O método do caso no desenvolvimento do pensamento crítico em alunos do 10º ano na disciplina de Economia A
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/57245 |
Resumo: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Economia e Contabilidade, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação |
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O método do caso no desenvolvimento do pensamento crítico em alunos do 10º ano na disciplina de Economia APensamento críticoDesenvolvimento das competênciasMétodo do casoRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2022Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Economia e Contabilidade, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de EducaçãoO presente relatório diz respeito à Prática de Ensino Supervisionada desenvolvida no âmbito da unidade curricular de Iniciação à Prática Profissional IV do Mestrado em Ensino de Economia e Contabilidade do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. A prática letiva desenvolveu-se numa escola do concelho do Porto e incidiu sobre a unidade didática 3 da disciplina de Economia A – A Produção de Bens e Serviços, numa turma do 10.º ano de escolaridade do Curso CientíficoHumanístico de Ciências Socioeconómicas. Num cenário atual de mudança e transformação constantes, torna-se indispensável dotar os alunos de determinados conhecimentos, valores, atitudes e competências de forma a dar resposta às novas exigências das sociedades. A investigação desenvolvida visou, assim, compreender as potencialidades do método do caso no desenvolvimento de competências de pensamento crítico dos alunos, no ensino da Economia. Neste sentido, a estratégia de intervenção letiva centrou-se na exploração de casos de estudo ilustrativos de situações-problema empresariais, com o objetivo de interligar os conteúdos programáticos da disciplina à realidade socioeconómica global. Os resultados obtidos na investigação evidenciam a adequabilidade do método do caso para o desenvolvimento de competências de pensamento crítico dos alunos, permitindo-lhes, através da exploração de situações problemáticas reais, desenvolver as suas capacidades de interpretação e análise de informação, argumentação, resolução de problemas e tomada de decisão fundamentada. Os resultados deste estudo apontam, assim, para um impacto positivo desta metodologia na preparação dos alunos para as suas vidas futuras enquanto cidadãos do século XXI. Foi ainda possível recolher indícios de que o método do caso melhora as aprendizagens curriculares da disciplina de Economia A ao possibilitar aos alunos a aplicação dos conhecimentos teóricos a casos práticos, potenciando, desta forma, os seus níveis de compreensão.This report concerns the supervised teaching practice developed within the scope of the Initiation to Professional Practice IV course of the Master’s Degree in Economics and Accounting Teaching at the Institute of Education of the University of Lisbon. The teaching practice took place in a school located in Oporto and focused on the didactic unit 3 of the subject of Economics A – Production of Goods and Services, in a class of the 10.th grade of the Scientific-Humanistic Course of Socioeconomic Sciences. In a current scenario of constant change and transformation, it is essential to provide students with certain knowledge, values, attitudes and skills in order to respond to the new demands of societies. Thus, the research developed aimed to understand the potential of the case method in the development of students' critical thinking skills in the teaching of economics. In this sense, the teaching intervention strategy focused on the exploration of case studies illustrating business problem-situations, with the aim of linking the syllabus of the discipline to the global socio-economic reality. The results obtained within the investigation show the suitability of the case method for the development of students' critical thinking skills, since it allows them, through the exploration of real problem situations, to develop their abilities to interpret and analyze information, argumentation, problem solving and informed decision making. Thereby, the results of this study point to a positive impact of this methodology in preparing students for their future lives as 21st century citizens. It was also possible to gather evidence that the case method improves the curricular learning of the subject of Economics A by enabling students to apply theoretical knowledge to practical cases, enhancing their levels of understanding.Cabrito, Belmiro Gil, 1949-Repositório da Universidade de LisboaMatos, Joana Macias2023-04-24T14:47:22Z20222022-06-082022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/57245porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:05:23Zoai:repositorio.ul.pt:10451/57245Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:07:41.313906Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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