Avaliação da eficácia da formação : estudo de caso na empresa: Silva & Vinha SA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/11480 |
Resumo: | O presente estudo apresenta como principal objetivo detalhar a importância da avaliação da eficácia da formação, a sua aplicabilidade e resultados para as organizações. Optamos por um estudo de caso realizado na empresa Silva & Vinha, S.A. Esta organização apresenta um universo de cerca de 250 trabalhadores e um crescente desenvolvimento a nível da formação profissional. Dado este crescente incremento ao nível da formação, considerou-se de extrema importância compreender se o investimento feito traz retornos a nível do investimento efetuado, avaliando a sua aplicabilidade em contexto real de trabalho. Assim, no sentido de validar os mecanismos e fatores de transferência optou-se pela utilização do instrumento LTSI -Learning Transfer System Inventory de Holton, com recurso a uma escala validada por Afonso (2011). Foram questionados 100 trabalhadores da empresa. A utilização do LTSI constitui uma mais-valia no estudo da transferência de aprendizagens para o posto de trabalho, contribuindo para a identificação de situações capazes de interferir na mesma, revelando-se pertinente e útil. Optou-se ainda pela utilização de entrevistas presenciais às chefias no intuito de validar os fatores mais importantes no processo de formação e transferência para o contexto real de trabalho. No presente estudo são ainda avaliadas questões relacionadas com a eficácia da formação e a transferência da mesma em contexto profissional, avaliada com base na perceção dos colaboradores e chefias relativamente ao impacto da mesma no seu desempenho profissional. |
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Avaliação da eficácia da formação : estudo de caso na empresa: Silva & Vinha SAMESTRADO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOSGESTÃOGESTÃO DE RECURSOS HUMANOSFORMAÇÃO PROFISSIONALAVALIAÇÃO DA FORMAÇÃOMANAGEMENTHUMAN RESOURCES MANAGEMENTVOCATIONAL TRAININGO presente estudo apresenta como principal objetivo detalhar a importância da avaliação da eficácia da formação, a sua aplicabilidade e resultados para as organizações. Optamos por um estudo de caso realizado na empresa Silva & Vinha, S.A. Esta organização apresenta um universo de cerca de 250 trabalhadores e um crescente desenvolvimento a nível da formação profissional. Dado este crescente incremento ao nível da formação, considerou-se de extrema importância compreender se o investimento feito traz retornos a nível do investimento efetuado, avaliando a sua aplicabilidade em contexto real de trabalho. Assim, no sentido de validar os mecanismos e fatores de transferência optou-se pela utilização do instrumento LTSI -Learning Transfer System Inventory de Holton, com recurso a uma escala validada por Afonso (2011). Foram questionados 100 trabalhadores da empresa. A utilização do LTSI constitui uma mais-valia no estudo da transferência de aprendizagens para o posto de trabalho, contribuindo para a identificação de situações capazes de interferir na mesma, revelando-se pertinente e útil. Optou-se ainda pela utilização de entrevistas presenciais às chefias no intuito de validar os fatores mais importantes no processo de formação e transferência para o contexto real de trabalho. No presente estudo são ainda avaliadas questões relacionadas com a eficácia da formação e a transferência da mesma em contexto profissional, avaliada com base na perceção dos colaboradores e chefias relativamente ao impacto da mesma no seu desempenho profissional.The present study has as the main objective to detail he importance of valuating the effectiveness of training, their applicability and results for organizations. We opted for a case study conducted in Silva & Vinha, S.A This organization has a total of approximately 250 employees and a growing development at the level of vocational training. Given this growing increase in training, it was considered very important to understand if the investment made brings the level of investment made returns, assessing their applicability in a real work environment. Thus, to validate the mechanisms and transfer factors we chose to use the instrument LTSI -Learning Transfer System Inventory Holton, based on a validated scale by Afonso (2011). 100 workers of the company collaborate in the study. The use of LTSI was an added value in the study of the transfer of learning to the work place, helping to identify situations that interfere with it, proving to be relevant and useful. We decided even by the use of personal interviews with managers to validate the most important factors in the formation and transfer to the real work environment. The present study also evaluated issues related to the effectiveness of training and the transfer of the same in a professional context, evaluated based on the perception of employees and managers regarding the impact of the same on their professional performance.2020-12-04T15:49:17Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/11480TID:201601079porMartins, Raquel Maria Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:03:39Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/11480Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:11:49.949420Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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