mim implementadas, num processo contínuo de conceção da ação e da reflexão sobre a sua implementação, o seu desenvolvimento e os seus resultados. Nas considerações finais apresento o resumo e a reflexão do estudo, onde enalteço as minhas aprendizagens e as dificuldades surgidas. Bem como, os resultados obtidos com o desenvolvimento do projeto, onde se verificou a evolução dos alunos, tendo adquirido os princípios e valores previamente estipulados.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-22T10:43:54Z
2022-08
2022-08-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/41838
TID:203068262
url http://hdl.handle.net/10400.26/41838
identifier_str_mv TID:203068262
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135398466682880