Desenvolvimento de competências de pensamento crítico na disciplina de ciência política : o caso de uma turma do 12º ano de uma escola secundária
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/52226 |
Resumo: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Economia e Contabilidade, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021 |
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Desenvolvimento de competências de pensamento crítico na disciplina de ciência política : o caso de uma turma do 12º ano de uma escola secundáriaPensamento críticoCompetênciasAvaliação da aprendizagemRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2021Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Economia e Contabilidade, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021O presente relatório diz respeito à prática de ensino supervisionada que realizei com uma turma de Ciência Política do 12.º ano no âmbito do Mestrado em Ensino de Economia e Contabilidade do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. O pensamento crítico é uma meta educativa e um desafio importante para as escolas. Procurei integrar explicitamente o desenvolvimento do pensamento crítico em sala de aula e analisar como a aplicação de metodologias ativas e estratégias didáticas vocacionadas para as competências críticas, nomeadamente a avaliação entre pares, despertam a consciencialização dos alunos e melhoram as aprendizagens. As estratégias didáticas utilizadas são inspiradas no modelo de pensamento crítico desenvolvido por Paul e Elder (2010). Partindo do pressuposto de que o pensamento crítico é estimulado e desenvolvido em situações e condições criativas, coloquei-me na perspetiva de que os alunos devem ser os construtores do seu próprio conhecimento. A circunstância decorrente da pandemia de Covid 19 causada pelo novo coronavírus também me encaminhou no sentido de planificar estratégias centradas nos alunos, nomeadamente utilizando o modelo de sala de aula invertida, para que a prática pedagógica pudesse ser devidamente adaptada ao regime de ensino remoto de emergência. A investigação, inserida no paradigma interpretativo, permeou a própria prática pedagógica e envolveu a observação participante, o registo de notas em diário de campo, a produção de inquéritos por questionário e a análise documental. Os resultados revelam que o pensamento crítico é ainda um conceito pouco familiar na sala de aula. Foi, por isso, trabalhosa a sua operacionalização letiva. Os alunos foram regularmente desafiados a avaliar os trabalhos uns dos outros, tendo desenvolvido essa capacidade, tomando consciência da importância do pensamento crítico e, pelo menos, ficando abertos à prática da avaliação crítica.This report concerns the supervised teaching practice, which I performed with a 12th-grade Political Science class, in the context of the master’s degree in Economics and Accounting Teaching at the Institute of Education at the University of Lisbon. Critical thinking is an educational goal and an important challenge for schools. I intended to explicitly integrate critical thinking in the classroom and analyse how the application of active methodologies and didactic strategies, conducive to critical thinking skills, namely peer critique and assessment, enhance awareness among students and improves the learning process. The didactic strategies were based upon the model of critical thinking developed by Paul and Elder (2010). Assuming that critical thinking is stimulated and developed in creative contexts and conditions, I designed a strategy according to which students are the authors of their knowledge. The coronavirus disease pandemic compelled me to plan student-centred strategies, namely the flipped classroom model, in order to better adapt the pedagogical practice to the emergency remote teaching regime. The research, which is based on the interpretative paradigm, included participant observation, fieldnotes, surveys and document analysis. The results show that critical thinking is still an unknown concept. Students were regularly asked to critique and assess their colleague’s assignments, acquiring an awareness of the importance of critical thinking and, as a consequence, becoming opened to the practice of critical assessment.Cerdeira, Luísa, 1956-Repositório da Universidade de LisboaMota, Maria Isabel Furtado de Mendonça Teixeira da2022-08-09T00:30:47Z20212021-08-092021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/52226porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:57:21Zoai:repositorio.ul.pt:10451/52226Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:03:23.357749Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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