Análise do processo de transferência da formação para o contexto de trabalho: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/30457 |
Resumo: | Relatório de Dissertação do Mestrado em Gestão Estratégica de Recursos Humanos |
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Análise do processo de transferência da formação para o contexto de trabalho: um estudo de casoGestão de Recursos HumanosFormação ProfissionalTransferência da FormaçãoHuman Resource ManagementVocational TrainingTransfer TrainingRelatório de Dissertação do Mestrado em Gestão Estratégica de Recursos HumanosA avaliação da transferência da formação para o contexto de trabalho é um processo complexo e exigente, pois requer que as empresas possuam maturidade organizacional. Os modelos organizacionais e os métodos de avaliação da formação ainda necessitam de uma maior articulação, pois só existindo uma preocupação por parte das organizações por estes mecanismos operacionais é que, na verdade, se poderá avaliar se efetivamente os formandos conseguem colocar em prática no seu desempenho profissional as aprendizagens adquiridas durante a participação em ações de formação. Todo o processo de avaliação da transferência da formação é influenciado por três dimensões, a saber: as caraterísticas dos formandos, o design da formação e o contexto organizacional. Neste contexto, o objetivo geral desta investigação é analisar as dimensões que influenciam o processo da transferência da formação para o contexto de trabalho. A metodologia usada para a concretização deste objetivo é de natureza qualitativa. Como método de recolha de dados recorreu-se ao inquérito por entrevista e à análise documental. No que respeita ao tratamento de dados foi usada a técnica de análise de conteúdo. Como resultados do presente estudo conclui-se que a dimensão caraterísticas dos formandos é a barreira no processo da transferência da formação e as dimensões design da formação e contexto organizacional são potenciadores deste processo.Organizational models and methods for evaluating training still require greater articulation. Only if there is a concern on the part of the organizations for these operational mechanisms it will be possible to evaluate if the trainees effectively can put into practice competences acquired during the participation in training programes. The whole process of evaluating the transfer of training is influenced by three dimensions, namely the trainees' characteristics, the training design and the organizational context. In this context, the overall objective of this research is to analyze the dimensions that influence the process of transferring training to the work context. The methodology used to achieve this goal is qualitative in nature. As a method of data collection, the interview survey and the documentary analysis were used. In terms of data processing, the content analysis technique was used. As results of the present study it is concluded that the dimension characteristics of the trainees is the barrier in the process of the transfer of training and the design dimension of the training and organizational context are enablers of this process.Almeida, António JoséRepositório ComumMendes, Lisete Silveira Gil2019-12-12T11:08:07Z2019-052019-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/30457TID:202254186porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:55:24Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/30457Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:11:07.295499Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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